Mini tutorial que dedica-se a professores leigos, que, quando o assunto é a inserção de equações matemáticas em suas avaliações escolares, se torna uma tarefa difícil. A única coisa necessária para tornar-se ágil nas elaborações de equações é ter um mouse.
Existe diversas maneiras de inserir equações e fórmulas matemáticas em documentos, dos mais variados tipos. Softwares online, extensões para navegadores, suítes de aplicativos, são alguns exemplos.

Quase todos os dias me deparo com professores, pessoalmente ou pela internet, que sentem ainda alguma dificuldade em manipular seu computador e os programas nele instalados. Mas, me refiro especificamente, a professores de Matemática que tentam se informatizar para tornar sua vida profissional mais produtiva e ágil.

Insira equações matemáticas nas suas avaliações com o Word 2010

O mini tutorial a seguir, dedica-se a professores leigos, que, quando o assunto é a inserção de equações matemáticas em suas avaliações escolares, se torna uma tarefa difícil. A única coisa necessária para tornar-se ágil nas elaborações de equações é ter um mouse.

Supondo que tenha o Microsoft Office instalado no seu notebook ou computador, abra o Word 2007 ou 2010.

Geralmente equações e fórmulas são inseridas em lista de exercícios. Vamos criar uma lista de exercícios bem simples sobre equação do 2º grau. (clique nas imagens para ampliar)

1º) Após abrir um documento vazio, clique na aba (ou menu) Inserir.

Insira equações matemáticas nas suas avaliações com o Word 2010 - Inserir


2º) Agora no canto superior direito da janela, clique em Equação


Insira equações matemáticas nas suas avaliações com o Word 2010 - menu equações


3º) Uma nova aba (Design) se abrirá mostrando todos os botões e funções para editar/inserir equações e fórmulas. O primeiro grupo de botões são as equações pré editadas, próprias do sistema. 

Insira equações matemáticas nas suas avaliações com o Word 2010 - equações pré editadas


4º) O segundo grupo de botões são todos os símbolos e conectores matemáticos necessários e importantes.

Insira equações matemáticas nas suas avaliações com o Word 2010 - equações pré editadas


5º) O terceiro grupo de botões, se encontra toda a estrutura de como editar/inserir as mais simples equações, como também as mais avançadas, vistas normalmente em cursos superiores.

Insira equações matemáticas nas suas avaliações com o Word 2010 - estrutura de equações


Veja o vídeo abaixo mais detalhes destes botões.

[Vídeo incorporado de youtube.com/user/edigleyg3]

Para que domine bem esses tipos de edições de equações no Word, é necessário apenas que pratique muito, visto que o processo é muito simples e depende apenas de clicar em botões e organizar o local onde serão inseridas as equações ou fórmulas. Diferentemente de editar equações em LaTex, que exige um mínimo de compreensão dos comandos que geram cada tipo de equação.
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: