Ofertas em Destaque na Semana Black Friday
Validade: até 25/Novembro às 23h59

Caso você seja leigo em Matemática, não se espante com a pergunta no título deste post. Para os aficionados por essa ciência linda, não há porque ficar perplexo. No máximo podemos ficar maravilhados em ver como a Matemática pode ser aplicada.
Caso você seja leigo em Matemática, não se espante com a pergunta no título deste post. Para os aficionados por essa ciência linda, não há porque ficar perplexo. No máximo podemos ficar maravilhados em ver como a Matemática pode ser aplicada.


Leia também:

Lendo um longo e gostoso artigo publicado no Math-blog por John F. McGowan, Ph.D. em Matemática Aplicada, me instigou de instantâneo a compartilhá-lo aqui. O post começa com uma citação do 37º Presidente dos Estados Unidos, Richard M. Nixon, ao falar sobre a guerra contra ao câncer.
"Também vou pedir uma apropriação de um extra de $100 milhões para lançar uma intensa campanha para encontrar a cura para o câncer, e vou pedir mais tarde para que os fundos adicionais possam ser efetivamente usados. O tempo chegou na América, quando o mesmo tipo de esforço concentrado que dividiu o átomo e levou o homem à lua deve ser voltado para o horror dessa doença. Vamos fazer um compromisso nacional total para atingir esse objetivo." [Discurso do Estado da União, 1971]

O artigo discute o uso de novas tecnologias computacionais capazes de utilizar sistemas inteligentes para executar cálculos matemáticos afim de identificar e matar as células provocadoras do câncer. Não me surpreende em ver o uso de softwares open source (código aberto) nesse projeto.
Há uma série de tentativas atuais para aplicar a Matemática para a cura ou o tratamento do câncer. Um grande número são tentativas de uso de equações diferenciais para modelar o crescimento e a propagação do câncer e sua resposta a vários tratamentos do sistema imunológico...[Trecho do artigo]
A citação acima já é suficiente para deixá-lo curioso?

Leia o artigo original.

Boa leitura.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: