$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Matemático do dia: Alan Mathison Turing

COMPARTILHE:

Matemático inglês mais conhecido como o pai da Ciência da Computação, Alan Mathison Turing.

O dia de hoje não poderia passar em branco, sem nenhuma homenagem através do imenso campo da internet, ao matemático inglês mais conhecido como o pai da Ciência da Computação, Alan Mathison Turing.

Destaco neste artigo, um vídeo documentário chamado "Máquina de Turing em LEGO", a homenagem da Google, alguns fatos históricos sobre este matemático, um documentário em dois vídeos e algumas fotos.

Matemático do dia: Alan Mathison Turing


Nasceu em 23 de junho de 1912 em Londres, Inglaterra.
Faleceu em 07 de junho de 1954 em Wilmslow, Cheshire, Inglaterra.

Máquina de Turing em LEGO

Este é um curto documentário sobre a Máquina de Turing em LEGO construído por Jeroen van den Bos e Landman Davy no Centrum Wiskunde & Informatica (CWI), Amsterdam (Holanda). Eles construíram-lo para exposição do CIT do "Erfenis Turings", em homenagem ao centenário de nascimento de Alan Turing.

Mais informações: www.legoturingmachine.org

Homenagem da Google

Bela homenagem da Google comemorando o 100º aniversário de Alan Turing. A proposta da Google é muito interessante nesta homenagem. Para quem é leigo em informática e nunca ouviu falar em Turing, o vídeo logo abaixo entenderá melhor esse Doodle.


Ou baixe esse vídeo

Algumas curiosidades e fatos históricos

Alan Turing nasceu em Paddington, Londres. Seu pai, Julius Mathison Turing, era um membro britânico do Serviço Civil Indiano e ele foi muitas vezes no exterior. Mãe de Alan, Ethel Sara Stoney, era filha do engenheiro-chefe das ferrovias Madras e os pais de Alan se conheceram e se casaram na Índia.

Quando Alan tinha cerca de um ano de idade sua mãe ficou com o marido na Índia, deixando Alan na Inglaterra com os amigos da família. Alan foi enviado para a escola, mas não parece ser a obtenção de qualquer benefício que ele foi retirado da escola depois de alguns meses.

Ele foi criticado por sua letra, esforçou-se em Inglês, e até mesmo em Matemática, ele estava muito interessado com suas próprias idéias para produzir soluções para problemas usando os métodos ensinados pelos seus professores. Apesar de produzirem respostas não convencionais, Turing ganhou quase todos os prêmios matemáticos possíveis, em Sherborne.

Em química, ele realizou experimentos seguindo seu próprio roteiro que não agradou sua professora.

Turing aprendeu Matemática avançada na escola, embora os professores não eram provavelmente ciente dos estudos que ele estava fazendo por conta própria. Ele leu os artigos de Einsteins sobre a relatividade e também leu sobre mecânica quântica em Eddington's A natureza do mundo físico.

Apesar dos anos escolares difíceis, Turing entrou na Kings College, Cambridge, em 1931, para estudar Matemática. Isso não foi conseguido sem dificuldade. Turing fez os exames de admissão em 1929 e ganhou uma exposição, mas não uma bolsa de estudos. Não satisfeito com este desempenho, ele levou os exames novamente no ano seguinte, desta vez ganhou uma bolsa de estudos. 

De muitas maneiras, Cambridge era um lugar muito mais fácil para as pessoas não convencionais, como Turing que a escola tinha sido. Ele agora era muito mais capaz de explorar suas próprias idéias e leu Russell's Introdução à filosofia matemática em 1933. Na volta da mesma época ele leu von Neumann's texto de 1932 sobre a mecânica quântica, um assunto que ele voltou para uma série de vezes ao longo de sua vida.

O ano de 1933 viu o início do interesse de Turing em lógica matemática. Ele leu um artigo para o Clube de Ciência na Universidade de Cambridge.

Turing se formou em 1934, em seguida, na primavera de 1935, ele participou de Max Newman's Curso avançado sobre os fundamentos da matemática. Este curso estudado Gödel's resultados da incompletude e de Hilbert's pergunta sobre decidibilidade. Em um sentido "decidibilidade" era uma questão simples, ou seja, dada uma proposição matemática poderia alguém encontrar um algoritmo que decida se a proposta era verdadeiro ou falso.

Enquanto em Princeton Turing tinha jogado com a ideia de construir um computador. Uma vez de volta a Cambridge em 1938, começando a construir um dispositivo analógico mecânico para investigar a hipótese de Riemann, que muitos consideram hoje o maior problema não resolvido na matemática.

Turing voltou para Cambridge para o ano letivo 1947/48, onde seus interesses variaram ao longo de muitos temas distantes a partir de computadores ou matemática, em particular, ele estudou neurologia e fisiologia. 

Ele não se esqueceu dos computadores durante esse período, no entanto, ele escreveu um código para programação de computadores. Ele tinha interesses fora do mundo acadêmico também, tendo tomado o atletismo a sério após o fim da guerra. Ele era um membro da Walton Athletic Club. Ele correu na Maratona de AAA em 1947 e foi quinto colocado.

Turing morreu de envenenamento por cianeto de potássio durante a realização de experimentos de eletrólise. O cianeto foi encontrado em uma maçã comida pela metade ao lado dele.

Trechos traduzidos da biografia de Alan Mathison Turing em groups.dcs.st-and.ac.uk. (inglês)

Leia fatos curiosos e fotos sobre este brilhante matemático em www.turing.org.uk.

Qual o número total de configurações para a Máquina Enigma?

O matemático James Grime mais conhecido através do canal Numberphile no Youtube teve acesso a uma réplica da Máquina Enigma (imagino sua emoção) e produziu um MARAVILHOSO vídeo. A máquina pertence a Simon Singh, autor do livro O Último Teorema de Fermat, que narra a história do enigma mais longo da Matemática, o Último Teorema de Fermat.

Lançado no Brasil pela Editora Record em 1999, o livro teve versão para a televisão na série de documentários científicos da BBC "Horizon".

Leia mais no post completo e assista o vídeo: Qual o número total de configurações para a Máquina Enigma? [vídeo].

Documentário



Ou baixe esse vídeo

Algumas fotos

Alan Turing com dois colegas e um computador Ferranti em janeiro de 1951.

Alan Turing com dois colegas e um computador Ferranti em janeiro de 1951
Imagem: BBC

Monumento em Manchester, UK.

Monumento em Manchester, UK.

Monumento em Manchester, UK.

Monumento em Manchester, UK.

Alan Turing esportista.

Alan Turing esportista.


Máquina de Turing.

Máquina de Turing.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 1



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Matemático do dia: Alan Mathison Turing
Matemático do dia: Alan Mathison Turing
Matemático inglês mais conhecido como o pai da Ciência da Computação, Alan Mathison Turing.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEidXPEBcyIqsNzZiTcWSTZcVq3cc1msHRf7DsUzONI93B9psXsikl11Of1_7xEPWvVhonojoVFjcBogj7GAI9WnBdiBDieIwgFfzNj83L6MfMNyoKwgoBqqV4_u7T2T-Ypu6eqcIwOFMuY/s1600/Alan_Turing_doodle.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEidXPEBcyIqsNzZiTcWSTZcVq3cc1msHRf7DsUzONI93B9psXsikl11Of1_7xEPWvVhonojoVFjcBogj7GAI9WnBdiBDieIwgFfzNj83L6MfMNyoKwgoBqqV4_u7T2T-Ypu6eqcIwOFMuY/s72-c/Alan_Turing_doodle.jpg
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2012/06/matematico-do-dia-alan-mathison-turing.html?m=0
https://www.prof-edigleyalexandre.com/?m=0
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2012/06/matematico-do-dia-alan-mathison-turing.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar