$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

É possível ser um matemático amador?

COMPARTILHE:

Professor, na sua opinião, como alguém pode conseguir ser um matemático amador? Ou seja, apesar da pessoa trabalhar em algo que não utilize Matemática, como ela pode conseguir obter rigor nos estudos o suficiente para entender Calculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Sistemas dinâmicos etc?

Professor, na sua opinião, como alguém pode conseguir ser um matemático amador? Ou seja, apesar da pessoa trabalhar em algo que não utilize Matemática, como ela pode conseguir obter rigor nos estudos o suficiente para entender Calculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Sistemas dinâmicos etc? Temos o grande exemplo de Fermat, que apesar de ter sido Jurista, foi um matemático amador, famoso pelo seu Teorema (o correto seria Conjectura) que demorou séculos para ser provado. Outro exemplo seria do banqueiro e autodidata em Matemática Andrew Beal, que desde 2013 oferece um prêmio de 1 milhão de dólares a quem resolver a sua fórmula. Desde já agradeço, e continue fazendo este excelente trabalho ao difundir o conhecimento matemático! [Leitor do blog pelo Facebook]

De vez em quando recebo algumas perguntas pelas redes sociais. Às vezes, acontece alguma discussão e na maioria das vezes se estende ao ponto de escrever uma postagem aqui no blog. Um fato interessante é que alguns desses bate papos surgem de mentes adolescentes e curiosas, que talvez não encontram alguém para expor e conversar sobre o assunto. A internet ajuda nesse sentido.

É possível ser um matemático amador?

Suponha que um estudante de 17 anos de idade sem nenhuma formação, mas com uma habilidade extraordinária com a Matemática, certo dia resolve um problema matemático e chama a atenção de todo o mundo.

Fará diferença se tal estudante tem uma graduação, um mestrado ou doutorado em Matemática? Não, desde que seu trabalho seja provado rigorosamente e reconhecido como matematicamente verdadeiro. Tendo, hipoteticamente, conseguido esse feito grandioso, o estudante pode ser reconhecido como um matemático ou apenas um matemático amador?

De acordo com a legislação educacional não poderia ser um matemático, já que para isso exige uma formação acadêmica da qual lhe dá esse título. No entanto, qual matemático nesse mundo estaria preocupado com lei, caso a hipótese levantada realmente acontecesse?

Ramanujam foi um matemático amador?

Não vou classificar um gênio matemático pelo seu nível de formação acadêmica.

Srinivasa Ramanujan (1887-1920) foi uma das mentes mais extraordinárias que o mundo matemático já viu. Em 1906, em Madras, Índia, não conseguiu renovação para a universidade pois passou nos exames de Matemática e falhou em todos os outros assuntos. Nos anos seguintes ele trabalhou em Matemática desenvolvendo suas próprias ideias sem qualquer ajuda e sem qualquer ideia real dos tópicos de pesquisa atuais, além do fornecido pelos livros desatualizados que tinha acesso.

Continuando seu trabalho matemático, Ramanujan estudou frações continuadas e séries divergentes em 1908, desenvolveu relações entre equações modulares elípticas em 1910 e começou a publicar problemas matemáticos e suas soluções no jornal da Sociedade Indiana de Matemática. Após a publicação de um brilhante trabalho de pesquisa sobre os números de Bernoulli em 1911 no jornal indiano, ele ganhou reconhecimento por seu trabalho. Apesar da falta de uma educação universitária, ele estava se tornando bem conhecido na área de Madras como um gênio matemático.

A sua história virou um filme que já assisti 7 vezes, 6 em casa e 1 vez na escola com meus alunos. Esses por sua vez, me surpreenderam com uma salva de palmas depois da exibição. O título do filme para o Brasil é O Homem que viu o Infinito. Ramanujan é interpretado por Dev Patel e conta também com o ótimo ator Jeremy Irons, como o matemático G. H. Hardy.

O filme está ainda disponível no Netflix. Aproveite e veja também 7 filmes sobre Educação e Matemática para assistir no Netflix agora.

Será que Albert Einstein foi um matemático amador?

Como assim? Ele não era um físico? A linguagem da Física é a Matemática. Elas caminham paralelamente.

Em busca de provas matemáticas sobre a Teoria da Relatividade, Einstein não resolvia suas equações sozinho. David Hilbert, um dos maiores matemáticos do século XX, contribuiu para as bases matemáticas da teoria da relatividade de Albert Einstein. Esse e outros fatos geraram até polêmicas sobre quem realmente provou a Teoria da Relatividade.

A ação de Einstein–Hilbert ou ação de Hilbert na relatividade geral é uma ação que torna eficiente as equações de campo de Einstein através do princípio da mínima ação. Segundo a convenção de sinal da teoria da relatividade, esta ação pode ser escrita como:
$$S=-\frac{1}{2k}\int R\sqrt{-g}d^{4}x$$O fato de Einstein não resolver equações sozinho faz dele um matemático amador? Ou até mesmo um físico amador, já que, segundo historiadores, Einstein nunca foi o modelo de estudante gênio.

Aproveitando, assista a série Genius - A Vida de Einstein. Já assisti e gostei muito.

Classificar é uma rotina própria, comum e necessária do ser humano. Rotular em alguns casos soa como pejorativo demais. No artigo Para que serve um matemático e um professor de Matemática? descrevi as diferenças entre um professor que cursa licenciatura e o que cursa bacharelado e suas futuras carreiras. Ambos recebem o título de matemático? Acesse a postagem e leia o texto por completo.

Aos olhos da legislação brasileira sou um professor licenciado em Matemática e não um matemático, mesmo tendo estudado disciplinas como: Cálculo Diferencial e Integral, Análise Real, Álgebra Linear, Álgebra Abstrata, entre muitas outras.

Por força de expressão é normal denominarmos um professor licenciado em Matemática de matemático ou um professor licenciado em Física de físico.

Como alguém pode conseguir ser um matemático amador?

Ou seja, apesar do indivíduo trabalhar em algo que não utilize Matemática, como ela pode conseguir obter rigor nos estudos o suficiente para entender Calculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Sistemas dinâmicos etc.?

É possível! Dependendo do seu nível de paixão, interesse e dedicação, pode ser uma tarefa fácil ou difícil. Cabe a você julgar.

Existem astrônomos amadores, fotógrafos amadores, baterista amador (eu), entre outros. Mesmo eles não tendo uma formação acadêmica isso não impede de estudar a fundo sobre as curiosidades que invadem suas mentes. A pesquisa aliada ao rigor exigido por ela deve ser o caminho certo a seguir.

Geralmente a palavra amador é empregada de forma pejorativa sempre dando parecer que é uma atividade que pode ser exercida por qualquer um e de qualquer jeito. Não é bem assim. Pergunte para um astrônomo amador quantas horas do seu tempo ele dedica em pesquisa e trabalho árduo.

Prefiro pensar que amador é um termo empregado àquela pessoa que dedica amor em alguma função, apenas por pura curiosidade sem receber nenhuma remuneração em troca.

Comumente você lê na internet:
  • Astrônomo amador registra eclipse em Júpiter;
  • Fotógrafo amador registra lindas imagens da via Láctea;
  • Astrônomos amadores ajudam NASA a caçar asteroides;
  • Astrônomos amadores descobrem planeta com quatro sóis;
  • Asteroide atinge Júpiter e astrônomos amadores filmam colisão.

Não gosto do termo, mas sim, você pode estudar e fazer Matemática, desde que siga os mesmos princípios que a regem. O rigor matemático em pesquisas, desenvolvimento e demonstrações são alguns alicerces para que alcance seus objetivos da forma correta sem interpretar axiomas, teoremas, etc., equivocadamente.

Observe nesse texto que a palavra que mais grifei com negrito foi rigor. Acredito que, para quem busca estudar Matemática ou fazer Matemática, deve seguir esse princípio. Não somente o rigor da Matemática que é exigido em suas conjecturas, axiomas e teoremas, afinal, o que seria do método científico sem o rigor das pesquisas, desenvolvimentos e provas.

Se eu não precisasse ser um assalariado, com certeza seria um astrônomo amador e baterista amador. Compraria todos os equipamentos necessários e colocaria mão na massa. Estudando, amando e compartilhando cada momento para o máximo de pessoas que eu puder.

Como um profissional da Educação tenho a "sorte" de ser apaixonado pela licenciatura. Compartilhar, transmitir, doar, receber, pesquisar, estudar, é um prazer que tenho há 14 anos.

O rigor matemático

Nas redes sociais do blog algumas pessoas sempre relatam:

Adoro matemática, mas não consigo entendê-la. Como faço para dominá-la e passar a estudar com mais clareza?

Sei que é contraditório. E o engraçado é que o contrário também acontece, quando um estudante é um "fera" da Matemática que só tira 10, porém, não gosta de Matemática.

A matemática, vista corretamente, possui não apenas verdade, mas também suprema beleza - uma beleza fria e austera, como a da escultura. [matemático Bertrand Russell]

Tratando-se de rigor teórico matemático, ele só é conseguido mediante a muita dedicação nas pesquisas e estudos. Estudar Cálculo Diferencial e Integral exige conhecimentos que iniciam no 6º ano do Fundamental II até o 3º ano do Ensino Médio. Por exemplo, tentar calcular derivadas e integrais de funções (afim, quadrática, trigonométricas, etc.) sem dominar o estudo dessas funções é uma tarefa muito difícil.

Escrevo isso porque sou exemplo de que é possível.

Conto todos os detalhes no artigo que mais gostei de escrever e que mais trouxe um feedback interessante e inesperado. Acesse o artigo Como treinei meu cérebro para me tornar fluente em Matemática.


Fontes de apoio:

COMENTÁRIOS



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: É possível ser um matemático amador?
É possível ser um matemático amador?
Professor, na sua opinião, como alguém pode conseguir ser um matemático amador? Ou seja, apesar da pessoa trabalhar em algo que não utilize Matemática, como ela pode conseguir obter rigor nos estudos o suficiente para entender Calculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Sistemas dinâmicos etc?
https://4.bp.blogspot.com/-rL0DJTvYwbw/WYjpSolHRNI/AAAAAAAA17g/N2lXWVXRfeUEB7O6HFixph8qWP-nQzJ4wCLcBGAs/s1600/e-possivel-ser-um-matematico-amador.png
https://4.bp.blogspot.com/-rL0DJTvYwbw/WYjpSolHRNI/AAAAAAAA17g/N2lXWVXRfeUEB7O6HFixph8qWP-nQzJ4wCLcBGAs/s72-c/e-possivel-ser-um-matematico-amador.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2017/08/e-possivel-ser-matematico-amador.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2017/08/e-possivel-ser-matematico-amador.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar