O despertador toca. Você olha para o relógio. O tempo é 06:30. Você ainda nem saiu da cama, e já pelo menos seis equações matemáticas influenciaram sua vida. O chip de memória que armazena a hora do relógio não poderia ter sido concebido sem uma equação fundamental na mecânica quântica.
Li um ótimo artigo escrito por Ian Stewart em www.newscientist.com, postado no começo de fevereiro e claro, compartilho por aqui. Geralmente seus textos remetem, variavelmente, em como a Matemática se faz presente nas nossas vidas, desde as coisas mais comuns do nosso cotidiano, às grandes complexidades tecnológicas.

Particularmente gosto de seus textos pois o autor consegue prender a atenção de seu leitor, seja na internet ou em seus livros, trazendo uma linguagem acessível e atraente. Recomendo a leitura do Almanaque das curiosidades matemáticas, onde desde os 14 anos, ele juntou cadernos de anotações e adicionou casos curiosos da Matemática, formando este almanaque. Comprei este livro aqui.

Sete equações que governam o seu mundo

Leia outros textos de Ian Stewart.

Leia este excelente texto visitando o link no final da citação abaixo.  
O despertador toca. Você olha para o relógio. O tempo é 06:30. Você ainda nem saiu da cama, e já pelo menos seis equações matemáticas influenciaram sua vida. O chip de memória que armazena a hora do relógio não poderia ter sido concebido sem uma equação fundamental na mecânica quântica. Seu tempo foi definido por um sinal de rádio que nunca teríamos sonhado de inventar, se não fosse quatro equações do... [Trecho de Seven equations that rule your world]


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: