Proporção áurea ou número de ouro é uma constante algébrica irracional identificada pela letra grega φ (phi). Essa constante (aproximadamente 1,618), desde a antiguidade é aplicada na arte e com mais frequência na natureza. Justamente por haver essa frequência, o número de ouro ganhou um status de "quase mágico", sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores.
Proporção áurea ou número de ouro é uma constante algébrica irracional identificada pela letra grega φ (phi). Essa constante (aproximadamente 1,618), desde a antiguidade é aplicada na arte e com mais frequência na natureza. Justamente por haver essa frequência, o número de ouro ganhou um status de "quase mágico", sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores. O fato de ser encontrado através de desenvolvimento matemático é que o torna fascinante.
Proporção áurea, sequência de Fibonacci e o logo da Apple
Aplicação matemática no logo da Apple.

Alguns exemplos envolvendo o número áureo:
  • Semente de girassol.
  • Folhas das árvores.
  • População de abelhas.
  • A altura do corpo humano e a medida do umbigo até o chão.
  • A altura do crânio e a medida da mandíbula até o alto da cabeça.
  • A medida da cintura até a cabeça e o tamanho do tórax.
  • A medida do ombro à ponta do dedo e a medida do cotovelo à ponta do dedo.
  • O tamanho dos dedos e a medida da dobra central até a ponta.
  • A medida da dobra central até a ponta dividido e da segunda dobra até a ponta.

E uma das mais famosas aplicações, o Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci. Sobre a sequência de Fibonacci, não há muito que dizer, o vídeo abaixo (A natureza e o número) fala mais que mil palavras. Algumas outras situações podem serem vistas assistindo esse excelente vídeo.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: