Se apaixone pela Física

COMPARTILHE:

O blog é sobre Matemática, certo? O que tem em comum com a Física? Tudo! Isaac Newton não me deixa mentir, quando, com mais ou mesmo aos 20 anos de idade, contribuiu para o desenvolvimento do Cálculo Diferencial e Integral, quando se formara na universidade. É óbvio que um dos campos da Ciência, altamente interligado com a Matemática, é a Física.

O blog é sobre Matemática, certo? O que tem em comum com a Física? Tudo! Isaac Newton não me deixa mentir, quando, com mais ou mesmo aos 20 anos de idade, contribuiu para o desenvolvimento do Cálculo Diferencial e Integral, quando se formara na universidade. É óbvio que um dos campos da Ciência, altamente interligado com a Matemática, é a Física.

Se apaixone pela Física


Compartilho aqui com vocês, um vídeo espetacular que encontrei no youtube. Sempre busco na rede por vídeos desse tipo, independente se é sobre Física, Matemática, Química, etc.

O vídeo foi lançado há 12 dias e até a data desse post marca mais de 5,5 milhões de visualizações. Quantum Levitation (Levitação Quântica).


Fui pesquisar um pouco e descobri, em um exemplo claro, que o experimento mostrado no vídeo é semelhante a um sistema conhecido como Maglev (Magnetic levitation transport). Um sistema usado em trens super velozes que podem ultrapassar os 650km/h. Como o custo é enorme para produção desses trens, existe apenas uma linha comercial em Xangai. Essa linha faz o percurso de 30 km em 8 minutos.

Existem três tipos primários de tecnologia aplicada aos maglev. Uma que é baseada em ímãs supercondutores (suspensão eletrodinâmica), outra baseada na reação controlada de eletroímãs, (suspensão eletromagnética) e a mais recente e potencialmente mais econômica que usa ímãs permanentes (Indutrack).
O Japão e a Alemanha, são os países que mais têm pesquisado esta tecnologia, tendo apresentado diversos projetos. Num deles o trem é levitado pela força repulsiva dos polos idênticos ou pela força atrativa dos polos diferentes dos ímãs. O trem é propulsionado por um motor linear, colocado na linha, no trem ou em ambas. Bobinas elétricas são massivamente colocadas ao longo da linha de modo a produzir o campo magnético necessário para a movimentação do trem, especulando-se que por isso que a construção de tal linha teria custos enormes. [via Wikipédia: wikipedia.org/wiki/Maglev]

Leia também sobre o Efeito Meissner.

No site www.quantumlevitation.com tem mais informações sobre essa fantástica experiência.

[Vídeo incorporado de youtube.com/user/ASTCvideos]

COMENTÁRIOS

BLOGGER
Nome

android,27,aplicações matemáticas,119,Aprender Matemática,30,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,49,Blogger,3,Camisetas de exatas,3,Carl Sagan Day,1,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,102,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,1,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,43,divulgação,60,E-book,4,Editorial,21,educação,106,ENEM,1,ensino,139,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,9,geogebra,78,GifsMatemáticos,5,google,42,história da matemática,40,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,19,iPad,7,iPhone,3,jogos,27,Katex,1,Latex,20,LibreOffice,11,linux,49,Livro GeoGebra,5,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,20,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,23,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,4,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,17,Telegram,8,TexMath,4,TIC,32,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,104,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,30,Youtube,16,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Se apaixone pela Física
Se apaixone pela Física
O blog é sobre Matemática, certo? O que tem em comum com a Física? Tudo! Isaac Newton não me deixa mentir, quando, com mais ou mesmo aos 20 anos de idade, contribuiu para o desenvolvimento do Cálculo Diferencial e Integral, quando se formara na universidade. É óbvio que um dos campos da Ciência, altamente interligado com a Matemática, é a Física.
http://4.bp.blogspot.com/-Cyj7tytrjSQ/Tqw5sOB8DAI/AAAAAAAAB9c/vWKGxjepnFg/s1600/Se+apaixone+pela+F%25C3%25ADsica.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-Cyj7tytrjSQ/Tqw5sOB8DAI/AAAAAAAAB9c/vWKGxjepnFg/s72-c/Se+apaixone+pela+F%25C3%25ADsica.jpg
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2011/10/se-apaixone-pela-fisica.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2011/10/se-apaixone-pela-fisica.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar