$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

5 dicas para as aulas de Matemática

COMPARTILHE:

Diferente das aulas de outras disciplinas, não desmerecendo a atenção delas, Matemática é a que mais necessita de uma preparação mais detalhada. Uma aula de Matemática nem sempre se resume a cálculos no quadro.

Diferentemente das aulas de outras disciplinas, não desmerecendo a atenção delas, Matemática é a que mais necessita de uma preparação mais detalhada. Uma aula de Matemática nem sempre se resume a cálculos no quadro.

Muitas vezes planejar estruturalmente uma aula não ajudará muito se o professor não souber como abordar de forma diferente determinado conteúdo, fazendo com que prenda a atenção do aluno. As aulas não podem depender apenas de inovações para ser atrativas, transformar uma aula em um debate, uma conversa informal divertida, aberta e sincera, prende muito mais a atenção dos alunos do que algum método inovador (não sou contra a inovações, muito pelo contrário).

Este artigo não dedica a impor saberes de como você, professor (a), leciona na escola ou faculdade que trabalha. Apenas compartilho uma maneira mais agradável de construir uma aula de Matemática, baseada na minha vivência como professor em escolas públicas e privadas.

5 dicas para as aulas de Matemática


1 - História da Matemática

Isso sempre acontece em qualquer sala de aula. Mal começa a aula e uma das primeiras perguntas que se escuta é: porque professor? De onde veio isso? Quem criou? Quando? Como? E a discussão se estende por alguns minutos. É impossível responder toda e qualquer pergunta vinda de uma mente jovem de estudante. Sempre tem aquela pergunta que não quer calar. Nada como boas leituras e muita pesquisa possa ajudar.

Onde entra a História da Matemática neste contexto?

Mostrar a origem das palavras, o surgimento e desenvolvimento da Matemática, os homens e mulheres que estão por trás dela, é importantíssimo para dar base aos assuntos que serão abordados nas aulas.

Se você pensa em ser professor de Matemática, prepare-se para um dos maiores desafios de todas as profissões da licenciatura. Perguntas como: Por quê o sinal de "mais" é o símbolo +, isso sempre foi assim? Como surgiu a Matemática? Quem a criou? Quem criou os números? As dúvidas mais simples são as mais intrigantes e as de difícil resposta. Porém, sem essas perguntas não estaríamos aqui hoje.

Indico os seguintes livros para leitura.
  • História da Matemática de Uta C. Merzbach e Carl B. Boyer. (para comprar)
  • A História da Matemática de Anne Rooney. (para comprar)
  • Ensaios Temáticos: História e Matemática em sala de aula de Miguel Chaquiam (gratuito)
  • História da Matemática de Tatiana Roque (comprar)
Os links acima para compra de livros, apontam para o site da Amazon BR. Frete gratuito para comprar acima de R$99,00. Acesse também minha livraria com mais sugestões de livros: livraria.prof-edigleyalexandre.com.


2 - Exemplos práticos ligados ao nosso cotidiano

Um dos primeiros passos para se prender a atenção do aluno é mostrar a relação matemática-contextualização (ou cotidianização), mas de forma que não precise utilizar nenhum tipo de teoria matemática ou cálculos. Baseando-se em fatos históricos anteriormente abordados é possível fazer uma boa relação de como a Matemática era usada há milhares de anos e como ela é utilizada hoje.

Este estágio da aula servirá para despertar a curiosidade dos alunos em tentar entender, o que tem a ver Matemática com situações do nosso dia a dia.

Mesmo que no momento não seja possível compreender algumas contextualizações, mesmo assim ainda é válido mostrar ao aluno que a Matemática está presente em tudo que os cercam. Desde a administração do seu dinheiro para o lanche à movimentações bancárias simples.

O mais importante é trabalhar este aspecto em sala de aula de maneira agradável, através de leituras de textos, vídeos documentários e muita discussão aberta e divertida.


3 - Teoria Matemática

Nesta fase incia-se a parte mais difícil da aula — introduzir conceitos e definições matemáticas. É nesta hora da aula que surge dezenas de perguntas sem antes o professor ter terminado de explicar o conteúdo abordado naquele momento. Independente da série/ano, as dúvidas quase sempre são as mesmas.

Aulas sobre equações, por exemplo, utilizamos palavras como: incógnita, igualdade, membros da equação, sinais, conjuntos numéricos e muita simbologia.

É claro que este conteúdo depende de pré-requisitos, mas se o aluno não conseguir absorver as definições corretas para cada situação, consequentemente ele terá dificuldades em Matemática no restante de sua vida escolar. Parece bobagem, mas simples palavras na Matemática, quando não é dada importância para elas, isso pode causar uma série de deficiências que se estenderá para os demais anos. Leia o artigo A Matemática tradicional ainda funciona, onde explico melhor sobre esse aspecto.


4 - Aplicação matemática (contextualização e cotidianização)

Outro lado da aula de Matemática é responder a pergunta mais famosa que se escuta em escolas de qualquer nível: Para que serve a Matemática? Este é o tema que mais abordo no blog. Observe o comentário a seguir.

Eu sou aluna do 2º ano, tenho 16 anos e, atualmente, estou vendo trigonometria (após ter visto pa e pg) e confesso que a matemática se torna muito torturante quando o professor(a) não dá a minima para a história, a origem daquele assunto (não explicam em que ocasiões pode ser aplicada tal fórmula) e quando não dão a minima, acredite, para seus próprios alunos... é realmente humilhante. [Comentário de Adriana em Para que serve a Matemática?

Mostrar aplicações matemáticas concretas é a parte mais fácil neste ponto da aula, pois não é muito complicado encontrar aplicações matemáticas atualmente, a parte difícil é mostrar como isso acontece. Mais uma vez, volto a repetir dizendo que mesmo assim, ainda é proveitoso apenas explorar de maneira superficial as aplicações matemáticas, pois as que atrairiam maior atenção dos alunos são as menos palpáveis devido ao seu alto grau de complexidade.

O que se pode fazer é usar exemplo mais simples, porém concretos e que o aluno possa assimilar bem. Acompanhe os próximos tópicos.


4.1 - Exercícios práticos na forma de cálculo

Abordar aplicações matemáticas através de problemas-situação (recomendado nos PCNs) é essencial para aguçar o raciocínio lógico e algébrico do aluno, pois nesta fase, e dependendo da série/ano, ele tomará esses problemas-situações como uma espécie de desafio e isso é muito bom para seu aprendizado.


    4.2 - Exercícios teóricos

    Praticar a habilidade matemática (fazer continhas) também é importante, desde que seja mostrada de forma correta e rigorosa. No link presente no tópico 3, abordo sobre esse tema bastante polêmico.

    Não vou ser hipócrita escrevendo este artigo destacando como seria uma aula de Matemática satisfatória, esquecendo que também sou professor e sei que nem sempre é possível dar a aula que sempre queremos, devidos a vários fatores como: tempo de conclusão dos conteúdos, planejamento destas atividades também requer muito tempo, avaliações, diários e demais tarefas que nos competem.

    O ideal é que essas aulas sejam planejadas a cada semana e seja aplicada durante a semana toda.


    4.3 - Exercícios concretos

    Esta etapa dedica-se especialmente a alunos do Ensino Fundamental II, onde é necessidade básica mostrar os conteúdos matemáticos de forma concreta, buscando melhor compreensão e assimilação dos conteúdos. Para esse tipo de atividade é necessário fazer uso de materiais manipuláveis e que abordem diversos temas. Esses materiais podem ser confeccionados pelos próprios alunos ou comprados em uma livraria.

    Há duas formas de abordar os conteúdos matemáticos:
    • Através de jogos concretos ou informatizados.
    • Através de objetos manipuláveis que tratam diretamente de uma aplicação matemática.

    Um dos projetos de conclusão do curso de Matemática que terminei em 2007, em que fui colaborador, tratava justamente sobre esta visão da aplicação de jogos matemáticos concretos (manipuláveis) e os informatizados. E ficou claro para todos os envolvidos no projeto, que a inclusão de jogos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem, trazem resultados incríveis. Leia o artigo Jogos online que podem ser aplicados nas aulas de Matemática como complemento.

    5 - Fazer uso da TIC

    Segundo a UNESCO, o Brasil precisa melhorar a competência dos professores em utilizar as tecnologias de comunicação e informação na educação.

    Mesmo que de início, o foco maior seja combater a exclusão digital no país, especificamente na Educação, um dos mais comprovados meios para se obter melhores resultados de aprendizagem dos alunos, é fazendo uso de tecnologias inovadoras em sala de aula.

    Primeiro, as TICs são apenas uma parte de um contínuo desenvolvimento de tecnologias, a começar pelo giz e os livros, todos podendo apoiar e enriquecer a aprendizagem. Segundo, as TICs, como qualquer ferramenta, devem ser usadas e adaptadas para servir a fins educacionais. [Leia TICs na Educação do Brasil em www.unesco.org]

    Por serem atrativas, dinâmicas e divertidas, propiciam maior interesse do estudante em querer aprender, principalmente para a disciplina de Matemática. Neste ponto, é indispensável ter um conjunto de ferramentas que possam colaborar para o enriquecimento das aulas.

    Um ótimo recurso é o GeoGebra. Você pode conhecê-lo melhor acessando o artigo Entenda sobre as diferentes versões do software GeoGebra para desktop e dispositivos móveis e a categoria GeoGebra no blog.

    Concluindo

    Sou um grande defensor do uso de softwares educacionais, independente do sistema operacional e dispositivo móvel, como alternativa essencial no auxílio para o ensino-aprendizagem. Ao longo de 3 anos publicando artigos no blog, tenho abordado ferramentas importantíssimas para professores e alunos. Clique nas categorias correspondentes a Softwares Livres, Extensões, Jogos, etc., que localizam-se na parte inferior do blog em Marcadores.

    Neste artigo, exponho uma forma particular de elaborar uma boa aula de Matemática. Se esse método faz referência alguma prática metodológica criada por grandes mestres pedagógicos, não passa de mera coincidência. 

    Volto a repetir que, em nenhum instante tenho a intenção de influenciar professores a como construir sua aula de Matemática. O que pretendo é apenas compartilhar uma forma mais abrangente de expor e administrar uma aula de Matemática, sobre os mais diversos aspectos.

    COMENTÁRIOS

    Comentaristas: 20
    1. Poderia me informar a data em que foi postado esse artigo? Obrigada

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, Karla!

        O artigo foi publicado em 09/07/2012.

        Um abraço!

        Excluir
    2. Parabéns pelo blog professor!!! Aborda temas muito interessantes e pertinentes. E tem auxiliado a reflexão no que concerne a atuação em sala de aula, sobretudo, de professores de matemática iniciantes como eu. Obrigado e mais uma vez parabéns pelo belo trabalho!!!

      Diego, de Piripiri - Piauí

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, Diego!

        Obrigado pelo o elogio em seu comentário. Fico feliz em poder colaborar de alguma forma, professores iniciantes como você e outros que já passaram por aqui. Leciono há 10 anos, mas ainda sou iniciante e sempre quererei ser um.

        Um abraço!

        Excluir
    3. Olá, ainda estou cursando faculdade e gostaria de dar aulas particulares de matemática, mas não sei por onde começar, me ajude por favor

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá!

        Depende dos alunos que terá que dar aulas. Se for alunos do Ensino Fundamental 2, terá trabalho redobrado, quando tentará explicar um conteúdo que já foi estudado por eles. Este tipo de aluno não espera apenas que tire suas dúvidas com exercícios e pronto.

        Antes de tudo você deve estar preparado para todo os tipos de perguntas e dúvidas. Um professor particular deverá suprir o que o professor na escola não conseguiu atender.

        Às vezes, dominar o conteúdo não é suficiente. Se ponha no lugar de um aluno com dificuldades e tente imaginar quais suas dúvidas e trabalhe com essas possibilidades.

        Recomendo que não pegue um número enorme de alunos. Comece com 2 ou 3.

        PS: É um bom tema, acho que vou escrever um artigo sobre isso.

        Um abraço!

        Excluir
    4. Boa tarde.

      Sou formada em administração, e agora estou fazendo uma segunda graduação em matemática para que futuramente possa dar aula, estou iniciando e tenho muitas dúvidas , inicialmente tenho o objetivo de lecionar no ensino médio.. poderia me indicar alguns livros para que eu possa estudar mais sobre as origens da matematica e seus conceitos..


      Izabel, obrigada!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, Izabel!

        Fico feliz por sua nova empreitada. E te parabenizo por sua preocupação em buscar fontes de estudos.

        Deixarei 2 dicas, além dessas que já leu neste post. Espero que te ajude de alguma forma.

        Leia os seguintes artigos indicados aqui no blog:
        - Os livros que utilizei para estudar Matemática durante toda a graduação.
        - Como treinei meu cérebro para me tornar fluente em Matemática.

        Nestes artigos eu destaquei os livros mais específicos do cursos, mas também ótimos livros sobre a História da Matemática. São ótimos mesmo. Creio que toda biblioteca de universidade tenha eles.

        No outro artigo destaco um relato pessoal sobre minha busca para se tornar fluente em Matemática. Talvez te ajude.

        Obrigado por vir aqui. Te desejo todo sucesso.

        Um abraço!

        Excluir
    5. Olá Edigley,

      Parabéns pelo artigo!

      Daniel

      ResponderExcluir
    6. olá. não sou professor de matemática, mas sou apaixonado pela matematiac e sei muito, gostaria de saber se posso dar aulas particulares de matemátca par alunos do primero ao sexto ano,?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá!

        O seu desejo em querer ajudar as pessoas, cobrando ou não por isso, é válido e dou apoio.

        O que recomendo é se preparar para as perguntas dos alunos. Nem sempre a resposta é um cálculo matemático. Quanto mais você ensina mais aprende.

        Um abraço!

        Excluir
    7. Estou cursando matemática e já dou aula no projeto mais educação, e trabalho com meus alunos as quatro operações pois são alunos do 3 e 4 ano do fundamental menor, o que fazer para melhorar minhas aulas.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, Max!

        Para essa faixa etária de alunos só uma forma de fazer com que eles aprendam Matemática e se interessem por ela - use jogos.

        Envolva cálculos matemáticos com jogos de diversos tipos, mas que no final precise de operações matemáticas. Desafios, jogos, etc., é uma forma prazerosa para essa faixa etária de alunos.

        Um abraço!

        Excluir
    8. Adorei o seu Blog e os artigos! Valioso! Obrigada.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, Daniella! Tudo bem?

        Muito obrigado. Quando quiser, envie sugestões ou críticas.

        Abraço!

        Excluir
    9. Acebei de me formar e já dou aulas particulares para alunos do Fundamental 2, tenho recebido propostas para dar aulas em cursinhos preparatórios para o ENEM e tenho recusado por não ter ideia como planejar uma aula para essa modalidade. Sempre fui de escola publica e nunca tive contato com cursinho por isso nao tenho ideia de como um professor matemática dessa modalidade aborda os conteúdos do ensino médio. Me de uma ajuda, indique livros ou algumas dicas de como dar essas aulas.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Confesso que não sei como é a estrutura das aulas em um cursinho, pois são aulas diferentes em relação ao curso do Ensino Fundamental 2 e Médio. Geralmente, as aulas em cursinhos são focadas para a resolução de exercícios. Portanto, tenha em mãos uma boa quantidade de exercícios resolvidos e não resolvidos.

        Creio que esse material é montado pela coordenação do cursinho.

        Além da teoria matemática que irá explorar (revisar talvez), terá que gastar mais tempo explicando como resolver esses exercícios do que explicando teoria matemática rigorosa. Sem falar dos velhos macetes que aluno de cursinho adora conhecer.

        Para base matemática, recomendo os livros de Gelsson Iezzi.

        Para mais dicas de livros, leia o artigo no blog: Como administrar o tempo em sala de aula? e também Canal no Telegram com mais de 300 livros matemáticos em PDF para download.

        Abraço!

        Excluir
    10. Compartilho da mesma opinião sobre o uso do Geogebra, uma ferramenta fantástica. Porém, cabe aqui um alerta antes de usá-lo: leiam e consultem um advogado sobre a licença de uso, pois no Direito, os limites são tênues, além de ser interpretativo. Desta forma, evitarão (não completamente), surpresas legais desagradáveis.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O GeoGebra está sob uma licença GPL, sendo um software de código aberto disponível gratuitamente para usuários não comerciais. Não entendi o que diz dizer. Visto que, basicamente quem utiliza o GeoGebra são professores em escolas e universidades.

        Excluir



    $show=post

    $show=post

    Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
    Nome

    android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
    ltr
    item
    Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: 5 dicas para as aulas de Matemática
    5 dicas para as aulas de Matemática
    Diferente das aulas de outras disciplinas, não desmerecendo a atenção delas, Matemática é a que mais necessita de uma preparação mais detalhada. Uma aula de Matemática nem sempre se resume a cálculos no quadro.
    https://1.bp.blogspot.com/-OwYJFMKd_cA/WcabP7GHWgI/AAAAAAAA2ro/wOmMlKTSwrwS6KY2V0EmrpJvWGLJhYy0wCLcBGAs/s1600/5-dicas-para-as-aulas-de-matematica.png
    https://1.bp.blogspot.com/-OwYJFMKd_cA/WcabP7GHWgI/AAAAAAAA2ro/wOmMlKTSwrwS6KY2V0EmrpJvWGLJhYy0wCLcBGAs/s72-c/5-dicas-para-as-aulas-de-matematica.png
    Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
    https://www.prof-edigleyalexandre.com/2012/07/5-dicas-para-as-aulas-de-matematica.html
    https://www.prof-edigleyalexandre.com/
    https://www.prof-edigleyalexandre.com/
    https://www.prof-edigleyalexandre.com/2012/07/5-dicas-para-as-aulas-de-matematica.html
    true
    125900602153146940
    UTF-8
    Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar