Ofertas em Destaque na Semana Black Friday
Validade: até 25/Novembro às 23h59

Há 200 anos nascia o matemático e filósofo britânico George Boole (1815−1864). Para homenageá-lo, a Google criou um lindo doodle mostrando alguns de seus traços.
Há 200 anos nascia o matemático e filósofo britânico George Boole (1815−1864). Para homenageá-lo, a Google criou um lindo doodle mostrando alguns de seus traços. Estudei um pouco de Álgebra Booleana na faculdade, e foi o bastante para enxergar a sua genialidade. Se você já estou a Álgebra "convencional", a princípio, leva um choque quando começa a estudar novos axiomas.

Tenho quase certeza que o Google Search usa Álgebra Booleana em seus algoritmos.

De família modesta, Boole nasceu em Linciln, na Inglaterra. Sua instrução formal não passou dos graus básicos mas, dotado de grande inteligência, e vendo no conhecimento o caminho de seu gosto para ascender socialmente, enveredou pelo autodidatismo.

De início aprendeu por si só latim e grego. Depois, como professor de uma escola elementar, resolveu ampliar seus conhecimentos de Matemática, pondo-se a estudar, entre outras, as obras clássicas de Laplace e Lagrange.

Google homenageia o matemático George Boole com um lindo Doodle

A chamada álgebra dos conjuntos ou álgebra de Boole, introduzida por ele em As leis do pensamento, dá bem uma ideia disso. Boole usava as letras $x,y,z,... $ para indicar partes (subconjuntos) de um conjunto tomado como universo. Se $x$ e $y$ denotavam duas dessas partes, o que hoje chamamos de intersecção ($\cap$) e união ($\cup$), Boole indicava por $xy$ e $x+y$, respectivamente.

Kleber Kilhian, do blog O Baricentro da Mente, escreveu um ótima postagem e que merece sua leitura. Leia George Boole e a Álgebra do Pensamento.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

2 comentários:

  1. Sem dúvida alguma Boole foi importantíssimo. Sua obra, juntamente com a de outros nosmes, proporcionou a criação e o desenvolvimento dos computadores, como conhecemos hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ficaria admirado se sua obra estiver aplicada no algoritmo do buscador da Google. Álgebra Linear eu sei que tem.

      Excluir