Ofertas em Destaque na Semana Black Friday
Validade: até 25/Novembro às 23h59

O museu tem o propósito de mostrar a Matemática de forma divertida, através de objetos manipuláveis e que o visitante possa realmente "brincar" e aprender com esses objetos. Um exemplo interessante é a bicicleta de rodas quadradas.
Se existe um ponto turístico (já considero assim, pois é o único) que desejaria conhecer em Nova Iorque, este é o Museu de Matemática de Manhattan. Quando vi as cores do logo do museu em seu site, não pensei em outra coisa a não ser no Google

Museu de Matemática de Manhattan - logo

Museu de Matemática de Manhattan

O projeto atual foi idealizado a partir de exposições itinerantes chamada de Math Midway, que conseguiu arrecadar 22 milhões de dólares, sendo que 2 milhões foram doados pela Google. A inspiração veio do antigo museu em Long Island criado pelo ex-professor de Matemática Glen Whitney, mas que foi fechado em 2006.

O Museu Nacional de Matemática recebeu a sua carta oficial do Departamento de Educação do Estado de Nova Iorque em 17 de novembro de 2009.

O museu tem o propósito de mostrar a Matemática de forma divertida, através de objetos manipuláveis e que o visitante possa realmente "brincar" e aprender com esses objetos. Um exemplo interessante é a bicicleta de rodas quadradas.

Museu de Matemática de Manhattan - Bicicleta de roda quadrada



O museu tem um estúdio de design chamado Mathenaeum que permite aos visitantes criarem figuras geométricas como nunca sonharam antes.

O projeto vai muito além de mostrar a Matemática de forma descontraída, ele também abre espaço para grandes teorias abstratas da Matemática, como teoria dos números e topologia.

Queremos expor a amplitude e a beleza da matemática. Afirmou Whitney, ex-professor de matemática  e idealizador do projeto.


Acesse o artigo MoMath: Manhattan's Museum of Mathematics, em www.newscientist.com para ler mais informações sobre esse lindo projeto.

Acesse também o site oficial do museu e veja a galeria de imagens e vídeos.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: