Gostaria de escrever um artigo e compartilhar com todos? Esse blog tem um espaço reservado para que você envie um texto que escreveu e que merece ser lido por milhares de pessoas que acompanham este blog.

Esta seção foi criada para dar instruções de como os fãs e visitantes do blog que se interessam por Matemática, devem enviar um artigo. Você não precisa ter um blog.

Já foram publicados 25 artigos convidados, cujo os textos são excelentes e tiveram milhares de acesso, trazendo visibilidade sobre o trabalho de quem escreveu o texto. Quem mais enviou artigos foi o professor Sebá. Tem uma categoria só para ele.

Artigo mais lido do blog
Artigo mais lido do blog

Continue lendo e saiba como enviar o seu artigo para o blog.

Qual o tema do artigo?

Creio que já tenha notado que o blog trata de artigos voltados para a Matemática e Informática aplicada à Matemática. Antes de escrever sobre algum tema, pesquise no blog.

Você escolhe o que vai escrever. Recomendo que visite as categorias do blog para entender como "funciona" o conteúdo do blog, para te dar uma noção do tipo de conteúdo que você pode enviar.

Posso falar sobre o meu blog?

Sim. Deve. Desde que mostre em seu artigo um contexto que faça essa ligação, como por exemplo, o artigo do Marcelo.

Tem limite de palavras?

O seu texto deve ser, acima de tudo, original, isto é, não pode estar publicado em nenhum outro site/blog na internet ou em jornais e revistas impressas. O texto não deve ser muito curto e nem muito longo. Recomendo que acesse os últimos artigos enviados para o blog.

Deve conter conteúdo multimídia?

Sim. Deve conter imagens (podcasts ou vídeos) contextualizadas com o seu texto. As imagens devem estar em alta resolução no formato .PNG ou .GIF com no mínimo de 713 px de largura, com altura proporcional. Se não tem habilidade para criar uma boa imagem, eu faço isso por você.

Como escrever um ótimo título?

Dê um título ao seu artigo somente quando terminar de escrevê-lo. Assim poderá pensar em um título único, original e atrativo.

Fragmente seu texto

Não precisa usar parágrafos. O texto que será publicado estará justificado nas duas margens. Fragmente o texto em blocos de no máximo 4 linhas. Desta forma a leitura não se torna cansativa, evitando um texto longo e sem quebra de linhas. Faça bom uso da gramática. Escreva de forma simples e objetiva.

Cite as fontes (pode ser outros blogs) de apoio que usou para escrever o artigo. Toda a estruturação do artigo fica por conta do blog.

Como faço para enviar?

Escreva o texto formatado no Microsoft Word ou LibreOffice Writer com as imagens ou vídeos na ordem que aparecem dentro do texto. Siga esse exemplo.

Feito isso,  envie um e-mail para contato@prof-edigleyalexandre.com, com assunto Quero enviar um artigo. Neste e-mail anexe os arquivos:
  • Documento do Word (.docx) ou Writer (.odt) com o seu texto completo e revisado;
  • As imagens que estão no texto;
  • Link para o vídeo (se houver);
  • Informe no corpo do e-mail uma biografia curta sobre você. Ela será exibida no final do seu texto.
  • Informe os links das redes sociais associadas aos seus projetos ou perfis pessoais.

Termos de uso

Ao enviar o artigo, você está concordando que o texto passa a ser propriedade de www.prof-edigleyalexandre.com, e que quaisquer cópias sem a devida autorização deste material será considerada plágio (Lei Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998).

A publicação

O artigo será publicado de acordo com o cronograma de artigos programados no blog. Normalmente são um ou dois artigos por semana. O seu e-mail será respondido e aprovado para publicação no mesmo dia, caso tenha enviado no início do dia.

0 comentários: