Dia dos namorados ou Dia de São Valentim (para outros países em 14 de fevereiro) é uma data comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais. No Brasil, comemora-se hoje, 12 de junho. Neste post, há três imagens e dois vídeos bem legais para o seu entretenimento. Não há nenhuma utilidade, apenas puro entretenimento.
Dia dos namorados ou Dia de São Valentim (para outros países em 14 de fevereiro) é uma data comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais. No Brasil, comemora-se hoje, 12 de junho.

Neste post, há três imagens e três vídeos bem legais para o seu entretenimento. Não há nenhuma utilidade, apenas puro entretenimento.

Como um matemático deseja Feliz Dia dos Namorados?

Para alguns é pura nerdice, para outros é mais uma maneira de demonstrar o carinho pela pessoa amada. Formas nada convencionais de expressar qualquer sentimento, que, em palavras é impossível dizer, são usadas em imagens construídas usando equações paramétricas (para a área delimitada pela curva). Assim tudo fica mais fácil (risos).

A primeira imagem, você pode usar o Google Search para entregar uma linda rosa para a sua namorada ou esposa. Não importa se ela não vai entender nada, o que importa é a sinceridade na sua intenção. Se o casal forem matemáticos, melhor ainda.

Copie e cole a equação abaixo na caixa de busca do Google dentro do Google Chrome (talvez em outros navegadores não funcione)
100-3/(sqrt(x^2+y^2))+sin(sqrt(x^2+y^2))+sqrt(200-(x^2+y^2)+10*sin(x)+10 sin(y))/1000,
x is from -15 to 15, y is from -15 to 15, z is from 90 to 101
Caso não funcione veja a imagem gerada.

Se você gosta de Mitologia Romana, creio que conhece o Cupido. Sim, aquele que desperta o amor em quem é atingido por seu arco-e-flecha. É assim que tudo começa (risos)!

A versão matemática do Cupido está desenhada logo abaixo, usando o Wolfram Alpha.

Cupido Equation

Este cupido foi esboçado usando a pequena equação paramétrica abaixo.

Cupido Equation

História de amor geek com um final bonito

Assista o vídeo até o final.




Algoritmo do Cupido: A Matemática do namoro online

Quando duas pessoas se juntam em um site de namoro, elas são combinadas de acordo com interesses comuns e como elas respondem a uma série de perguntas pessoais. Mas como os sites de namoro calculam a probabilidade de um relacionamento ser bem-sucedido? Christian Rudder, um dos fundadores do popular site de namoro OkCupid, detalha o algoritmo por trás do site.



Acredito que até o momento, não existem evidências convincentes de qualquer algoritmo de sites de namoro online realmente funciona (ou sim?).

Estudante do MIT cria fórmula matemática do amor

Engenheiro brasileiro explica em vídeo a aplicação da Teoria Bayesiana em relacionamentos amorosos.



Feliz Dia dos namorados matemático para vocês!
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

4 comentários:

  1. já enviei a equação para minha esposa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Henrique!

      Tem um lado nerd também heim!! (risos).

      Um abraço!

      Excluir
  2. É sempre bom espressar em diferenres linguas. A Matemática é uma linguagem universal.

    ResponderExcluir
  3. Eu expresso escrevendo poesias baseadas nessa linguagem universal

    ResponderExcluir