$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Qual o seu nível de exposição à Matemática?

COMPARTILHE:

Assim como qualquer outro idioma, quanto mais nos expomos ao idioma que queremos aprender, menos complicado ele ficará com o passar do tempo. Mesmo assim, a sua persistência é o que fará toda a diferença.

Tente traduzir a expressão abaixo para uma frase em Português do Brasil ou outro idioma.

$\displaystyle L=\lim_{x\rightarrow a}f(x)\Leftrightarrow \forall \varepsilon > 0,\exists \delta >0,\forall x\in I;0<|x-a|<\delta \Rightarrow |f(x)-L|<\varepsilon $

Você não precisa entender o que quer dizer a grafia acima, apenas traduzi-la em um frase.

Agora traduza essa frase: 你用谷歌翻譯翻譯這個短語。

E essa?: I love you!

Qual dessas é mais fácil traduzir? Por que 'I love you!' é mais fácil? Talvez porque o seu nível de exposição ao idioma inglês é bem maior em relação ao Chinês ou Matemática. Mas professor, eu estudo Matemática na escola todos os dias! Lamento informar, mas você não estuda Matemática todos os dias na escola, o que o professor e você fazem é estudar cálculos todos os dias.

Qual o seu nível de exposição à Matemática?

Recomendo que leia o artigo Como podemos pensar matematicamente?, onde escrevi algumas opiniões sobre esse assunto e deixei uma dica maravilhosa de livro.

Fazer cálculos, decorar tabuada, resolver equações, continhas, resolver problemas, não quer dizer que estudamos Matemática. A Matemática como pensamento lógico, dedutivo, abstrato e modelado ainda não se aplica de forma significativa em nosso sistema de ensino e muito menos é refletida em nossa sociedade. E isso não é exclusividade do Brasil, lá fora também acontece os mesmos problemas referentes ao ensino de Matemática.

Assim como qualquer outro idioma, quanto mais nos expomos ao idioma que queremos aprender, menos complicado ele ficará com o passar do tempo. Mesmo assim, a sua persistência é o que fará toda a diferença.

Como traduzir a expressão $\displaystyle L=\lim_{x\rightarrow a}f(x)\Leftrightarrow \forall \varepsilon > 0,\exists \delta >0,\forall x\in I;0<|x-a|<\delta \Rightarrow |f(x)-L|<\varepsilon $ sem entender o que significa cada caractere?

Quanto a 'I love you!', você estudou e aprendeu que i=eu, love=amor e you=você. No entanto, para conversar fluentemente em inglês com outras pessoas é necessário, além de dominar toda a grafia e fonética, ter uma convivência com esse idioma, ou seja, exposição ao idioma inglês. Para isso não precisa viajar para nenhum país com língua inglesa nativa. Basta apenas buscar entendê-lo e praticá-lo sempre que tiver uma oportunidade.

Se quiser saber como foi o meu processo de aprendizagem em Matemática, desde o Ensino Fundamental ao nível Superior, sugiro que leia o artigo Como treinei meu cérebro para me tornar fluente em Matemática. Não foi nada fácil! Mas, consegui.

Como entender a linguagem matemática sem entender seus caracteres e grafia?

A Filosofia [Ciência] está escrita neste grande livro, o Universo, que está permanentemente aberto e ao alcance do nosso olhar. Mas o livro não pode ser compreendido sem antes aprendermos a linguagem e os caracteres em que está escrito. A linguagem é a Matemática, e os caracteres são triângulos, círculos e outras figuras geométricas, sem as quais é humanamente impossível compreender uma única palavra. [Galileu Galilei em seu livro, Il Saggiatore]

Num debate com a presença dos ilustres Richard Dawkins, Brian Greene, Lawrence Krauss e Bill nye, Neil deGrasse Tyson fala sobre como o aprendizado da Matemática poderia influenciar o seu conhecimento de modo a remover o "estereótipo" de que ela é difícil. O aprendizado é uma questão de OPORTUNIDADES!

Assitir vídeo Baixar vídeo

Consegue traduzir a mensagem abaixo. É uma brincadeira envolvendo alguns símbolos matemáticos.

Enigma

COMENTÁRIOS



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Qual o seu nível de exposição à Matemática?
Qual o seu nível de exposição à Matemática?
Assim como qualquer outro idioma, quanto mais nos expomos ao idioma que queremos aprender, menos complicado ele ficará com o passar do tempo. Mesmo assim, a sua persistência é o que fará toda a diferença.
https://4.bp.blogspot.com/-Hqf7jraWKwM/WiwUqPccjYI/AAAAAAAA4Mc/OiQixEz6OGgRxDKMv4s_1EoG4bJiD68IQCLcBGAs/s1600/qual-o-seu-nivel-de-exposicao-a-matematica.png
https://4.bp.blogspot.com/-Hqf7jraWKwM/WiwUqPccjYI/AAAAAAAA4Mc/OiQixEz6OGgRxDKMv4s_1EoG4bJiD68IQCLcBGAs/s72-c/qual-o-seu-nivel-de-exposicao-a-matematica.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2017/12/qual-o-seu-nivel-de-exposicao-a-matematica.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2017/12/qual-o-seu-nivel-de-exposicao-a-matematica.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar