$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Nunca é tarde para estudar Matemática! Sua idade é apenas um número!

COMPARTILHE:

Você trocaria um emprego de Servidor Federal para cursar Matemática e ser professor?

Não sei porque, mas quando li essa mensagem que recebi através do messenger do Facebook, lembrei do extraordinário livro Tio Petros e a Conjectura de Goldbach: um romance sobre os desafios da Matemática. Talvez porque algumas pessoas fazem determinadas coisas por puro prazer ou quando o prazer é apenas ajudar alguém através do seu conhecimento acumulado durante anos de estudo.

Quebrei a mensagem em duas partes para facilitar a leitura.

Boa noite, caro Professor Edigley Alexandre. Descobri seu blog há 2 semanas e venho apreciando (e usando!) muito o conteúdo. Meus parabéns!!! Seu trabalho é louvável e bastante motivador. Está me ajudando deveras e, certamente, possibilitando que a educação seja mais acessível a todos. A minha história é a seguinte: Tenho 43 anos e resolvi voltar a estudar. Sou servidor público federal há quase 15 anos e, apesar de ter um bom salário e estabilidade no emprego, sempre me senti frustrado com a profissão. Tenho refletido bastante nesses últimos 5 anos e finalmente decidi fazer algo do qual pudesse me orgulhar, me sentir útil e ajudar pessoas. Nesse sentido, resolvi fazer licenciatura em matemática.

Sei que será um enorme desafio. Voltar a estudar a rainha das ciências na minha idade não será fácil. Já fiz um ano e meio de retomada dos estudos por minha conta, usando a internet e livros indicados por professores. Foi um bom avanço, mas o caminho apenas começou. Bem, se não for pedir muito, gostaria da sua opinião a respeito dessa minha “loucura”. Por favor, seja bem sincero. Às vezes, fico um pouco receoso com minha decisão. Paira aquela dúvida se não estou romantizando toda essa questão de uma nova atividade, principalmente por se tratar de matemática, educação e afins. Seja bem sincero mesmo. Independentemente de qualquer coisa, sempre serei um cliente do seu blog. rs! Um grande abraço e muito obrigado pelo seu trabalho. [Mensagem recebida pelo Facebook]

Pedi a permissão do autor dessa mensagem para responder seu pedido aqui, pois dessa forma posso alcançar mais pessoas que passam pela mesma situação e também leitores do blog que já me enviaram e-mails e mensagens semelhantes.

Nunca é tarde para estudar Matemática! Sua idade é apenas um número!

Minha resposta

Como a mensagem é longa, separei as respostas por partes.

"Voltei a estudar com 43 anos de idade."

Esse não é a primeira mensagem que recebo no tocante a 'tenho x anos de idade e voltei a estudar'. Curiosamente, de cada 10 e-mails que recebo, 7 falam de voltar aos estudos e associam a possível dificuldade com a idade. Entendo que depois de muito tempo parado bate a insegurança. Isso é mais do que normal.

Por exemplo, tenho um irmão de 37 anos de idade que começou a cursar Economia. Desde o Ensino Médio Técnico ele não estuda nada de Matemática. Tenho 35 anos e desde 2004 não ensino ou estudo nada sobre limites, derivadas e integrais. Com muito esforço reviso os conteúdos e tento ao máximo ensiná-lo da melhor forma possível. A idade não interfere em nada. O que fará toda a diferença é manter a rigorosidade nos estudos, muito esforço, nunca se negativar e persistir sempre. Sei que ler isso é fácil, na prática não é bem assim. Ponha uma coisa sempre em mente: seu sucesso só depende de você.

Leia esse outro comentário.

Conclui o curso de Engenharia Industrial em 1995. Agora me encontro aposentado, com 55 anos e gostaria de contribuir com a sociedade dando aulas de matemática. Você saberia me dizer, como faço para poder dar aulas para o 1° e 2°grau? E também para me atualizar com as melhores técnicas de ensino da atualidade? Agradeço antecipadamente pela sua resposta. [Comentário em 7 razões para você nunca querer ser um professor de Matemática]

A sua idade é apenas um número. E acredito que a maturidade ajuda muito mais em suas prioridades. Sempre aplaudirei de pé aqueles que não estão conformados em sua situação e buscam sair da zona de conforto.

"Servidor Federal (estabilidade e frustração com o emprego)."

Não tenho uma estatística geral, mas creio que uma significativa porcentagem das pessoas que trabalham em altos cargos na máquina administrativa do país, não se sentem realizadas, mesmo tendo uma estabilidade financeira invejável. Por que isso acontece? Não sei!

Já comentei sobre isso aqui. Muitos amigos me interrogam: por que você não presta um concurso para algum banco? Você é fera em Matemática! Passaria fácil fácil! (falam assim porque Matemática é o bicho papão de concursos). Respondo: não aguentaria trabalhar fazendo a mesma coisa todos os dias e sentindo que não estou ajudando ninguém. Já perguntou para um caixa de banco se ele é satisfeito em atender pessoas cansadas e ansiosas todos os dias numa longa fila durante o seu expediente? Poderia ser um fiscal da Receita Federal ou qualquer outro cargo. Não me sentiria realizado.

E pra quem acha que a atividade de um professor é sempre desgastante e monótona, comece a rever seus pensamentos. Não tire como modelo de professor, aquele que não é compromissado com a sua profissão e não consegue organizar sua vida financeira e emocional. É claro que o cansaço existe como qualquer outro trabalho, a diferença é o seu nível de realização por estar fazendo um ótimo trabalho, contribuindo para a melhoria da Educação nesse país.

Já tive um professor, muito bem humorado, que trabalhava na área administrativa da Petrobrás aqui na cidade (Mossoró-RN). Ele trabalhava os dois expedientes do dia e a noite lecionava. Certa vez o perguntei: professor, por que você dá aula aqui? Sei que não precisa de mais dinheiro. Ele respondeu curto e direto: é aqui que faço a diferença! (e fazia).

Leia mais esse comentário.

Nossa, confesso que quase chorei (sério), entrei na faculdade de contabilidade pensando no dinheiro, tranquei e fui cursar direito, novamente pensando no dinheiro, e agora conversando com meus pais, volto a minha origem, e volto atrás, quando falei que queria ser professor de matemática, pois gosto muuuito, mas, pensando no financeiro, acabou que foi esquecida (a matemática), agora em 2017 estou disposto a cursar matemática, fico feliz e me emociono, em vê pessoas felizes, pessoas alegres, com toda dificuldade financeira ou fisica, fazendo o possível pra cursar e se tornar aquilo que sempre sonhou, obrigado Edigley me ajudou bastante. O dinheiro não compra felicidade, nem realizações. [Comentário em Como treinei meu cérebro para me tornar fluente em Matemática]

"Orgulho em ajudar, se sentir útil."

Fico extremamente feliz em relação a essa inquietação. Não podemos julgar a escolha de ninguém que tenha o levado para outra profissão pensando apenas no lado financeiro. O compartilhamento de conhecimento é uma das coisas mais bonitas em nossa sociedade, não importando o campo. Ter esse sentimento guardado consigo é muito admirável.

Ajudar o próximo é um ato de fé em si próprio. O professor inspirador deve ter esse espírito.

No final desse ano letivo, quando já estava de saída para casa, um aluno me pára no estacionamento e fala assim: professor, estou saindo da escola. Você foi o melhor professor de Matemática que já tive. E me abraçou! (meus olhos lacrimejaram).

Era um garoto de 13 anos de idade com muita dificuldade em Matemática e que muitas vezes não conseguia tirar a nota que queria. E por que ele disse aquilo mesmo não tendo notas tão altas? Porque nunca o avaliei por uma nota e disso ele sabia com certeza.

Suas habilidades com o tempo surgirão, o meu papel não é julgá-lo por uma nota e crucificá-lo para sempre como um fraquinho em Matemática. Às vezes, inspirar é melhor do que ensinar. Disso eu tenho orgulho e é isso que deixarei como legado quando não estiver mais por aqui.

"Romantizando a volta aos estudos."

Muitos falam que professor só deve trabalhar por amor. Discordo totalmente. Antes de tudo um professor é um profissional que se qualificou durante anos para exercer essa desafiadora função. O problema é que empurram sobre o professor algumas funções que não o pertencem.

Mas cabe a pergunta: qual o professor faz o melhor trabalho? O que leciona por vocação (paixão)? Ou o que leva a profissão como apenas uma opção alternativa?

Eu adoro essa palavra (romantizar) quando o contexto se refere a Matemática. Na minha opinião, se existe uma coisa que é um dos primeiros motivos na decisão de estudar Matemática, essa é ter prazer em estudar, em aprender e depois compartilhar o que com muita luta aprendeu. Esse espírito é muito bonito e julgo importantíssimo. Não estou me referindo apenas em dar aulas em escolas ou universidade. O prazer em compartilhar o conhecimento matemático se estende para a vida, contagia as pessoas que estão em torno de nós.

Portanto avalie se está encarando os estudos apenas como um hobby ou se realmente é um hobby que deseja levar a sério e dar a sua contribuição para a Educação. A tarefa não é fácil. O tamanho do desafio depende do tamanho do seu esforço.

"Opinião sobre essa loucura."

Talvez muitos já disseram que é uma loucura ter um emprego estável e bem remunerado, e agora mudar o foco para outra área (Matemática). Como exemplifiquei anteriormente, você não precisa abandonar (não sei se pensa nisso) o emprego atual para se dedicar a nova carreira que pretende começar. Se o conciliamento entre as duas áreas não afetar as duas atividades, não seria um problema.

Há outra possibilidade: terminar a faculdade de Matemática, cursar mestrado, doutorado e prestar concurso para um instituto ou universidade federal. E não pense em idade, se estiver realmente disposto a batalhar por aquilo que deseja muito.

Resolvi ler teu artigo pois senti a mesma coisa quando fiz meu estágio. Ao me formar na Licenciatura em Matemática bradei aos 4 ventos que só voltaria a uma sala de aula se tudo desse errado. Caí na vida de concurseira, fiz para todas as esferas. Passados 5 anos e por insistência da família fiz concurso para o magistério estadual e dentre os 5% de aprovados lá estava eu. Hoje tento ser a melhor professora para meus alunos. Se antes meu medo era uma sala de aula, hoje meu monstro é a desvalorização por parte do governo! Mas não me vejo em outra profissão e agradeço por poder contar com profissionais como você, Edigley, que compartilham sua sabedoria! Parabéns pelo nosso dia! [Comentário em Dia do Professor: a esperança é a primeira que morre]

Sei que é difícil, mas seja sempre otimista.

Olá Edigley, sou graduado em Administração e ano que vou iniciar o curso de Licenciatura em Matemática pela Federal de Ouro Preto, dizem que o curso é um desafio e estou bem ansioso pra começar! Apesar da desvalorização da profissão acredito ainda que um dia isso poderá mudar, pois nenhuma nação progride se não valorizar a educação de qualidade, sobretudo seus professores. [Comentário em 7 razões para você nunca querer ser um professor de Matemática]

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 10
  1. Que texto motivador. Precisamos de mais professores assim. Muito obrigado professor Edigley.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos!

      Nunca canso de repetir o que a minha orientadora dizia: Edigley, dê a sua contribuição.

      É o que tento fazer há 14 anos lecionando e através desse blog também desde 2007.

      Obrigado por estar aqui.

      Abraço!

      Excluir
  2. Professor, li o relato de um homem de 43 anos que quer voltar a estudar uma disciplina que ele já conhecia. Eu tenho 44 e nunca aprendi matemática, nunca! Não sei fazer cálculos básicos e sou frustrada por isso. Quero aprender matemática do zero com propósitos fazer concursos. Então, o que pensa a respeito? Às vezes acho que será quase impossível. Acredita que poderia obter êxito no intento de aprender matemática do zero ao ensino médio em pelo menos 5 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mirela!

      Percebo no pouco que escreveu, que você é um tanto negativa e talvez pensa que não seja capaz. Por isso veio até aqui para obter minha opinião.

      A minha resposta continua sendo a mesma que descrevi neste post. Espero que tenha lido tudo. No entanto, minha resposta pode não te ajudar em nada, pois obviamente não a conheço suficientemente para avaliar o contexto geral em que está inserida hoje em dia (os prós e contras).

      Analisando apenas por idade, não vejo nada impossível. A impossibilidade está ligada diretamente a capacidade de dar todo seu esforço e dedicação.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Por favor me da ideias como estudar Matematica 😭🙏🏽😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hailie!

      Sua pergunta é fácil, mas a resposta é complexa demais. Aqui mesmo no blog já escrevi diversos posts sobre esse tema. Recomendo que veja a categoria Aprender Matemática.

      Se fosse tentar resumir esse processo em uma frase, seria: mudança de mentalidade. E essa frase se aplica ao Estado que "cuida" da educação, pais e estudantes. No Brasil, Matemática é a mais odiada nas escolas, não importa quando bom seja o professor.

      Pesquise aqui no blog sobre isso e leia alguns posts que talvez possam te inspirar.

      Estudar Matemática sozinho, na escola, na universidade é um desafio gigante e por isso que quem pretende vencer ela (a Matemática) precisa primeiro de mudança de mentalidade muito forte.

      Abraço!

      Excluir
  4. Amigo, a minha pergunta se puder responder é referente a idade também, mas nada que seja do tipo "faz anos que não estudo"
    A dúvida é a seguinte: Tenho 31 e me formaria somente na graduação beirando os 36 anos. O mercado de trabalho aceita profissionais mais velhos? Pois dizem que o mercado para matemáticos é bom, não são muitas pessoas que gostam e a concorrência por vagas para lecionar é menor. Eu não tenho curso superior, mas gosto demais de matemática

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Tentarei ser o mais direto e sincero possível.

      Primeiro, você é jovem.

      Segundo, o mercado de trabalho "aceita" profissionais qualificados para sua função, mesmo no âmbito educacional.

      Terceiro, se o seu desejo é ser professor eu vejo 4 opções:

      - Professor universitário (curso de bacharelado). Exige primeiramente a graduação, depois mestrado e doutorado para se qualificar bem. Em seguida batalhar para passar em concursos.

      - Professor em escola técnica como os IFs (curso de Licenciatura ou Bacharelado). Exige primeiramente a graduação, depois mestrado e doutorado para se qualificar bem. Em seguida batalhar para passar em concursos.

      - Escola de ensino fundamental e médio (curso de licenciatura). Exige graduação, especialização (opcional) e cursos de aperfeiçoamento (opcional). Visto que professores com mestrado ou doutorado não pretendem ensinar em escolas.

      - Pesquisador (curso de bacharelado). Exige a graduação, mestrado, doutorados.

      Matemático é que fez bacharelado e trabalha com pesquisas. Professor de Matemática, fez licenciatura em Matemática. Mas, quem fez licenciatura não impede de ser pesquisador. Nem quem fez bacharelado, de ser professor.

      Na época que comecei a cursar licenciatura em Matemática (2001), realmente tinha uma alta procura por professores de Matemática. Hoje, creio que está muito diferente. Mas isso pode mudar de região para região. Ou do sistema privado ou público.

      É fato, que um excelente matemático tem um leque de possibilidades para trabalhar no mercado.como no mercado financeiro e de análise dados, principalmente, além das pesquisas em campos avançados de Matemática Pura.

      Lembrando que para todos estes casos, o único que não exige concurso público, é caso se for trabalhar em escolas e universidades privadas, mesmo assim há uma seleção, prova de títulos, etc.

      Para todos os casos, o caminho é longo, duro e sofrido. Tem que ser assim, afinal nada tem valor sem muito esforço.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  5. Bom dia, me ajudou demais sim. Mesmo que pelo que tenha dito referente à procura de professores de matemática ter diminuído atualmente.... mas, foi a melhor explicação que eu tive na internet. Muito obrigado por ter tirado um tempo para sanar minhas dúvidas. Vou começar Matemática mesmo, para mim terá de ser EaD.Vamos com foco e muita raça. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, eu fico feliz em lhe ajudar.

      Mas, se me permite, recomendo que não faça EAD. Procure um curso presencial. Se realmente não puder, faça EAD.

      Por quê? Nada se compara a um curso presencial.

      Abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Nunca é tarde para estudar Matemática! Sua idade é apenas um número!
Nunca é tarde para estudar Matemática! Sua idade é apenas um número!
Você trocaria um emprego de Servidor Federal para cursar Matemática e ser professor?
https://4.bp.blogspot.com/-fUP9h5avH-0/Wi3XHGRbR8I/AAAAAAAA4NQ/vZvAcsal1SUItrZr0E1Jr0nellaJyVrGACLcBGAs/s1600/nunca-e-tarde-para-estudar-matematica-sua-idade-e-apenas-um-numero.png
https://4.bp.blogspot.com/-fUP9h5avH-0/Wi3XHGRbR8I/AAAAAAAA4NQ/vZvAcsal1SUItrZr0E1Jr0nellaJyVrGACLcBGAs/s72-c/nunca-e-tarde-para-estudar-matematica-sua-idade-e-apenas-um-numero.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2017/12/nunca-e-tarde-para-estudar-matematica-sua-idade-e-apenas-um-numero.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2017/12/nunca-e-tarde-para-estudar-matematica-sua-idade-e-apenas-um-numero.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar