A Revista Espírito Livre, da qual sou leitor assíduo, trás como matéria principal na sua capa, o tema Educação no ambiente do Software Livre. Já fiz o download gratuitamente e já li a revista por completa.
A Revista Espírito Livre, da qual sou leitor, trás como matéria principal na sua capa, o tema Educação no ambiente do Software Livre, com diversos artigos de alta qualidade que recomendo a leitura. Já fiz o download gratuitamente e já li a revista por completa.

Algumas matérias abordadas nesta edição.
  • Quando o pinguim vai à escola - o software livre como recurso no ensino e na aprendizagem
  • Educação a distância e software Livre
  • Sistemas para gerar horários de estabelicimentos educativos
  • O opensource e a academia
  • Uso de computadores com software livre nas escolas
  • Uma experiência de ensino de softwares livres em um curso de graduação de design
  • Formação de professores para o uso de tecnologias livres
  • Por que usar software Livre na Educação?
  • Educação e tecnologia: caminhos paralelos?
  • Ferramentas de apoio ao trabalho e pesquisa
  • Implementando projetos educativos inovadores com software livre
  • Robótica pedagógica livre


Educação é o tema de capa da Revista Espírito Livre Edição 43
Clique na imagem para fazer o download gratuito da Revista

Muito se fala do uso do software livre, do opensource e dos padrões abertos em ambientes educacionais e na academia. Muitos casos de sucesso são relatados aos quatro cantos. Até parece fácil implementar uma política de uso de software livre nestes espaços. Mas não é bem assim. E é por esta razão que a edição especial sobre o tema Educação foi lançada. Ao longo de nossos vários anos de caminhada percebemos que ainda existe muito a ser feito. Vários alunos sequer sabem o que é software livre e para que serve. Muitos confundem e associam o acesso ao código fonte com insegurança ou ainda o fato do termo “livre” representar algo como gratuidade. Alguns acham que o fato do software livre ser quase sempre acessado de forma gratuita e construído em grande parte por comunidades e voluntários o torna inferior ou pior que soluções proprietárias. [Revista Espírito Livre]

A Iniciativa Espírito Livre, proposta idealizada por João Fernando C. Jr., que reúne colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresários, funcionários públicos e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto deste 2009. Leia mais.



Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: