Ofertas em Destaque na Semana Black Friday
Validade: até 25/Novembro às 23h59

Ontem, entre um cochilo e outro rsrs, assistia a programação da TV Escola, quando começa um documentário que chamou muito a minha atenção e tirou meu sono. O documentário falava sobre as descobertas científicas de Heron de Alexandria.
Ontem, entre um cochilo e outro rsrs, assistia a programação da TV Escola, quando começa um documentário que chamou muito a minha atenção e tirou meu sono. O documentário falava sobre as descobertas científicas de Heron de Alexandria.

Suas invenções há dois mil anos, são a base de grandes invenções modernas de hoje, como por exemplo a máquina a vapor. Procurei o vídeo no canal da TV Escola no youtube e não encontrei, mas assista este vídeo (versão original).

Pensando nisso, resolvi "eleger" os $7$ maiores matemáticos gregos, de acordo com suas grandes contribuições para o desenvolvimento da humanidade. Segue abaixo a lista e um breve resumo sobre cada um deles.

Esta sequência numérica serve apenas para classificação desta lista, mas, caso algum matemático não esteja listado, fique a vontade para descrevê-lo nos comentários.

Top 7 matemáticos gregos

Heron de Alexandria

Heron foi um inventor, matemático e amante do teatro que morava na colônia grega de Alexandria, no Egito. Os historiadores contestam a sua data de nascimento e morte, bem como a autoria de muitas obras tradicionalmente creditadas a ele. Muito dessa confusão pode ser atribuída ao fato de que "Heron" era um nome muito comum no seu dia.

No entanto, o nome de Heron tenham aderido à fórmula para a área de um triângulo em termos de comprimentos seus efeitos colaterais. Se um triângulo tem lados medindo $a$, $b$ e $c$, então a sua área é:

$\sqrt{s(s-a)(s-b)(s-c)}$

onde $s$ é a metade do perímetro do triângulo,  $\cfrac{a+b+c}{2}$

Pitágoras

A maioria das pessoas o conhecem por causa do Teorema de Pitágoras, expressa pelo algoritmo $a^2+b^2=c^2$. Mesmo que este teorema tenha sido descoberto e estudado fora da Grécia, mas Pitágoras e seus discípulos foram os primeiros a elaborar uma prova formal da esta famosa expressão matemática. Eles foram também o primeiro a provar que a raiz quadrada de $2$ é um número irracional. Lembrando que Pitágoras não admitia tais números.

Arquimedes

À semelhança de outros antigos cientistas gregos, Arquimedes não era apenas um matemático, mas também um astrônomo, físico e engenheiro que colocar seus talentos e as descobertas em prática para melhorar a vida das pessoas. Enquanto ele é mais famoso por suas façanhas de engenharia, ele também foi um brilhante matemático de seu tempo. Arquimedes foi o primeiro a provar que a área de um círculo é $\pi r^{2}p$ (pi vezes o raio ao quadrado), bem como fornecer uma estimativa mais fina de $\pi$.

Eratóstenes

Eratóstenes ganhou fama por descobrir um método puramente geométrico de cálculo da circunferência da Terra, e ser o primeiro a fazê-lo com um incrível nível de precisão, considerando o conhecimento geográfico limitado disponível no seu dia. Embora Eratóstenes empregava a maioria de seus avanços matemáticos a serviço de cartografia e geografia, também contribuíram com ideias para a matemática pura. Por exemplo, ele inventou um método para encontrar todos os números primos até um determinado número $n$, o chamado Crivo de Eratóstenes.


Euclides

Euclides é muitas vezes referido como o "Pai da Geometria" por seus avanços na geometria clássica e teoria dos números. Sua obra mais famosa escrito: "Os Elementos" é um conjunto de $13$ volumes que cobrem métodos de prova lógica, números primos, teoria dos números, geometria plana e geometria tridimensional. As obras foram utilizadas como padrão textos matemáticos até $1800$. Entre suas descobertas está uma prova de que existem infinitos números primos, e que cada número tem uma única fatoração prima. Para provar que o conjunto de números primos é infinito, Euclides usou um método chamado de contradição, assumindo que o conjunto era finito.

Diofanto

Diofanto foi outro matemático grego de Alexandria. Obra mais famosa Diofanto é Arithmetica, um tratado que contém centenas de problemas e soluções na área de equações indeterminadas inteiras. Tais equações agora tem o seu nome, como são chamadas equações diofantinas. Um exemplo típico de um problema simples é encontrar todas as soluções de números inteiros $x$, $y$ e $z$ com a equação $3x+2y+5z=241$.

Diofanto também propôs equações mais desafiadores envolvendo potências - com quadrados, cubos, etc.

Pappus de Alexandria

Muitas vezes considerado o último dos grandes antigos matemáticos gregos. Como Euclides, Pappus foi prolífico e seus trabalhos foram compilados em vários grossos volumes. Sua área favorita de estudo era de geometria, onde fez muitas descobertas notáveis, como o Teorema Hexagonal e a Corrente de Pappus.

Fonte de apoio: Wikipédia

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

4 comentários:

  1. Sei lá professor mas tipo, bem que você poderia dar uma verificada no tumblr as vezes.

    ResponderExcluir
  2. Você formou-se na Uern de Mossoró? como posso encontra-lo no facebook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Paulo! Ver link para as redes sociais na biografia curta sobre o autor da postagem.

      Abraço!

      Excluir