A tirinha leva um pouco de humor, mas seria bom se o ensino da Geometria fosse visto nas escolas como é comum em um curso superior de Matemática, assim não teríamos surpresas na sala de aula.
A tirinha leva um pouco de humor, mas seria bom se o ensino da Geometria fosse visto nas escolas como é comum em um curso superior de Matemática, assim não teríamos surpresas na sala de aula. Não seria nada muito avançado, próprio de um curso superior, o que quero dizer é que a grade curricular de Geometria deveria ser complementada com os conteúdos indutivos e dedutivos da Geometria. 

Partir do início, lá de ponto, reta e plano; dos postulados, etc., aumentaria significativamente o embasamento teórico e prático, passando a estudá-la de forma geométrica construtiva, como deve ser. Fiz alguns "testes" com alunos de ensino fundamental e médio, fazendo a seguinte pergunta:

Como se desenha um triângulo? Obtive dezenas de respostas, mas nem uma totalmente satisfatória, do ponto de vista geométrico. É importante o tratamento da Geometria, antes de tudo, no contexto construtivo e acrescentaria ainda no contexto filosófico.

Segue a tirinha. Clique na imagem para ampliá-la em uma nova aba.

Geometria: expectativa vs realidade
Clique na imagem para ampliar

[Imagem original: themathkid.tumblr.com].

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: