Em relação a todos os outros desafios, este é o mais fácil porque não envolve cálculo algum. Apenas um pouco de raciocínio lógico.
Aqui está o primeiro desafio matemático do ano.

Em relação a todos os outros desafios, este é o mais fácil porque não envolve cálculo algum. Apenas um pouco de raciocínio lógico. Editei uma apresentação em PowerPoint, para que o desafio fosse respondido no próprio slide caso alguém queira fazer um esquema. Vamos ao desafio.

 Nível: Fundamental/Médio 


A figura mostra um triângulo feito de 10 discos. Deseja-se mover os discos, virando o triângulo de “cabeça para baixo”. Qual é o menor número possível de movimentos?

Veja a figura na apresentação abaixo.



Caso queira esquematizar sua resposta baixe o slide (link direto da apresentação no Slideshare.com). Arquivo de extensão .pptx com 332KB de tamanho.
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: