$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Diário Escolar 2013 liberado para download

COMPARTILHE:

2ª versão do Diário Escolar criado com o Excel para acompanhamento anual das atividades de cada aluno. Contém várias planilhas auxiliares.

Demorou mas ficou do jeito que eu queria. O Diário Escolar 2013 totalmente automatizado está liberado para download gratuitamente. A primeira versão do diário (em 2012) teve mais de 2 mil downloads. Espero que gostem das novas funcionalidades implementadas nesta versão.

Uma delas foi sugerida por um dos leitores do blog. O Wagner Soares me enviou um e-mail perguntando se as faltas e presenças eram computadas automaticamente. A planilha anterior não tinha essa função, daí surgiu a ideia de automatizar a planilha de frequência, assim como todas as outras.

  • [message]
    • ##exclamation-triangle## SOBRE O PEDIDO DE EDIÇÃO DO DIÁRIO ESCOLAR PARA GOOGLE DRIVE
      • Para você ter acesso ao Diário Escolar versão Google Drive, não precisa pedir acesso de editor. Basta apenas que faça o download da mesma, e em seguida envie para a sua conta do Google Drive. Dessa forma poderá utilizá-la online. O caminho é menu Arquivo > Fazer o download > Microsoft Excel

Diário Escolar 2013 liberado para download

Sobre o Diário Escolar 2013

Para quem não conhece o Diário Escolar, é um conjunto de planilhas no Excel capazes de armazenar e automatizar todas as informações de um diário comum, que escolas públicas e privadas usam para registrar todas as atividades dos alunos. Ela é dedicada especialmente para professores que ainda usam diários manuais escritos em papel. Visto que algumas escolares privadas já adotam um sistema acadêmico próprio.

O Diário Escolar 2013 contém dois conjuntos de planilhas, uma para o Ensino Fundamental e outra para o Ensino Médio. Deixar as duas planilhas juntas poderia confundir o usuário durante o preenchimento ou ao renomeá-las, principalmente a planilha de Frequência.

Diário Escolar 2013 liberado para download - Apresentação
Clique na imagem para ampliar

Como a imagem acima mostra, os diários contém planinhas auxiliares destacadas assim:
  • Ensino Fundamental II: 6º ano, 7º ano, 8º ano, 9º ano, mapa geral e frequência.
  • Ensino Médio: 1º ano, 2º ano, 3º ano, mapa geral e frequência.

Planilhas de notas
As planilhas do 6º ano ao 3º ano do Ensino Médio contém nesta ordem:
  • Coluna para numeração de alunos
  • Coluna para número de matrícula de alunos
  • Nome do aluno
  • Notas das atividades realizadas
  • Média aritmética das atividades realizadas
  • Faltas
  • Conteúdo ministrado
Diário Escolar 2013 liberado para download - Planilha de notas
Clique na imagem para ampliar

Para evitar de escrever um longo post (como já está ficando) explicando o funcionamento da planilha, resolvi desta vez inserir todas as informações necessárias dentro de cada planilha.

Na planilha do 6º ano, destaquei algumas informações úteis sobre como proceder no preenchimento do diário. Passe o cursor do mouse sobre as setas vermelhas para ler as informações.

As setas verdes contém as fórmulas e condicionais que automatizam a planilha. Elas nunca devem ser alteradas, a menos que você saiba editá-las. Dica: crie uma cópia da planilha para treinar possíveis mudanças.

As orientações estão dispostas em comentários dentro das células, onde é preciso apenas passar o cursor do mouse sobre a célula marcada e aparecerá uma mensagem contendo as informações. Estes comentários podem ser deletados facilmente usando a opção de clicar com o botão direito do mouse sobre a célula. Também é possível ler informações em blocos de notas presentes em algumas planilhas.

Planilha Mapa Geral
Esta planilha reúne todas as informações que são inseridas nas Planinhas de Notas e Frequência. Ela contém:
  • Colunas com as médias bimestrais
  • Colunas com as médias semestrais
  • Recuperação
  • Média semestral definitiva
  • Média anual
  • Média para Prova Final
  • Média Final Anual
  • Faltas registradas em cada bimestre
  • Total de faltas
  • Porcentagem de faltas
Diário Escolar 2013 liberado para download - Mapa Geral
Clique na imagem para ampliar

Novas funcionalidades

O que diferencia da versão anterior, é que o Diário Escolar 2013 é totalmente automatizado, isto é, não será preciso fazer nenhum cálculo manual ou usar calculadora.

Todos os dados que são inseridos na Planilha de Notas e Frequência são automaticamente "levados" para as outras planilhas. Por exemplo, ao digitar as notas no 6º ano e demais turmas, a média é calculada automaticamente e será mostrada também na planilha Mapa Geral, que por sua vez também calcula automaticamente a média semestral, recuperação, média semestral definitiva, média anual e média anual final. Você não terá o trabalho de digitar as mesmas notas nas outras planilhas.

Na planilha Mapa Geral, caso o aluno não atinga Média Anual (MA) maior ou igual a 7,0, será preciso colocar manualmente a nota da Prova Final (PF) do aluno. A Média Final Anual (MFA) será calculada baseada na nota da Prova Final (PF). Se o aluno atingir Média Anual (MA) maior ou igual a 7,0 ele estará aprovado, portanto, dispensa preencher a nota da Prova Final (PF).

Estes procedimentos são utilizados no estado que moro e trabalho, Rio Grande do Norte.

Quanto a planilha Frequência, é a funcionalidade mais legal e prática que consegui implementar. Para evitar uma explicação longa, basta ver neste pequeno vídeo (720p) como funciona ou o vídeo completo abaixo mostrando as funções do Diário.


Altere a opção do vídeo para 720p (HD) para assistir com mais nitidez.

Cálculo das médias

Os cálculos são feitos seguindo a fórmula que é usada praticamente em todas as escolas, seja pública ou privada. O que talvez pode mudar é como calcular as notas quando o aluno fará Prova Final (PF).

A Média Final Anual é calculada assim:

$$MFA=\cfrac{(MA \cdot 2)+PF}{3}$$

Clique duas vezes nas células para editar as fórmulas que compõem todas as notas na planilha.

Download

Não será preciso clicar em nenhum botão de rede social no blog para fazer o download das planilhas. Ela é GRATUITA e deve ser compartilhada desta forma, de acordo os termos no rodapé deste artigo. O único pré-requisito é de assinar o blog gratuitamente para obter o link de download das planilhas.

Diário Escolar - Versão 2014 - Apenas Excel e Google Drive

Clique nos botões para baixar as planilhas. Ver aviso sobre a planilha no Google Drive.

[##download## Diário Escolar - Fundamental II] [##download## Diário Escolar - Médio] [##download## Diário Escolar - Google Drive]

Diário Escolar - Versão 2015 - Excel, Calc e Drive

Clique nos botões para baixar as planilhas. Ver aviso sobre a planilha no Google Drive.

[##download## Diário Escolar - Excel] [##download## Diário Escolar - Calc] [##download## Diário Escolar - Google Drive]



Licença Creative Commons
Diário Escolar 2013 de Edigley Alexandre é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Baseado no trabalho em www.prof-edigleyalexandre.com.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 10
  1. Como faço para assinar o Blog ? E existe uma versão para android ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renata!

      Mostrei no tópico Download. A caixa de inscrição está no topo do blog. Não existe uma versão para Android.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Bom dia, sou professor de francês e me interessei pelo Diario, fiz o processo mas não abre dá como corronpido
    O que devo fazer ?
    Obirgado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Yvan!

      Acabei de baixar e testar. Está tudo ok. Testei com o LibreOffice e o Microsoft Office 2010. Esta tudo ok. Mesmo assim irei atualizar o arquivo. Tente novamente mais tarde.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Olá Edigley Alexandre, sou professor de matematica e me interessei pelo Diario, fiz o processo mas não abre dá como corronpido
    O que devo fazer ?
    Obirgado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Acabei de baixar e abrir no Excel 2010 e LibreOffice. As planilhas abrem e são usadas normalmente. Recomendo que abra numa versão mais atualizada do Excel

      Um abraço!

      Excluir
  4. Olá Professor,

    Baixei as planilha mas elas não funcionam no meu Excel 2007. O arquivo aparece como corrompido.

    Gostaria de conhecer e utilizar este seu trabalho. Um abraço e parabéns pela iniciativa.

    Gilberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gilberto!

      É muito estranho o que está havendo. Toda semana eu baixo a planilha e abro-a tanto no Excel como no LibreOffice e elas funcionam normalmente.

      Creio que o pessoal está baixando de forma errada pelo Google Drive. O diário é oferecido, gratuitamente, a quem se inscreve no blog. Quando se inscreve recebe dois links: um para download direto e outro para download via Google Drive.

      Estou pensando em jeito de pessoas baixarem diretamente pelo blog. Até lá, por favor, peço sua paciência. Ou se preferir, use um outro e-mail para se inscrever no blog e baixar o diário por outro link.

      Um abraço!

      Excluir
  5. gostei muito do diario, mas como faço p imprimir?

    ResponderExcluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Diário Escolar 2013 liberado para download
Diário Escolar 2013 liberado para download
2ª versão do Diário Escolar criado com o Excel para acompanhamento anual das atividades de cada aluno. Contém várias planilhas auxiliares.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhi3_8MnkiO40TYi68qjiuFKoD7J2a8hMtIyREoGe2-RWHTiGYEce7pch3QkiXVBCRbffmuR3TI5HRhplBliQ_WxQ2zvhqteyyTPR7AVGlbJipgBTnoPpyu3TagwlPIl3wcMSDFipgoIvE/s1600/diario_escolar_2013.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhi3_8MnkiO40TYi68qjiuFKoD7J2a8hMtIyREoGe2-RWHTiGYEce7pch3QkiXVBCRbffmuR3TI5HRhplBliQ_WxQ2zvhqteyyTPR7AVGlbJipgBTnoPpyu3TagwlPIl3wcMSDFipgoIvE/s72-c/diario_escolar_2013.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2013/02/diario-escolar-2013-liberado-para-download.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2013/02/diario-escolar-2013-liberado-para-download.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar