As pessoas se desesperam por não entender o que acontece quando "manipulamos" alguns números.
Não existem mágicas na Matemática. O que existe se resume, num contexto geral, em Álgebra. Muitas das operações matemáticas que os professores fazem, seja no Ensino Fundamental ou Médio, são dependentes de demonstrações matemáticas avançadas (dependendo da série/ano), para que algum conteúdo matemático possa ser compreendido por alguns alunos com um grau de raciocínio fora do comum.


Um questionamento normal, porém a resposta foge dos conteúdos da grade curricular e também do entendimento dos alunos, por conta da sua imaturidade matemática.

Veja uma curiosidade com três números.

Escolha um numero de três algarismos:
Ex: 234

Repita este numero na frente do mesmo:
234234

Agora divida por 13:
234234 / 13 = 18018

Agora divida o resultado por 11:
18018 / 11 = 1638

Divida novamente o resultado, só que agora por 7:
1638 / 7 = 234

O resultado é igual ao número de três algarismos que você havia escolhido: 234.

Existe um porquê para isso acontecer. Uma demonstração matemática, usando artifícios de Álgebra Abstrata é possível explicar esse fato com os três números. Já entender, é um outro problema.

Você se lembra daquela antiga brincadeirinha de digitar um número do telefone em uma calculadora comum (sem ninguém ver), para ser descoberto?

A Matemática pode explicar como isso acontece, mas é um pouco avançada a explicação. Confira acessando o artigo Brincadeira também tem Limites.

Outros artigos

E se você se perguntou porque dei esse título ao artigo, a resposta segue na imagem abaixo.

Imagem original: www.thefunnyjunk.com

As pessoas se desesperam por não entender o que acontece quando "manipulamos" alguns números.

Quando estudava Álgebra Abstrata na faculdade, fazia muitos exercícios desse tipo. Não com números, mas, com letras. Demonstrações matemáticas usando potência de módulo n  e outros conteúdos, podem provar como esse "macete" descrito na imagem acima acontece.

Quem quer provar?
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: