Neste artigo disponho mais um widget que criei usando o Wolfram Alpha. Nele é possível calcular variações entre seus catetos e a hipotenusa. Para isso basta informar o valor numérico para duas das três variáveis (catetos menor, cateto maior e hipotenusa) e uma variável usando um letra qualquer.
O Teorema de Pitágoras pode ser escrito como uma equação que relaciona os comprimentos dos lados a, b e c em um triângulo retângulo, muitas vezes ele é chamado de Equação de Pitágoras. Sua forma algébrica é: a² + b² = c². A chave para a fórmula de distância, o teorema está implicitamente presente em todos os modelos científicos e cálculos de engenharia que envolvem relações espaciais ou trigonometrias.

Neste artigo disponho mais um widget que criei usando o Wolfram Alpha. Nele é possível calcular variações entre seus catetos e a hipotenusa. Para isso basta informar o valor numérico para duas das três variáveis (catetos menor, cateto maior e hipotenusa) e uma variável usando um letra qualquer. Neste caso, as letras ab ou c.

Faça cálculos com o Teorema de Pitágoras usando este widget

Faça alguns testes a vontade inserindo as informações no widget abaixo.

ABRIR WIDGET

Uma nova janela suspensa (Lightbox) se abrirá mostrando a solução.

Exemplo:
Cateto menor: 3
Cateto maior: b
Hipotenusa: 5

Quer construir seu próprio widget? Acesse o artigo 5 passos para criar widgets com o Wolfram|Alpha para assistir o passo a passo de como criar seu próprio widget.

Acesse a galeria de widgets no blog.

ATENÇÃO: Este widget não tem a função de responder todas as suas perguntas com base em alguma consulta, mas auxiliá-lo na verificação de soluções e compreensão de como encontrar a solução de uma equação pitagórica. Ele servirá apenas com uma ferramenta que comprovará os resultados obtidos de forma manual.

ABRIR WIDGET
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: