Novidades


19 novembro 2013

Novo relatório examina o papel das TICs na Educação

Novo relatório examina o papel das TICs na Educação
Escolas na África Oriental foram estudadas por um ano para entender como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) poderiam melhorar a educação. Em um ano, os professores relataram aumento significativo na habilidade e no nível de conforto com o uso das TICs para fins educativos. 

O estudo foi realizado com apoio da Ericsson por uma equipe independente de especialistas multidisciplinares dos EUA e da África. O estudo pesquisa-ação colaborativa (CAR, na sigla em inglês), financiado pela Ericsson (NASDAQ: ERIC) e gerido de forma independente por uma equipe de especialistas multidisciplinares do Earth Institute da Universidade de Columbia, da Columbia University Teachers College, da Universidade de Nairobi, no Quênia, e da Universidade de Kampala, em Uganda, encontrou um potencial significativo para melhorar o ensino e a aprendizagem com o uso das ferramentas de TIC.

Os pesquisadores trabalharam durante um ano para compreender os efeitos, as oportunidades e os desafios da integração das TICs nas escolas e rotinas de ensino. Para isso, os professores universitários e os professores trabalharam em estreita colaboração em quatro escolas rurais no Quênia e na Uganda, durante o período de um ano.



As entrevistas, oficinas de formação, pesquisas e observações realizadas indicam melhorias significativas no ensino e na aprendizagem quando as ferramentas e recursos de TICs são utilizados em conjunto com a infraestrutura escolar, e quando os professores recebem formação contínua e desenvolvimento profissional para otimizar esses recursos nas suas salas de aula.

Os resultados da pesquisa mostram que, ao longo do ano, o uso orientado, o treinamento e as oficinas de desenvolvimento profissional ofereceram apoio essencial aos professores com foco na utilização das TICs na sala de aula. Houve aumentos significativos, tanto na habilidade relatada dos professores e no nível de conforto com a utilização das TICs para fins educacionais, quanto na utilização das TICs observada nas suas salas de aula. Por exemplo, onde apenas 21% dos professores se consideravam usuários "avançados" das TICs no início do projeto, até o final 45% dos professores se diziam usuários avançados. Houve também um aumento de 18% no uso relatado das TICs na sala de aula durante o curso do projeto.

O professor Jeffrey Sachs, diretor do Earth Institute da Universidade de Columbia e conselheiro especial do secretário-geral da ONU, afirma: 

A educação é a própria essência do desenvolvimento econômico e a chave para acabar com a pobreza. Na economia mundial hoje, o sucesso de cada nação depende da educação de seu povo, e as TICs estarão cada vez mais no centro do processo educativo. As TICs oferecem novas e criativas maneiras de combinar a experiência de sala de aula, o aprendizado em casa, o alcance global e a conectividade de alunos e professores à crescente rede de aprendizagem online, agora disponível em todo o mundo. As salas de aula em todos os lugares, da escola primária ao ensino superior, serão dramaticamente transformadas, de forma emocionante e enriquecedora. 

O Estudo sobre o Impacto das TICs na Educação foi concebido, encomendado e gerido pela equipe do Connect To Learn, com base no Earth Institute da Universidade de Columbia e Millennium Promise. O estudo foi realizado com o financiamento e apoio técnico da Ericsson.

A Ericsson é líder mundial no fornecimento de tecnologias e serviços de comunicação.

Mais informações sobre o Connect to Learn, fotos e download em www.ericsson.com.
Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação.


  • Deixe um comentário para este artigo

0 comentários:

Postar um comentário



‣ É possível escrever fórmulas em $\LaTeX$ nos comentários deste blog. Para fórmulas inline ou alinhadas à esquerda, escreva a fórmula entre os símbolos de \$. Para fórmulas alinhadas ao centro, utilize o símbolo duplo \$\$.

‣ Teste equações em $\LaTeX$ antes de publicá-las. Acesse latex.prof-edigleyalexandre.com

‣ Leia sobre o motivo da troca do sistema de comentário deste blog.

‣ Leia a política de comentários do blog.


Cursos Online na Área de Pedagogia
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa

Scroll to Top