Ofertas em Destaque na Semana Black Friday
Validade: até 25/Novembro às 23h59

O prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg, ficou meio confuso ao lançar um plano de racionamento de combustível, depois dos desastres causados pelo furação Sandy; onde organizou o sistema de abastecimento de acordo com os números das placas dos carros dos habitantes da cidade.
Faço essa clássica pergunta, presente no título deste post, todos os anos para uma determinada turma na escola que trabalho. A maioria erram ou ficam neutros quanto a dar uma resposta definitiva. A verdade é que ainda se confundem muito. O prefeito de Nova Iorque também!

Afinal, zero é um número Par ou Ímpar

O prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg, ficou meio confuso ao lançar um plano de racionamento de combustível, depois dos desastres causados pelo furação Sandy; onde organizou o sistema de abastecimento de acordo com os números das placas dos carros dos habitantes da cidade.

Aqueles com placas que terminam em um número par, ou o número zero, será capaz de comprar gás ou diesel apenas em dias de números pares, como sábado 10 de novembro. Disse o prefeito.

Não somente o prefeito, mas a polícia também se confundiu, chegando ao ponto de deixar passar carros com placas contendo zeros, porque não sabia se era par ou ímpar.

Leia a matéria completa, dados históricos sobre o zero e uma resposta rápida para essa questão, acessando o artigo Is zero an even number em www.bbc.co.uk.

Esta pergunta ainda gera grandes discussões. Uns dizem que 0 é par, outros dizem que é ímpar e outros afirmam que não é par e nem ímpar. E agora? O matemático (da Universidade de Cambridge), descrito no artigo citado no link acima, afirma que 0 é par. E aí? (rsrs!)

Algumas demonstrações matemáticas apontam para a veracidade de que 0 é par, pelo fato de 0 estar na forma 2k, isto é, múltiplo de 2. E 2k+1 ou 2k-1, sendo ímpar, com k pertencente ao conjunto dos números inteiros. Numa linguagem mais clara, escolha um número inteiro qualquer e multiplique por 2, o resultado será um número par. 2x1=2 (2 é par), 2x2=4 (4 é par), 2x3=6 (6 é par), 2x5=10 (10 é par)...

Uma demonstração matemática é absoluta, verdadeira, é incontestável. Mas um problema ainda resiste a essa teoria. O zero por ser divido por 2? Ou qual o número que multiplicado por 2 resulta em zero? A resposta é óbvia. Zero.

Mas o zero por ser dividido por zero? É aqui que mora as maiores discussões.

Desculpe-me caro leitor, visitante. Este artigo possui mais perguntas do que respostas (rsrs!).

Para quem estar "fora da matemática", é mais fácil apontar uma resposta definitiva. Para matemáticos, sempre existirá uma contradição, uma exceção para alguma situação não-lógica.

Particularmente, considero 0 como um número Par. Não me pergunte o porquê! (rsrs!)

Recomendo a leitura desse texto que argumenta sobre a divisão por zero.

Recomendo que assista o vídeo abaixo do +MatematicaRio.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: