Ofertas em Destaque na Semana Black Friday
Validade: até 25/Novembro às 23h59

Conheci um outro método, que é muito interessante e simples, é o método da malha de multiplicação ou método da caixa. Se você precisar multiplicar números grandes rapidamente e sem o incômodo de um método padrão você pode usar o método da caixa.
Conheço alguns métodos para resolver operações matemáticas de multiplicação, como por exemplo, o uso de retas concorrentes como mostra este vídeo.

Conheci um outro método, que é muito interessante e simples, é o método da malha de multiplicação ou método da caixa. Se você precisar multiplicar números grandes rapidamente e sem o incômodo de um método padrão você pode usar o método da caixa.


São 5 passos para fazer multiplicações com números grandes, mas antes é necessário ter em mãos uma malha quadriculada ou papel milimetrado para realizar esses passos.

Acesse o post Gerador de papel milimetrado para desenhos gráficos, para imprimir uma malha quadriculada e siga os passos lendo How to Multiply Large Numbers Quickly With the Box Method. Apesar de estar em inglês é muito intuitivo.

Esta atividade é excelente para alunos do 5º e 6º ano, com dificuldades nestas continhas. Espero que seja útil.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

6 comentários:

  1. Esse método é bem interessante. Eu conhecia como Método da Gelosia. Veja o artigo que fiz: http://obaricentrodamente.blogspot.com.br/2011/12/o-metodo-da-gelosia-para-multiplicacoes.html

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kleber!

      De qualquer forma, independente do nome, é um recurso válido.

      Obrigado compartilhar o link.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Vou apresentar essa técnica para meus alunos amanhã, já que estamos estudando conversão de bases decimal, binário, hexadecimal... valeu, fessô!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Neto!

      É uma técnica válida para alunos que tem dificuldade de aprender pelos métodos convencionais atuais. Me diz depois se funcionou bem nas suas aulas.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Ótima dica prof. Edigley!

    Esse método é uma boa alternativa até mesmo para alunos que estão no ensino médio, mas que possuem uma certa dificuldades com as operações básicas. Obrigado por divulgar...

    Romirys Cavalcante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Romirys!

      Tem professores que são contra a métodos deste tipo. Eu acredito que se for pra ajudar, sempre será bem vindo. Atrapalhar que não vai.

      Um abraço!

      Excluir