Aprenda a Tabuada de forma fácil

Final de ano letivo é uma correria tremenda. Ter todas as suas tarefas organizadas podem fazer com que essa correria se torne menos desgastante e produtiva. Se você é um professor recém ingressado na licenciatura e não quer perder tempo com algumas tarefas, recomendo que leia este post completamente.
Calma, não estou lhe dizendo que você é um professor desorganizado. Em tempos tão difíceis é recomendável se defender antes de ser atacado (risos). Brincadeira à parte, sabemos que a vida de um professor é muito atribulada por diversos motivos. Problemas profissionais e pessoais, às vezes se misturam.

Final de ano letivo é uma correria tremenda. Ter todas as suas tarefas organizadas podem fazer com que essa correria se torne menos desgastante e produtiva.

Se você é um professor recém ingressado na licenciatura e não quer perder tempo com algumas tarefas, recomendo que leia este post completamente. Aplique algumas destas dicas quando puder, e para o próximo ano letivo tente praticá-las.

5 dicas importantes para organizar e agilizar todas as suas tarefas docentes

Esta postagem traz algumas dicas que julgo importantes para organizar e agilizar todas as suas tarefas docentes. Estas dicas são baseadas em minhas experiências e que funcionam desde que me tornei um professor efetivo.

Para organizar e agilizar estas tarefas me apoio em ferramentas tecnológicas que também apresento nesta postagem, e mostro como utilizá-las da melhor forma possível.

Para aplicação destas dicas em seu cotidiano profissional, independe da forma como a escola ou universidade trabalha este sistema. Estas dicas são de caráter pessoal.

1 - Agende tudo

Agende tudo
Estas dicas funcionam de acordo com a sua agenda de tarefas. Seja tarefas pessoais ou profissionais, a primeira coisa a se fazer é organizar todas os eventos programados para o ano letivo.

Cobre da escola que trabalha o calendário letivo atualizado e crie/registre seus eventos programados no Google Agenda e ainda sincronize com o seu dispositivo móvel.

Escrevi um artigo que mostra como configurar eventos no Google Agenda. Leia Como usar o Google Agenda para organizar suas tarefas escolares e coloque em prática esta primeira e útil ferramenta.

Tente organizar a sua.


2 - Planejamentos

Planejamentos
Ao planejar suas aulas, independentemente se é diário, semanal, mensal ou anual, nunca deixe os arquivos do seu planejamento salvos apenas em seu notebook ou PC. O ideal é que eles sejam criados, formatados e impressos a partir de um editor de textos ou slides online, como o Google Drive.

Por que isso tudo? Por favor, leia o artigo Dicas para não depender de um pendrive e nunca mais deixará suas tarefas salvas apenas no seu computador.

Desde 2009 todas as minhas atividades complementares, projetos interdisciplinares e temáticos, são elaborados online e acessados aonde estiver, seja pelo computador ou smartphone. Desta forma não corro o risco com vírus (mesmo usando Linux) que possam danificar o arquivo ou ainda um defeito no computador que impossibilite de abri-lo.

Se preferir você pode sincronizar seu tablet ou smartphone com a sua conta do Google Drive e tornar todos os arquivos offline, caso precise deles e não tenha conexão com a internet no momento.

Como a coordenação pedagógica exige estes documentos impressos em papel, basta enviar a pasta que contém estes arquivos anexados através do seu Gmail. Veja na imagem abaixo como anexar arquivos do Google Drive.

Anexar com o Google Drive

Ao abrir a janela com seus arquivos do Google Drive, você tem a opção de escolher entre enviar o anexo com um link do Google Drive ou anexar o arquivo direto do Google Drive para o anexo no Gmail. Se for um link para o Google Drive, ele ficará abaixo ou incorporado em sua mensagem. Se for como um anexo normal, ele ficará no rodapé do seu e-mail.

É recomendável que esta prática deve ser aplicada com os todos seus arquivos importantes. O Google Drive oferece 17 GB para criação, edição e armazenamento de documentos (texto, slides, planilhas, desenhos, etc). Leia o artigo Como o Google Drive pode ajudar nas minhas tarefas docentes? para mais detalhes.

Uma outra dica é sincronizar em tempo real seus arquivos mais importantes com um servidor online como o MEGA, por exemplo. Acesse mega.nz e leia o artigo MEGASync: Sincronize arquivos do Mega com seu PC para aprender a como configurar facilmente essa sincronização.

Vale lembrar que depois de configurar suas pastas sincronizadas, qualquer nova edição realizada em um arquivo salvo no computador, será salvo também no MEGA, e, que pode ser acessado em qualquer lugar via navegador de internet.

Existem outras opções para sincronizar arquivos locais para um serviço na nuvem, porém este é o que mais utilizo. Até agora nunca me deixou na mão.


3 - Organize seu horário letivo

Organize seu horário letivo
Chegar no dia de sua aula e não lembrar do horário não é uma situação bem vista. Todos temos lapsos de memória mesmo quando sabemos o planejamento de aula para aquele dia. Para isso não acontecer com frequência, tenha em mãos seu horário de aula.

Antes de sair da sala dos professores, verifique mais uma vez a turma que irá dar aulas, usando o seu smartphone. Você o usa para tantas coisas divertidas, dê um uso para organizar seus horários também. Criei esse arquivo editável no Google Drive.

Como usá-lo:
  1. Faça uma cópia deste documento para a sua conta do Google Drive;
  2. Edite este documento online da forma como quiser;
  3. Se preferir você pode imprimir o documento diretamente do Google Drive;
  4. Ou fazer download do arquivo para o seu computador e imprimir;
  5. Ou ainda editar o documento para deixá-lo em branco. Imprima e escreva com lápis seus horários.
  6. A melhor opção é sincronizar o arquivo criado no Google Drive, com o app Google Drive instalado em seu dispositivo móvel. Assim você poderá editar e ver os horários sempre que quiser e aonde estiver.

Aplicativo Google Drive

4 - Material impresso

Material impresso
Organizar material impresso em papel é tão importante quanto organizá-los virtualmente. Mesmo que seus documentos sejam todos virtuais, ainda é preciso enviar alguns deles para a coordenação da escola, como: planejamentos, provas, projetos, etc.

Ter estes documentos acessíveis e rápido de encontrar é importante para que não perca tempo procurando-os.

Para isso organize estes documentos em pastas nomeadas para cada finalidade. Veja o esquema indicado logo abaixo.


Se você é professor de duas ou mais disciplinas, aplique este esquema para cada disciplina.

Que tipo de pasta utilizar?
Particularmente utilizo uma pasta para cada tipo de tarefa, o que acarreta ter mais pastas para carregar (com mochila facilita o transporte das pastas). Algumas pastas não serão necessárias estar com você durante o período de aula na escola. Elas podem ficar guardadas em seu armário pessoal na escola ou em casa.

Para o esquema sugerido acima, uma boa opção é usar uma pasta sanfonada para cada bimestre (toda papelaria tem). Desta forma terá todos os documentos em um único local. Recomendo que dê preferência as pastas sanfonadas de plástico e flexíveis com marcadores. Se não tiver marcadores, você pode colá-los com adesivos.

Pasta sanfonada

Acesse os modelos que criei para cada pasta, nos links listados abaixo. Faça download dos modelos com versão para o Word*, Writer e PDF.
  • Planejamento 1º bimestre
  • Conteúdo programático
  • Lista de frequência de alunos
  • Diário de rendimento escolar bimestral
  • Projetos temáticos
  • Projetos com paradidáticos
  • Atividades estra sala de aula
  • Cronogramas de conteúdos para avaliação
  • Avaliações do 1º bimestre
  • Horário de aula
  • Relatórios

Se as pastas para download não aparecerem abaixo, por favor, recarregue sua página (aperte F5 no seu teclado).


*Documentos .docx criados com a versão paga no Windows 10.


5 - Elabore suas provas todos os dias

Elabore suas provas todos os dias
Não estou dizendo para aplicar suas avaliações todos os dias. Particularmente, as minhas avaliações são elaboradas e editadas quase que todos os dias. Onde está a vantagem?

A cada conteúdo encerrado durante um bimestre, uma questão já é elaborada e digitada no documento de avaliação que será enviado para a coordenação. Assim, quando estiver terminando o bimestre já terei todas as provas prontas para impressão.

Mais detalhes no artigo Como elaborar e digitar 7 provas (70 questões) em apenas 10 minutos?.

Torna-se menos cansativo, do que elaborar e editar diversas provas quando o bimestre estiver terminando. Para as minhas avaliações de Matemática, dou preferência para o modelo de prova com duas colunas (quando objetivas) e coluna única (quando subjetivas).

Assista este vídeo e organize também as suas avaliações usando a linguagem matemática correta e alinhada com ao texto.

Baixe para o seu computador o modelo que uso. Estes documentos foram criados com o LibreOffice Writer 4. Não use software pirata! Conheça o LibreOffice.



6 - Não trabalhe em casa nos finais de semana

Não trabalhe em casa nos finais de semana
A instituição pública ou privada que você leciona paga o trabalho que realiza em casa? NÃO! Elaborar provas, corrigir provas, fazer diários, etc., todas essas tarefas geralmente são realizadas nos finais de semana.

O que há de errado nisso? Nada! Você tem todo direito de realizar suas tarefas docentes como bem quiser e quando quiser.

No meu caso, final de semana só tenho um objetivo: não trabalhar em casa. Nada de digitar provas, diários, planejar aulas, etc.

E quando e como organizo essas tarefas? Durante a semana, seja na escola ou em casa. Sempre fiz questão de ter horários vagos ou um dia vago em meus horários letivos. Desta forma distribuo o tempo para adiantar todas as tarefas. E dá tempo? Dá sim, se não deixar acumular tarefas.

Talvez você se pergunta: e não dá na mesma ter que adiantar as estas tarefas no sábado e domingo?

Não dá na mesma. De segunda-feira a sexta-feira (com alguns intervalos) é uma correria tremenda dar aulas, e no final de tudo isso só resta o cansaço. Concorda? Trabalhar em casa com tarefas acumuladas vai triplicar o seu cansaço.

Onde fica o lazer? Não sou muito de viajar e muito menos festas. Almoço ou jantar com a família e amigos, ler um livro, assistir um bom filme ou série no conforto do sofá, ouvir música enquanto navego na internet, etc., são coisas que não abro mão.

Trabalhar em casa, somente com este blog que vos escreve (risos).

Concluindo

Infelizmente somos refém do nosso próprio tempo. Temos horário marcado pra tudo. Encontrar uma maneira de administrá-lo da melhor forma possível é uma tarefa difícil, mas não impossível.

As dicas destacadas nesta postagem são apenas algumas possibilidades. Você pode organizar suas tarefas docentes como quiser, não quero te impor nada. No entanto, se estas dicas lhe forem úteis, coloque em prática e melhore o desempenho de suas tarefas. Conte sempre com imprevistos.

Fique a vontade para deixar um comentário nesta postagem e relatar como é a sua experiência em administrar o seu tempo, organizando as suas tarefas docentes.

Informática na EducaçãoMatemática Financeira com HP 12C
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.
O MathJax CDN foi fechado em 30 de abril de 2017. Uma alternativa de provedor para o MathJax foi utilizada. Caso apareça o erro [Math Processing Error] em algumas postagens com simbologia matemática, entre em contato com o blog informando. Saiba mais. Ver exemplo de postagem com Latex usando o MathJax.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.

  • Seu comentário não será publicado se não tiver relacionado com este artigo.
  • Não é permito linguagem imprópria e/ou escrita totalmente em caixa alta (Caps Lock)
  • Não inclua links em seus comentários se eles não forem contextualizados com este artigo.
  • A partir de hoje (26/04/16) não será mais publicado comentário de autor anônimo.
  • Você pode escrever em $\LaTeX$, mas somente com o Blogger. Saiba mais em latex.prof-edigleyalexandre.com.
  • Leia a política de comentários do blog.

Comente este artigo:

6 comentários:

  1. Bom .... pelo menos a pasta follow up eu já tenho rsrsrs .... já é um começo! Adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo começo é uma boa escolha desde que seja para algo edificante.

      Abraço!

      Excluir
    2. Dalton Rodriguesjaneiro 06, 2016

      Sempre adorei suas dicas,procuro utiliza a grande maioria,sou recém licenciado, como poderia elaborar uma prova me desligando do nível da Universidade me formei pela Federal de Santa Catarina.Meus alunos reclamam bastante do nível das minhas provas.Gostaria de umas dicas.

      Excluir
    3. Olá, Dalton!

      Vou escrever um artigo sobre isso (risos).

      O que dita o "nível" de uma prova é o rendimento da turma de acordo com o que é exigido no PPP da escola ou no contexto geral, no currículo nacional.

      É sempre uma situação complicada. Imagine:

      Todo o conteúdo foi abordado e agora será aplicado a prova. Mas, como professor, sabemos o nível de absorção das nossas aulas. E é ai que pega: se eu sei que eles não tem capacidade de fazer pelos menos 60% da prova, por que faço uma prova que 100% não conseguem fazer?

      Entende?

      Procure avaliar não somente pelas provas. Ou faça avaliações cumulativas e parciais. Vou escrever um artigo sobre isso.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Dicas realmente muito boas. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego!

      Obrigado. Espero que te ajude de alguma forma.

      Abraço!

      Excluir