$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Como se motivar para estudar Matemática no início do ano letivo?

COMPARTILHE:

Todos curtiram suas férias merecidas com tudo que tem direito. Agora está na hora de voltar à rotina de estudos.

Todos curtiram suas férias merecidas com tudo que tem direito. Agora está na hora de voltar à rotina de estudos. Não é fácil voltar às aulas empolgados e dispostos para cursar mais quatro bimestres intensos de muita leitura e estudos.

Imagine a situação de ter que assistir duas ou três aulas de Matemáticas às 7 horas da manhã. No meu caso, darei 3 aulas consecutivas no turno vespertino (risos). Já fui aluno, sei como é.

Neste artigo, destaco algumas dicas como driblar os primeiros dias do ano letivo e como se motivar para estudar Matemática e obter bons resultados durante o ano inteiro. Antes de tudo quero registrar que obter boas notas não deve ser encarado como fator motivador.

Leia também: Como se motivar para estudar Matemática no final do ano letivo?

Como se motivar para estudar Matemática no início do ano letivo?

1 - Cronograma de estudos

Organizar um cronograma de estudos específico para Matemática, é um dos primeiros passos que deve ser tomado, afim de gerenciar todo o tempo disponível para estudos e entretenimento pessoal. Neste cronograma você deve anotar horários específicos para se dedicar a estudar os conteúdos de maneira programada e assídua, de acordo com o andamento da disciplina. E, é claro não deixar de fora seus horários pré-estabelecidos pela escola, para atividade física e suas atividades pessoais fora da escola.

2 - Grupo de estudos

Uma das melhores formas de estudo, que inclusive é adotada por universitários. Montar grupos de estudos é uma forma prazerosa de estudar com os colegas e amigos da mesma classe, onde uns ajudam os outros naquilo que sentem maior dificuldade. As reuniões podem ser programadas de acordo um cronograma, como citado anteriormente, que pode ser usado para melhor distribuição do tempo. O número de estudantes para os grupos de estudos variam de 3 a 7 pessoas. O local deve ser escolhido seguindo alguns critérios, caso as reuniões não sejam na escola (biblioteca ou sala de estudos). Esses critérios deve-se levar em conta, principalmente, o nível de barulho na casa escolhida para reunir o grupo e um espaço adequado para isso.

3 - Leia mais

Manter o hábito da leitura é sempre bom, para a Matemática não é diferente. É importante expandir o que é estudado em sala, pesquisando sobre novos autores e os assuntos que mais lhe atraem. Não espere apenas pelo que o professor ministra em suas aulas. Muitas vezes um determinado conteúdo matemático pode se tornar mais atraente de acordo com a linguagem adotada pelo professor e as aplicações matemáticas por ele abordadas. Recomendo sempre que inclua na leitura diária tópicos sobre a História da Matemática, biografias de grandes matemáticos e seus fantásticos feitos.

4 - Motive o seu professor

Parece um absurdo, mas acredito que grande parte da motivação de um professor em sala de aula, se deve as contribuições dos alunos durante as aulas que ele ministra. Particularmente, a maioria das inspirações que tenho vêm dos meus alunos, na forma de questionamentos sobre teorias matemáticas, de física, astronomia, enfim, todas as curiosidades que eles "jogam" durante uma discussão. As respostas podem ser trabalhadas para as próximas aulas, colocando o aluno para pesquisar sobre suas próprias dúvidas, e, por fim, gerando mais um debate construtivo, divertido e matemático.

Motivar o seu professor, é não se satisfazer com as suas aulas. É nunca se satisfazer com a primeira explicação sobre equação do 1º grau, exposta no quadro. É questionar como o professor expõe suas aulas teóricas e práticas. É incentivá-lo para buscar novas fontes de aprendizado para seus alunos.

Professor motivado é garantia de aula divertida, sem perder o foco na aprendizagem.

Essas dicas podem surtir efeitos positivos se aplicadas do início ao final do ano letivo. E você como encontra motivação para estudar Matemática?

Será que a motivação para estudar Matemática, vem do nível de quociente de inteligência de um estudante? Ou, se um aluno consegue entender cálculos matemáticos, consequentemente ele se motivará mais, pelo fato de ter habilidades com os números?

Escreverei sobre esse tema em outro artigo.

COMENTÁRIOS



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Como se motivar para estudar Matemática no início do ano letivo?
Como se motivar para estudar Matemática no início do ano letivo?
Todos curtiram suas férias merecidas com tudo que tem direito. Agora está na hora de voltar à rotina de estudos.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLTKlIo_hDIMhQKBKWLaxiJP-n4NpxGjh7wb6X7qVhYW7VQENGBsFw2QvUPsPTnb4ijO1z8WCx_fb8DjVaBgIGpU1z1VJdWkFBGp4KzembXg2igHX4KKCzleV-8gZa2ibtkVBS83X1VOq4/s1600/motivar-para-estudar-matematica-no-inicio-do-ano-letivo.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLTKlIo_hDIMhQKBKWLaxiJP-n4NpxGjh7wb6X7qVhYW7VQENGBsFw2QvUPsPTnb4ijO1z8WCx_fb8DjVaBgIGpU1z1VJdWkFBGp4KzembXg2igHX4KKCzleV-8gZa2ibtkVBS83X1VOq4/s72-c/motivar-para-estudar-matematica-no-inicio-do-ano-letivo.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2013/02/como-se-motivar-para-estudar-matematica-no-inicio-do-ano-letivo.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2013/02/como-se-motivar-para-estudar-matematica-no-inicio-do-ano-letivo.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar