Alexander Aitken foi o maior matemático de sua época e possuía um cérebro computacional impressionante que pode completar os desafios que hoje estão reservados para os computadores mais complexos.
Alexander Aitken foi o maior matemático de sua época e possuía um cérebro computacional impressionante que podia completar os desafios que hoje estão reservados para os computadores mais complexos. Como um dos cérebros matemáticos mais notáveis de todos os tempos, Aitken poderia recitar 707 casas decimais para Pi, multiplicar dois números de nove dígitos em sua cabeça em 30 segundos e tornar a 26 frações decimais, em menos de cinco segundos.

Matemático Alexander Aitken. O computador humano

A habilidade fenomenal de Aitken na aritmética mental fez dele a maior calculadora mental para quem não há qualquer registro confiável. Em testes psicológicos na Grã-Bretanha na década de 1920 ele levou 30 segundos para multiplicar 987.654.321 por 123.456.789 e produzir a resposta correta: 121.932.631.112.635.269. Pedido para tornar a fração 4/47 como um decimal, ele esperou quatro segundos e respondeu: "Ponto 08510638297872340425531914 - e isso é tanto quanto eu posso carregá-lo."

Matemático Alexander Aitken - o computador humanoEle poderia fazer uma série de cálculos aritméticos mentais e mantinha as respostas para todas elas na sua cabeça o tempo suficiente para trazê-los todos juntos no final e ter a resposta final.

O trabalho matemático  de Aitken estava em análise estatística, análise numérica e álgebra. Em análise numérica, ele introduziu a ideia de acelerar a convergência de um método numérico. Ele também introduziu um método de interpolação linear progressivo. Na álgebra ele fez contribuições para a teoria dos determinantes.

Seus principais interesses matemáticos foram em Matemática Atuarial, Álgebra Linear, Métodos Numéricos e Estatística. Econometristas beneficiaram especialmente a partir de suas aplicações de álgebra matricial para problemas em análise numérica, bem como suas contribuições para a teoria estatística de modelos lineares.

Ele publicou sobre temas como grupos simétricos, invariantes, a solução de equações lineares e polinomiais, problemas de valores próprios e algoritmos computacionais.

[Leia mais sobre Alexander Aitken em nzedge.com e apprendre-math.info]
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: