Qual a diferença entre cada versão do software educacional GeoGebra?
Para quem nunca utilizou o software GeoGebra ou muito menos ouviu falar dele, deve se fazer algumas perguntas antes de escolher a versão que baixará e instalará em seu dispositivo móvel ou sistema operacional que esteja utilizando em seu notebook ou computador de mesa.

O que é GeoGebra Graphing CalculatorGeoGebra Math AppsGeoGebra in Exams (Apps e Stick)GeoGebra 3D Grapher e GeoGebra Classic? Se você é um professor ou estudante que já conhece bem o GeoGebra, talvez esse artigo não seja útil, no entanto não deixe de compartilhar para quem realmente precisa.

Nesta postagem darei destaque a cada uma dessas versões, dando detalhes e características importantes que todo professor ou estudante precisa saber sobre o GeoGebra. Em cada tópico a seguir destacarei uma versão do GeoGebra. Qualquer dúvida deixe um comentário.

Entenda sobre as diferentes versões do software GeoGebra para desktop e dispositivos móveis

A estrutura sobre as versões do GeoGebra em diferentes plataformas é essa:

1. GeoGebra Graphing Calculator.
      1.1. Smartphone Android e tablets.
      1.2. iPhone e iPad.
2. GeoGebra 3D Grapher.
      2.1. Smartphone Android e tablets.
      2.2. iPhone e iPad.
3. GeoGebra Math Apps.
      3.1. Windows.
            3.1.1. Desktop.
            3.1.2. Portable.*
            3.1.3. Windows Store.
      3.2. Mac.
            3.2.1. App Store.
            3.2.2. Portable.
            3.2.3. Mac mais antigo.
      3.3. Outros.
            3.3.1. iPad.
            3.3.2. Google Play (tablets)
            3.3.3. Chrome Web Store.
            3.3.4. Linux Portable.
4. GeoGebra in Exams.
      4.1. Exam Apps.
      4.2. Exam Stick.
5. GeoGebra Classic for Desktop.
      5.1. Instalador do Windows.
      5.2. Windows portable.
      5.3. Mac Store.
      5.4. Mac portable (OSX 10.8 ou superior)
      5.5. Mac portable (OSX 10.6 e 10.7)
      5.6. Linux (Debian, Ubuntu)
      5.7. Linux (Red Hat, openSUSE)
      5.8. Linux portable.


Acompanhe as características e funcionalidades de cada versão nos tópicos a seguir, de acordo a estrutura acima.

1. GeoGebra Graphing Calculator

Desenvolvido inicialmente para tablets e disponível também para smartphone a partir de 2015, o GeoGebra Graphing Calculator, como o nome já sugere, é uma calculadora gráfica interativa e dinâmica.

Graphing Calculator sendo executado no Google Chrome

Você pode construir gráficos de funções antes mesmo de terminar a digitação da função. Na medida que escreve uma função o seu gráfico é gerado instantaneamente. Outras operações matemáticas podem ser feitas também dessa forma.

Desenhe figuras geométricas dinâmicas apenas com o arrastar do seu dedo. O GeoGebra Graphing Calculator reconhece as formas desenhadas à mão livre. Em seguida você pode manipular a figura como quiser.

Crie, salve e compartilhe para o GeoGebra Materiais.

Clique nos botões abaixo para fazer download e instalar o GeoGebra Graphing Calculator através da Google Play e App Store. Acesse também um tutorial completo de como utilizar o GeoGebra Graphing Calculator.

Tutorial (inglês) Google Play iPhone e iPad

2. GeoGebra 3D Grapher

Como o GeoGebra 3D Grapher você tem a oportunidade de trabalhar com modelagem matemática 3D. Crie sólidos, esferas, planos e outros objetos tridimensionais de forma dinâmica e interativa.

O exemplo da imagem abaixo mostra uma forma de revolução criada a partir de uma figura plana em rotação. Quer aprender a como criá-la? Acesse o artigo Formas de revolução e cálculo de volume usando o software GeoGebra.

3D Grapher sendo executado no navegador Firefox

Você pode também trabalhar com resoluções de funções de duas variáveis, superfícies paramétricas, Geometria Analítica, Álgebra, Trigonometria, integrais e muito mais.

Crie, salve e compartilhe para o GeoGebra Materiais.

Até a data de publicação desse artigo o GeoGebra 3D Grapher ainda não está disponível para iPhone e iPad, somente para Google Play.

Clique nos botões abaixo baixar o GeoGebra 3D Grapher através da Google Play. Acesse também um tutorial completo de como utilizar o GeoGebra 3D Grapher.

Tutorial (inglês) Google Play iPhone e iPad (não disponível)

3. GeoGebra Math Apps

O GeoGebra Math Apps é um grupo de aplicativos matemáticos reunidos em um só lugar. Dentro do GeoGebra Math Apps estão os seguintes aplicativos: Graphing Calculator (calculadora gráfica), Janela CAS (cálculos simbólicos), Geometry (Geometria), 3D Grapher (gráficos em 3D), Spreadsheet (planilha de cálculos), Probability Calculator (probabilidade) e Exam mode (modo exame).

O Graphing Calculator e o 3D Grapher já foram explicados no tópico 1 e 2, respectivamente, nessa postagem.

Sobre a janela CAS

CAS é a sigla para Cálculos Simbólicos. Neste aplicativo você realiza operações matemáticas básicas e mais complexas como cálculos de derivadas e integrais. É muito simples, você digita uma função e clica no botão derivada ou integral, por exemplo.

No exemplo da imagem abaixo, digitei a $x^{3}+3x^{2}-5$ e cliquei no botão $\int$ (integral). O resultado é mostrado rapidamente.

Veja as imagens abaixo do CAS sendo executado no navegador Google Chrome.

CAS - menu lateral de aplicativos. (clique para ampliar)

CAS - teclado virtual. (clique para ampliar)

Sobre a janela Geometry

Basicamente tem as principais funções do GeoGebra. Você pode desenhar figuras geométricas interativas, salvá-las e compartilhá-las. Acesse o menu e clique em Abrir. Agora escolha um arquivo do GeoGebra no seu computador ou procure na central online de materiais do GeoGebra.

Após abrir o arquivo do GeoGebra (GGB), você pode editá-lo, renomeá-lo e compartilhá-lo. Veja a imagem abaixo da janela Geometria sendo executado no navegador Google Chrome.

Janela Geometria - (clique para ampliar)

Sobre a janela Spreadsheet

Trabalhe construções de gráficos estatísticos de diferentes tipos, listas, matrizes, intervalos, média, mediana, frequência e muito mais.

Veja a imagem abaixo da janela Spreadsheet sendo executado no navegador Google Chrome.

Janela Spreadsheet - (clique para ampliar)

Probability Calculator

Neste aplicativo você pode trabalhar com distribuição e estatística. Os tipos de distribuições são: Normal, Binomial, Chi quadrado, F, Exponencial, Cauchy, Weibull, Gama, Distribuição LogNormal, Distribuição Logística, Pascal, Poisson e Hipergeométrica.

Veja a imagem abaixo da janela Geometria sendo executado no navegador Google Chrome.

Janela Probabilidade - (clique apara ampliar)

O modo GeoGebra Exam será explorado no próximo tópico.

Acesse o GeoGebra Math Apps clicando nos botões correspondentes ao dispositivo e sistema operacional que está utilizando no momento.

Windows
Desktop Portable Windows Store

Mac
App Store Portable versão mais antiga

Outros
iPad Google Play (tablets) Chrome Web Store Linux portable

4. GeoGebra in Exams

O GeoGebra Exam permite que você e seus alunos usem o poder do GeoGebra durante os exames em papel (isto é, como uma calculadora gráfica ou calculadora de bolso), enquanto restringem seu acesso à Internet ou outro software que não deve ser usado durante a prova (exame).

O GeoGebra Exam pode ser facilmente acessado em seu navegador de internet, portanto nenhuma instalação adicional é necessária.

Ele está dividido em duas áreas: Exam Apps e Exam Stick.

Com o GeoGebra Exam Apps, você tem a opção de personalizar o GeoGebra Exam para que os alunos não tenham acesso a todos os aplicativos do GeoGebra, por exemplo o CAS. Ative o modo de tela cheia não permitindo espaço para outras informações sejam exibidas na tela, como o acesso à Internet, à plataforma GeoGebra Materiais ou aos arquivos salvos no computador.

GeoGebra Exam Stick é um ambiente virtualizado baseado em um sistema operacional executado de uma unidade USB. Ele permite que você certifique-se que não há internet e nenhum acesso de arquivo seja possível em um notebook durante um exame.

Para usuários leigos em criação de máquinas virtuais, o GeoGebra disponibiliza uma máquina virtual para download baseado no sistema Linux e um tutorial completo (em inglês).

Use os botões abaixo para ter acesso ao GeoGebra Exam de acordo com o dispositivo móvel ou sistema operacional.

GeoGebra Exam Apps para Google Play
Exam Simple Calculator Exam Graphing Calc Exam CAS

GeoGebra Exam Apps para iPad
App Store Guia de acesso (inglês)

GeoGebra Exam Stick

Clicando no botão abaixo terá acesso para download:
  • GeoGebra-Linux-Portable-5-0-321-0.tar.bz2
  • GeoGebra-MacOS-Installer-withJava-5-0-321-0.zip
  • GeoGebra-MacOS-Installer-withJava7-5-0-321-0.zip
  • GeoGebra-Windows-Portable-5-0-321-0.zip
  • GeoGebraExamStick.pdf (guia completo em inglês)
  • geogebra-stick-2017-01-31.iso
  • geogebra-stick-math-apps-2017-03-09.iso
  • geogebra-stick-no_3D-2017-01-31.iso
  • geogebra-stick-no_3D-no_cas-2017-01-31.iso
  • geogebra-stick-no_cas-2017-01-31.iso

Os arquivos com .iso são máquinas virtuais. Cada uma delas já trazem o aplicativo específico.

GeoGebra Exam Stick Guia completo (inglês)

5. GeoGebra Classic para Desktop

Esta é a versão mais "limpa" e completa do GeoGebra. Como é executado em notebooks ou PCs, exige um poder de processamento maior ou menor, principalmente durante a criação/edição de objetos em 3D, e isso depende do processador e da memória RAM da sua máquina.

Um bom processador Intel e no mínimo 3 GB de RAM é suficiente para manipular algumas formas em 2D e 3D. Não que uma máquina com processamento menor não consiga realizar algumas funções do GeoGebra. Faça seus testes.

Caso você não tenha um tablet ou smartphone, utilize-o em seu notebook ou computador de mesa.

Este o GeoGebra para desktop sendo executado no Linux Ubuntu 16.04.2 LTS em 15 de abril de 2017.

O que pode ser feito nesta versão clássica?

Tudo que foi exposto nesse artigo e muito mais. Vale ressaltar que alguns recursos apontados em outras versões não funcionam na versão clássica do GeoGebra, como por exemplo, resultados instantâneos como você observa no GeoGebra Maths Apps.

Particularmente utilizo o GeoGebra no desktop para auxiliar minhas aulas sobre Geometria Plana, Geometria Espacial, Geometria Analítica e outros conteúdos.

Outra função que uso com muita frequência é a construção de figuras geométricas exportadas em formato .SVG ou .EPS, e anexadas em minhas avaliações, pois são formatos de imagens vetoriais que trazem qualidade máxima ao desenho inserido em uma questão. Com o GeoGebra não sobra espaço para erros em desenhos e dúvidas quanto a interpretação geométrica correta feita pelo aluno.

No artigo Como exportar equações em alta resolução no GeoGebra? tem um tutorial completo de como exportar suas construções geométricas em imagens vetoriais.

Todas os materiais criados nessa versão clássica pode facilmente serem importados para outras versões do GeoGebra ou compartilhadas diretamente para o GeoGebra Materiais. Por exemplo, um objeto em 3D criado na versão clássica do GeoGebra, pode ser aberto, editado, renomeado e compartilhado no GeoGebra 3D Grapher.

Baixe o GeoGebra Classic clicando nos botões correspondentes ao sistema operacional que está utilizando no momento.

Windows
Instalador do Windows
Windows portable

Mac
Mac App Store
Mac portable (OSX 10.8 ou superior)
Mac portable (OSX 10.6 e 10.7)

Linux
Linux (Debian, Ubuntu) - 32 bit
Linux (Debian, Ubuntu) - 64 bit
Linux (Red Hat, openSUSE) - 32 bit
Linux (Red Hat, openSUSE) - 64 bit
Linux portable - 32/64 bit



Por que usar o GeoGebra?

O GeoGebra é um software educacional premiado em diversos países. A forma como o programa é utilizado é que faz toda a diferença, como já mostrei em Matemática na vida real com o GeoGebra e O que a Acer, Intel e o GeoGebra tem em comum?.

O programa é indispensável para auxiliar as suas aulas expositivas independentemente do nível de ensino. Suas animações e interatividade ajudam consideravelmente na assimilação de conteúdos que exigem muito desenho geométrico e em outras áreas também.

Sem falar que você perde muito tempo desenhamento manualmente no quadro, mesmo usando esquadros, compasso, réguas e outros materiais.

Usar o GeoGebra apenas para expor aulas não é a forma mais sadia. O ideal é que o aluno também faça parte da construção do seu conhecimento e compartilhe seus resultados com a turma e o professor, como mostrado no ótimo vídeo My World My Math.

Quer aprender a utilizar o GeoGebra? Fique de olho no curso online de GeoGebra. Mais detalhes em Lançado edital para a 12ª edição do Curso de GeoGebra a distância. Sempre há novas oportunidades.



* Uma versão Portable (portável) significa que você pode executar o GeoGebra diretamente de um pendrive ou outro dispositivo de armazenamento, sem a necessidade de uma instalação completa.

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

6 comentários:

  1. Muito boa sua postagem! Prática, completa e organizada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raiane!

      Obrigado. Você é iniciante com o GeoGebra?

      Abraço!

      Excluir
    2. Oi! Conheci o GeoGebra na faculdade em 2012. Mas usei-o com mais afinco em 2015, no meu TCC e agora estou fazendo uma pesquisa de mestrado também usando o GeoGebra no Ensino de Cálculo 2. O GeoGebra passa por constantes atualizações e tem muitos recursos que ainda não sei usar. Por exemplo, essa função de exame é uma novidade para mim. Já testei o GeoGebra em tablet e smartphones, mas prefiro usar a versão 5.0 para desktop.

      Excluir
    3. Olá!

      Que maravilha! Aqui no blog tem uma categoria destinada ao compartilhamento de TCCs. É uma pequena colaboração/divulgação desses trabalhos que muitas vezes ninguém lê, a não ser a banca.

      Ficaria feliz se enviasse o seu TCC. Saiba como enviar.

      Sucesso no mestrado.

      Abraço!

      Excluir
    4. Muito obrigada! Já enviei meu TCC. Muito boa a sua iniciativa!
      Abraços

      Excluir
    5. Já baixei e final de semana compartilho no blog.

      Um abraço!

      Excluir