Ofertas em Destaque na Semana Black Friday
Validade: até 25/Novembro às 23h59

Assista aos vídeos e entenda como os nazistas utilizaram a Enigma, como os matemáticos decifraram seu código e qual o número total de configurações para a Máquina Enigma.
O matemático James Grime mais conhecido através do canal Numberphile no Youtube teve acesso a uma réplica da Máquina Enigma (imagino sua emoção) e produziu um MARAVILHOSO vídeo. A máquina pertence a Simon Singh, autor do livro O Último Teorema de Fermat, que narra a história do enigma mais longo da Matemática, o Último Teorema de Fermat. Lançado no Brasil pela Editora Record em 1999, o livro teve versão para a televisão na série de documentários científicos da BBC "Horizon".

Já havia assistido esse vídeo, mas creio que na época não tinha esse sistema de legendas do Youtube ou ele estava em fase de implementação. Não sei. Não pesquisei (risos). Só sei que é um ótimo vídeo para as aulas de Matemática. E por que não em uma aula de Matemática com História da Segunda Guerra Mundial?

Qual o número total de configurações para a Máquina Enigma? [vídeo]

Enigma é o nome pelo qual é conhecida uma máquina eletromecânica de criptografia com rotores, utilizada tanto para criptografar como para descriptografar códigos de guerra, usada em várias formas na Europa a partir dos anos 1920. A sua fama vem de ter sido adaptada pela maior parte das forças militares alemãs a partir de cerca de 1930. A facilidade de uso e a suposta indecifrabilidade do código foram as principais razões para a sua popularidade. O código foi, no entanto, decifrado, e a informação contida nas mensagens que ela não protegeu - frustrando a segunda tentativa dos alemães de obterem dominação em âmbito mundial - é geralmente tida como responsável pelo fim da Segunda Guerra Mundial, a qual poderia durar mais de dois anos. [Wikipédia]

Assista aos vídeos e entenda como os nazistas utilizaram a Enigma, como os matemáticos decifraram seu código e qual o número total de configurações para a Máquina Enigma.

O matemático inglês Alan Turing e sua equipe do Bletchley Park decifraram o código durante a Segunda Guerra Mundial. A história do matemático é destaque no filme "O jogo da imitação", um dos indicados para o Oscar de Melhor Filme deste ano. Mas ele não foi o primeiro a desvendar os segredos da Enigma. [Leia mais em Poloneses foram os primeiros a decifrar código Enigma de Made for Minds]


Assista aos vídeos


Vídeo 1 - 2.936.219 visualizações Continuação - 2.165.580 visualizações
Ative as legendas para Português do Brasil.


Quer testar a Enigma? Baixe esse simulador!



Enigma Simulator v7.0
Funciona no Windows, Linux (com o WINE) e Mac.
Esse site é muito legal!


Parte frontal do simulador
Enigma aberto.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: