O Pi Day (Dia do Pi) é comemorado em 14 de março em todo o mundo. Ele é o símbolo usado na Matemática para representar a constante π=3,141592653589...
O catolicismo celebra um novo papa. Os amantes do futebol elegem e celebram o melhor jogador do mundo. No cinema, a academia escolhe o melhor filme do ano. E por ai vai (risos). Qual o problema de nós, matemáticos, comemorarmos o $\pi$ (Pi) Day?

O Pi Day (Dia do Pi) é comemorado em 14 de março em todo o mundo. Ele é o símbolo usado na Matemática para representar a constante $\pi=3,141592653589...$

Cada um escolhe a sua melhor forma de se divertir. Sejam em festas juninas, carnaval, retiro espiritual, etc. Os matemáticos do mundo todo, tem um gosto bem particular. Comemorar o Dia do Pi $\pi$.

Por que comemorar o Pi Day?

Mas, qual a razão para essa comemoração? O $\pi$ (Pi) faz-se presente em todas as maravilhas da Matemática em uma ideia simples. Basta dividir o comprimento de um círculo pelo seu diâmetro e você vai obter um número $\pi$. Você pode testar esse fato com uma lata de base circular ou com o planeta Terra. Não importa a dimensão, sempre encontraremos $\pi=3,141592653589...$

Alguns artigos sobre Pi:

Conta a história que, por volta de 1650 anos a.C., viveu um escriba egípcio chamado Aahmesu, que era conhecido como Ahmes, autor do famoso papiro de Rhind, um dos mais antigos registros matemáticos de que se tem conhecimento. Atualmente, esse papiro se encontra no Museu Britânico, em Londres, na Inglaterra. Nestes registros matemáticos, o valor atribuído a $\pi$ (Pi) é 3,16.

Sobre o $\pi$ Day

Essa brincadeira é mais comum nos Estados Unidos, pelo simples fato de que por lá, o registro da data com dia e mês, é invertida. Quando no Brasil escrevemos 14/03, nos Estados Unidos se escreve 03/14. Elimine a barra, o zero e coloque um vírgula entre o 3 e o 1. O resultado (não cálculo) é 3,14, a aproximação de $\pi$ Pi.

A brincadeira é tão séria que, se você pesquisar no Google Search por 03/14, o primeiro resultado é a página do Wikipédia para o famoso número $\pi$ Pi.

Pi day 3/14

E se você ainda duvida da seriedade desta comemoração, em 12 de março de 2009, os congressistas americanos aprovaram uma resolução não vinculativa reconhecendo 14 de março, como Dia Nacional do $\pi$ (Pi). Pelo que consta no Wikipédia, é um feriado nos Estados Unidos.

Fatos interessantes que rodeiam a constante $\pi$ Pi

  • $\pi$ (Pi) é a constante matemática mais reconhecida no mundo. Estudiosos consideram frequentemente o número $\pi$ (Pi) mais importante e intrigante de toda a Matemática.
  • O símbolo para $\pi$ (Pi) tem sido usado regularmente em seu sentido matemático apenas nos últimos 250 anos.
  • Durante o famoso julgamento de O.J. Simpson, houve discussões entre o advogado de defesa Robert Blasier e um agente do FBI sobre o valor real de $\pi$ (Pi), aparentemente para revelar falhas na perspicácia intelectual o agente do FBI.
  • $\pi$ (Pi) tem sido estudado pela raça humana por quase 4.000 anos.
  • A Bíblia alude a $\pi$ (Pi) em 1 Reis 07:23, onde ele descreve o altar no interior do templo de Salomão. Estas medições pode-se obter a seguinte fração:.. 333/106 = 3,141509.
  • Al-Khwarizmi, que viveu em Bagdá por volta do ano 800, trabalhou em um valor do $\pi$ (Pi) calculado para quatro dígitos: 3,1416. O termo "algoritmo" deriva do seu nome.
  • William Jones (1675-1749) introduziu o símbolo $\pi$ (Pi) em 1706, e foi mais tarde popularizada por Leonhard Euler (1707-1783) em 1737.
  • O símbolo $\pi$ (Pi) entrou em uso padrão em 1700, os árabes inventaram o sistema decimal em 1000 a.C, e o sinal de igual (=) apareceu em 1557.
  • O pai de cálculo, Isaac Newton calculou $\pi$ (Pi) para pelo menos 16 casas decimais.
  • No século XVII, $\pi$ (Pi) foi libertado do círculo e aplicada também para as curvas, como arcos e hypocycloids, quando verificou-se que suas áreas também pode ser expresso em termos do $\pi$ (Pi). No século XX, $\pi$ (Pi) tem sido usado em muitas áreas, tais como a teoria dos números, probabilidade e teoria do caos.

Um site intitulado "$\pi$ (Pi)-Search" encontra a data de aniversário de uma pessoa e outros números bem conhecidos nos dígitos do $\pi$ (Pi). Por exemplo, o meu aniversário (230482) aparece na posição 772,773º depois da primeira casa decimal. Faça um teste digitando a sua data de aniversário sem barras.

Como podemos calcular $\pi$ (Pi) com precisão usando centenas de tortas reais? 

A versão estendida do vídeo será enviado para Numberphile no Dia do $\pi$ (Pi) - 14 de março. Claramente essas tortas foram usadas para fins educacionais. As tortas foram doadas para uma instituição de caridade.



Um enorme espiral de dominós cujas cores fazem o símbolo do $\pi$ (Pi)

Construção parece ter tomado mais de uma hora, mas o lapso de tempo faz com que este vídeo tenha duração de 3:14.



Mais informações:
Wikipédia (inglês)
piday.org (inglês)

Feliz dia do Pi!

Feliz Dia do $\pi$!
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: