$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Top 7 matemáticos gregos

COMPARTILHE:

Ontem, entre um cochilo e outro rsrs, assistia a programação da TV Escola, quando começa um documentário que chamou muito a minha atenção e tirou meu sono. O documentário falava sobre as descobertas científicas de Heron de Alexandria.

Ontem, entre um cochilo e outro rsrs, assistia a programação da TV Escola, quando começa um documentário que chamou muito a minha atenção e tirou meu sono. O documentário falava sobre as descobertas científicas de Heron de Alexandria.

Suas invenções há dois mil anos, são a base de grandes invenções modernas de hoje, como por exemplo a máquina a vapor. Procurei o vídeo no canal da TV Escola no youtube e não encontrei, mas assista este vídeo (versão original).

Pensando nisso, resolvi "eleger" os $7$ maiores matemáticos gregos, de acordo com suas grandes contribuições para o desenvolvimento da humanidade. Segue abaixo a lista e um breve resumo sobre cada um deles.

Esta sequência numérica serve apenas para classificação desta lista, mas, caso algum matemático não esteja listado, fique a vontade para descrevê-lo nos comentários.

Top 7 matemáticos gregos

Heron de Alexandria

Heron de Alexandria foi um matemático, engenheiro e inventor grego que viveu no século I d.C. Ele é conhecido por suas contribuições para a matemática, incluindo a fórmula para calcular a área de um triângulo a partir de suas medidas de base e altura, e por suas invenções mecânicas, como a máquina de vapor e o autômato teatral. Ele também escreveu uma série de livros sobre matemática e mecânica, alguns dos quais ainda estão disponíveis hoje.

Os historiadores contestam a sua data de nascimento e morte, bem como a autoria de muitas obras tradicionalmente creditadas a ele. Muito dessa confusão pode ser atribuída ao fato de que "Heron" era um nome muito comum no seu dia.

Algumas obras foram escritas originalmente em grego antigo e alguns foram traduzidos para outros idiomas, mas alguns deles só foram preservados em fragmentos.

Um exemplo é em Métrica, um tratado sobre geometria que inclui a fórmula para calcular a área de um triângulo que ficou conhecida como "Fórmula de Heron", embora esta talvez tenha sido descoberta por Arquimedes.

Se um triângulo tem lados medindo $a$, $b$ e $c$, então a sua área é:

$\sqrt{s(s-a)(s-b)(s-c)}$

onde $s$ é a metade do perímetro do triângulo,  $\cfrac{a+b+c}{2}$

Pitágoras

A maioria das pessoas o conhecem por causa do Teorema de Pitágoras, expressa pelo algoritmo $a^2+b^2=c^2$. Mesmo que este teorema tenha sido descoberto e estudado fora da Grécia, mas Pitágoras e seus discípulos foram os primeiros a elaborar uma prova formal da esta famosa expressão matemática. Eles foram também o primeiro a provar que a raiz quadrada de $2$ é um número irracional. Lembrando que Pitágoras não admitia tais números.

Arquimedes

À semelhança de outros antigos cientistas gregos, Arquimedes não era apenas um matemático, mas também um astrônomo, físico e engenheiro que colocou seus talentos e as descobertas em prática para melhorar a vida das pessoas. Enquanto ele é mais famoso por suas façanhas de engenharia, ele também foi um brilhante matemático de seu tempo. Arquimedes foi o primeiro a provar que a área de um círculo é $\pi r^{2}$ (pi vezes o raio ao quadrado), bem como fornecer uma estimativa mais fina de $\pi$.

Eratóstenes

Eratóstenes ganhou fama por descobrir um método puramente geométrico de cálculo da circunferência da Terra, e ser o primeiro a fazê-lo com um incrível nível de precisão, considerando o conhecimento geográfico limitado disponível no seu dia. Embora Eratóstenes empregava a maioria de seus avanços matemáticos a serviço de cartografia e geografia, também contribuíram com ideias para a matemática pura. Por exemplo, ele inventou um método para encontrar todos os números primos até um determinado número $n$, o chamado Crivo de Eratóstenes.


Euclides

Euclides é muitas vezes referido como o "Pai da Geometria" por seus avanços na geometria clássica e teoria dos números. Sua obra mais famosa escrita: "Os Elementos" é um conjunto de $13$ volumes que cobrem métodos de prova lógica, números primos, teoria dos números, geometria plana e geometria tridimensional. As obras foram utilizadas como padrão em textos matemáticos até $1800$. Entre suas descobertas está uma prova de que existem infinitos números primos, e que cada número tem uma única fatoração prima. Para provar que o conjunto de números primos é infinito, Euclides usou um método chamado de contradição, assumindo que o conjunto era finito.

Diofanto

Diofanto foi outro matemático grego de Alexandria. Obra mais famosa de Diofanto é Arithmetica, um tratado que contém centenas de problemas e soluções na área de equações indeterminadas inteiras. Tais equações agora tem o seu nome, como são chamadas equações diofantinas. Um exemplo típico de um problema simples é encontrar todas as soluções de números inteiros $x$, $y$ e $z$ com a equação $3x+2y+5z=241$.

Diofanto também propôs equações mais desafiadores envolvendo potências - com quadrados, cubos, etc.

Pappus de Alexandria

Muitas vezes considerado o último dos grandes antigos matemáticos gregos. Como Euclides, Pappus foi prolífico e seus trabalhos foram compilados em vários grossos volumes. Sua área favorita de estudo era de geometria, onde fez muitas descobertas notáveis, como o Teorema Hexagonal e a Corrente de Pappus.

Fonte de apoio: Wikipédia

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 5
  1. Sei lá professor mas tipo, bem que você poderia dar uma verificada no tumblr as vezes.

    ResponderExcluir
  2. Você formou-se na Uern de Mossoró? como posso encontra-lo no facebook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Paulo! Ver link para as redes sociais na biografia curta sobre o autor da postagem.

      Abraço!

      Excluir
  3. oi professor obg minha escola agradece !

    ResponderExcluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Top 7 matemáticos gregos
Top 7 matemáticos gregos
Ontem, entre um cochilo e outro rsrs, assistia a programação da TV Escola, quando começa um documentário que chamou muito a minha atenção e tirou meu sono. O documentário falava sobre as descobertas científicas de Heron de Alexandria.
https://1.bp.blogspot.com/-gqLuEmTsQaQ/T2jMMd1vUZI/AAAAAAAAC3M/ri9r1wCHdAs/s1600/Top+7+matem%C3%A1ticos+gregos.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-gqLuEmTsQaQ/T2jMMd1vUZI/AAAAAAAAC3M/ri9r1wCHdAs/s72-c/Top+7+matem%C3%A1ticos+gregos.jpg
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2012/03/top-7-matematicos-gregos.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2012/03/top-7-matematicos-gregos.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar