$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Quatro passos para você nunca aprender equações de primeiro grau

COMPARTILHE:

Quer aprender a resolver equações de primeiro grau da forma correta e definitiva? Então não siga esses 4 passos.

Quer aprender a resolver equações de primeiro grau da forma correta e definitiva? Então não siga esses 4 passos.

Se você está cursando ou ainda cursará o 7º ano do Ensino Fundamental, equações de primeiro grau começarão a fazer parte dos seus estudos com cada vez mais frequência. Mesmo não sendo um aluno do 7º ano, qualquer pessoa que deseja aprender a solucionar equações polinomiais de primeiro grau, deve necessariamente, compreender algumas propriedades matemáticas muito importantes.

Sem elas toda e qualquer explicação não fará o mínimo sentido para um adulto, muito menos para uma criança que nunca viu uma equação e tem que "trocar sinal", "passar para o outro lado", "isolar x", etc.

Imagine que a sua primeira aula sobre equação polinomial de primeiro grau com uma incógnita (termo desconhecido) o professor começa explicando a equação $2 \cdot x+9=13$ assim:

Isola $2x$ e passa $+9$ para o outro lado da igualdade. Como $+9$ é positivo passa para o outro lado negativo, ficando $-9$. Como $13$ já está depois da igualdade, não mudamos o sinal. Agora isole $2x$ mais uma vez e resolva $13-9$ que é $4$. Como o $2$ está multiplicando $x$, passa dividindo o $4$. Pronto! $x=2$ Entendeu?

Quatro passos para você nunca aprender equações de primeiro grau

É apenas um exemplo isolado. Mas, se você entendeu essa explicação, parabéns! Talvez você não tenha tantas dificuldades para “resolver” uma equação polinomial de primeiro grau. Porém, será que essa é a forma correta de ensinar esse conteúdo pela primeira vez para um aluno do 7º ano do Ensino Fundamental 2?

E como explicar a resolução da equação $3 \cdot (x-1)=-x+10$ pelo método sistemático acima? Fácil?!

E então essa $\cfrac{2 \cdot (2x+5)}{3}+\cfrac{4 \cdot (-x-5)}{4}-\cfrac{5 \cdot (-2x+1)}{12}=0$?

Muitas vezes as equações são odiadas apenas por serem tratadas como métodos sistemáticos, sem nenhuma verificação e aplicação das propriedades matemáticas básicas. É possível resolver as equações $3 \cdot (x-1)=-x+10$ e $\cfrac{2 \cdot (2x+5)}{3}+\cfrac{4 \cdot (-x-5)}{4}-\cfrac{5 \cdot (-2x+1)}{12}=0$ sem falar de macetes decorativos e sobre MMC (nada contra usar MMC).

Não sou contra métodos sistemáticos

Sou contra a utilizar métodos sistemáticos para alunos sem antes apresentar as propriedades fundamentais e que são pré-requisitos importantíssimos para estudar equações. Caso contrário o uso exagerado desse método acaba prejudicando futuros estudos sobre outras equações mais avançadas.

4 passos para resolver equações de primeiro grau que você não pode seguir

Os exemplos não estão detalhados em seu passo a passo.
Passo 1 – Colocar no primeiro membro todos os termos que possuem incógnita
Fixar sempre esse passo pode induzir o aluno que só é possível resolver a equação se deixar os termos que possuem incógnitas no primeiro membro. E isso não é verdade, pois obviamente estamos tratando de uma equação. Veja a equação $2x-1=3x+10$.

Termos com incógnitas no segundo membro:
$-1-10=3x-2x$
$-11=x$
Passo 2 – Colocar no segundo membro todos os termos que não possuem incógnita
É a mesma situação do Passo 1. Veja a equação $2x-1=3x+10$.

Termos sem incógnitas no segundo membro: $2x-3x=10+1$
$-x=11$
$x=-11$

Fixar sempre esse passo pode induzir o aluno que só é possível resolver a equação se deixar os termos que não possuem incógnitas no segundo membro. E isso não é verdade.
Passo 3 – Isolar a incógnita no primeiro membro
Um aluno me perguntou: por que não pode no segundo membro? Pode sim! O professor de um amigo meu disse que não pode. Quando era criança lembro claramente que esse termo "isolar" dava uma confusão danada. Hoje como professor, vejo situações semelhantes.

Talvez essa confusão aconteça porque a aula sobre equações começa diretamente em equações. E isso é um equívoco. Para um aluno que nunca estudou equação, sem ter visto primeiro o que é uma expressão e sentenças matemática, o que é uma igualdade, princípios da igualdade, tornará o seu aprendizado mais difícil.
Passo 4 – Trocou de membro, trocou de sinal
Repito a citação:
Isola $2x$ e passa $+9$ para o outro lado da igualdade. Como $+9$ é positivo passa para o outro lado negativo, ficando $-9$. Como $13$ já está depois da igualdade, não mudamos o sinal. Agora isole $2x$ mais uma vez e resolva $13-9$ que é $4$. Como o $2$ está multiplicando $x$, passa dividindo o $4$. Pronto! $x=2$ Entendeu?
Entenda que esse processo não é errado. O que acredito ser errado é quando a primeiro aula sobre equações, o professor joga isso no quadro e ai de quem perguntar ou duvidar de algo. Bato muito nessa tecla pois já tive professores assim e hoje em dia ainda vejo professores que agem assim.
Concluindo

Por que você não consegue aprender equações polinomiais de primeiro grau?

  • Te ensinaram da forma errada.
  • Não faz sentido: "isola x", "muda o sinal", "passa para o outro lado"!
  • Não domina as quatro operações básicas.
  • Usa macetes matemáticos exageradamente.
Se quiser corrigir esses erros, recomendo o e-book que escrevi sobre esse assunto. Conheça clicando no botão logo abaixo.

[##external-link## E-book equação fácil]

E-book Equação Fácil

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 2



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Quatro passos para você nunca aprender equações de primeiro grau
Quatro passos para você nunca aprender equações de primeiro grau
Quer aprender a resolver equações de primeiro grau da forma correta e definitiva? Então não siga esses 4 passos.
https://4.bp.blogspot.com/-omWBq8TRUCk/WlqHXt8n9eI/AAAAAAAA46g/HDfEq0Mgk9sda2KREk-U9JE-0634OFUEACLcBGAs/s1600/quatro-passos-para-voce-nunca-aprender-equacoes-de-primeiro-grau.png
https://4.bp.blogspot.com/-omWBq8TRUCk/WlqHXt8n9eI/AAAAAAAA46g/HDfEq0Mgk9sda2KREk-U9JE-0634OFUEACLcBGAs/s72-c/quatro-passos-para-voce-nunca-aprender-equacoes-de-primeiro-grau.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/01/quatro-passos-para-voce-nunca-aprender-equacoes-de-primeiro-grau.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/01/quatro-passos-para-voce-nunca-aprender-equacoes-de-primeiro-grau.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar