Ofertas em Destaque na Semana Black Friday
Validade: até 25/Novembro às 23h59

Sou fã da série Game of Thrones e não poderia deixar de compartilhar esta curiosidade por aqui, até porque um matemático resolveu "prever" quais personagens tem mais chances de viver, usando um estudo matemático detalhado.
Sou fã da série Game of Thrones e não poderia deixar de compartilhar esta curiosidade por aqui, até porque um matemático resolveu "prever" quais personagens tem mais chances de viver, usando um estudo matemático detalhado.

Quem acompanha a série sabe que nenhum personagem está 100% "seguro" e a qualquer momento, quando menos se espera, seu fim chega. Este é um dos fatores mais legais que faz da série um sucesso mundial (série de maior audiência da história da HBO), que é justamente a imprevisibilidade.

Qual a relação entre os personagens de Game of Thrones e a Matemática?

Mas o matemático Richard Vale, de uma universidade da Nova-Zelândia, supostamente não contente com esta imprevisibilidade da série, publicou um detalhado estudo onde ele descobre quem tem mais chances de morrer ou viver na saga Game of Thrones (5ª temporada estreia em 2015). Segundo o autor do estudo, alguns dos personagens mais importantes têm poucas chances de viver.

Richard Vale fez um estudo detalhado sobre as possibilidades de morte de cada personagem importante da série, destacados em tabelas de probabilidade e equações, levando em conta os livros da saga. Por exemplo o personagem Jon Snow tem 60% de chances de continuar vivo na série. Tudo foi devidamente calculado e justificado. Creio que o matemático é muito fã da série.

O idioma do estudo está em inglês, mas apenas por curiosidade você pode dar um olhadinha e verificar a quantidade de cálculos realizados para demonstrar a probabilidade de vida dos personagens de Game of Thrones.

Atenção! O estudo contém spoiler, caso não tenha lido os cinco livros de George R. R. Martin.

Li em www.melty.com.br.
Mais detalhes sobre seu perfil acadêmico e seus estudos.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

2 comentários:

  1. Uma ótima e surpreendente série e agora com matemática relacionada... #Perfect!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Charles!

      Esse matemático é tão fã quando eu para fazer um estudo como este.

      Um abraço!

      Excluir