Neste sábado (14/03/15) é comemorado o Pi Day em várias partes do mundo. Essa brincadeira é mais comum nos Estados Unidos, obviamente pela escrita da data no sistema americano. Quando no Brasil escrevemos 14/03, nos Estados Unidos (e em outros países) se escreve 03/14.
Neste sábado (14/03/15) é comemorado o Pi Day em várias partes do mundo. Essa brincadeira é mais popular nos Estados Unidos, obviamente pela escrita da data no sistema americano. Quando no Brasil escrevemos 14/03, nos Estados Unidos (e em outros países) se escreve 03/14. Trocando a "/" por "," temos a aproximação de $\pi$ que é $3,14$.

Neste post há informações históricas sobre $\pi$ (Pi) e Albert Einstein, imagens e vídeos divertidos, curiosidades, dica de applet no GeoGebra, como comemorar o Pi Day, etc.


O $\pi$ (Pi) Day do século

A data de hoje (3/14/15) tem sido tratada como o Dia do Pi do século, pois pela primeira vez a parte inteira (3) e os primeiros 11 dígitos decimais de $\pi$ é a data 3/14/15 e horário 9:26:53:589.

Como cientistas da NASA usam o $\pi$

Leia algumas curiosidades técnicas de como aplicam o número $\pi$ (Pi). O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA criou um desafio matemático,  em comemoração ao Dia do Pi, com 4 problemas do mundo real.

  • Identificar quantas vezes as rodas da Opportunity podem girar;
  • O número de fotografias que a sonda Dawn pode tirar de todo o planeta anão Ceres;
  • Os potenciais volumes de oceano de Europa;
  • A fração de feixes de rádio que irá atingir a Terra a partir de nossa nave espacial mais distante.

Cada solução deve usar o $\pi$. Mais informações.


$\pi$ (Pi) Day 2015 Song

Assista este divertido vídeo produzido por este casal.



Cronologia do $\pi$

A razão entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro é dada por $\pi$, aproximadamente $3,141592$. Foi exaustivamente estudado e historicamente temos que no Oriente antigo tomavam-se frequentemente 3 como uma aproximação de $\pi$.

Para a quadratura do círculo egípcia encontrada no papiro de Rhind, temos $\pi=3,1604...$. Porém, a primeira tentativa científica de calcular $\pi$ parece ter sido de Arquimedes.

Acesse o post Breve Cronologia de $\pi$, no blog O Baricentro da Mente, do Prof. +Kleber Kilhian.

Onde está o $\pi$?

Nas ondas numa praia, no trajeto aparente diário das estrelas no céu terrestre, no espalhamento de uma colônia de cogumelos, no movimento das engrenagens e rolamentos, na propagação dos campos eletromagnéticos e uma infinidade de fenômenos naturais. Na Matemática, o $\pi$ aparece na simetria circular e esférica, na normalização da distribuição normal de probabilidades, na distribuição assintótica dos números primos, na construção de números primos próximos a inteiros, etc.

O $\pi$ está numa pizza, em uma torta gigante e o que a sua imaginação puder fabricar.

17 sensacionais vídeos do Numberphile sobre $\pi$ (Pi)

Quem acompanha os vídeos do canal Numberphile, conhece bem a qualidade de suas produções. Assista a lista de vídeos abaixo.



É uma brincadeira importante

A brincadeira é tão relevante que, se você pesquisar no Google por 3/14, o primeiro resultado é a página do Wikipédia para o famoso número $\pi$ (Pi). 

E se você ainda duvida da seriedade desta comemoração, em 12 de março de 2009, os congressistas americanos aprovaram uma resolução não vinculativa reconhecendo 14 de março, como Dia Nacional do $\pi$ (Pi). Pelo que consta no Wikipédia, é um feriado nos Estados Unidos.

Em 2010, o Google fez uma homenagem ao Pi Day com um lindo Doogle.

Doodle Pi Day em 2010
Em 03/14/10

A mídia por lá, também dá importância para esta data comemorada sempre em 03 de março. Li vários posts em blogs e sites gringos. No vídeo abaixo, o entrevistado é Daniel Tammet, no tradicional Late Show americano com David Letterman, onde o apresentador aprende um pouco sobre o $\pi$ (Pi).

Daniel sofre da Síndrome do Sábio, que lhe confere capacidades especiais na memorização de números e grande facilidade na aprendizagem de línguas. Ele foi capaz de dizer 22.514 dígitos de $\pi$ Pi. (eu só consigo uns 30 e se tentar muito)



Um gênio

Além das celebrações no mundo todo sobre o número $\pi$ (Pi), hoje também comemora-se a data de nascimento de um gênio,  uma das mentes mais brilhantes de todos os tempos - Albert Einstein.

Leia alguns fatos históricos sobre sua vida, lendo o post Feliz dia do Pi e feliz aniversário Einstein, publicado em 2012, aqui no blog.

O GeoGebra na construção do significado do número Pi

Como um bom fã do GeoGebra não poderia deixar de compartilhar uma ótima atividade neste Pi Day. Pensei em criar um applet, mas daí demandaria tempo, então pesquisei trabalhos nesta área e encontrei uma ótima modelagem matemática, que vale a pena conferir e aplicar em suas aulas.

O trabalho (em PDF) é simples, porém significativo. Foi desenvolvido por Aline Dutra e está disponível no site da PUC-SP, na área de submissão de trabalhos. Caso o link não abra, salvei o arquivo e disponibilizei nos servidores abaixo.

Mega
Mega
4Shared
4Shared
Dropbox
Dropbox
Google Drive
Google Drive
Box
Box

Veja também essa dica de applet no GeoGebra Tube, sobre o cálculo de aproximação do $\pi$ usando um polígono inscrito e outro circunscrito em uma circunferência. Simulação de 1 a 200 lados.

Como comemorar o Dia do $\pi$?

Como comemorar o Dia do Pi?
Aqui no Brasil copiamos o Halloween americano entre outras manias, por que não copiar o Pi Day? Segue algumas dicas para comemorar neste dia.
  • Reunir alguns amigos e fazer tortas (com base em $\pi$);
  • Confeccionar ou comprar camisetas com mensagens criativas sobre $\pi$;
  • Fazer uma tatuagem em seu corpo com a letra $\pi$; (essa eu tentarei)
  • Jogos que envolvam o número $\pi$;
  • Assistir o filme $\pi$ ou Life of Pi;
  • Caminhe ou corra 3,14 km (ótimo para a sua saúde);
  • Case com a sua amada no Dia do Pi; (esqueci de casar neste dia)
  • Faça o maior número de dígitos para $\pi$ no seu quadro;
  • Encontre a data do seu aniversário, RG, CPF talvez, entre os dígitos de $\pi$; (Use o Pi-Search)
  • Use a criatividade.

O meu RG aparece na posição 1219016º e meu aniversário, 23041982, aparece na posição 3507024º de $\pi$ (Pi).

Sites oficiais e não oficiais sobre $\pi$

  • http://www.piday.org/
  • http://www.pidayinternational.org/
  • http://teachpi.org/
  • http://www.exploratorium.edu/pi/
  • http://www.pithemovie.com
  • http://www.lifeofpimovie.com/ (filme)

De olho no PiDay

#PiDay no Twitter.














Minha humilde homenagem é a de compartilhar estas informações neste post. Também mudei o nome do blog para Happy $\pi$ Day e adicionei um gadget onde há os tweets sobre o #PiDay em tempo real no Twitter.
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

4 comentários:

  1. Olá Edigley!

    É pra comemorar mesmo! Pi Day... \0/ Você reuniu várias informações bem legais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Charles!

      É o mínimo. O que quero fazer mesmo ainda vou colocar em prática. rsrs

      Um abraço!

      Excluir
  2. Boa tarde, Edigley!!!!
    Meus PIrabéns!!!! Ótima postagem sobre o número PI, rsrsrsrs, com informações só perdendo em quantidade para a presença de casas decimais desse famoso número!!!!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Valdir!

      Perdi feio e de levada infinita heim.

      Obrigado por vir aqui.

      Um abraço!

      Excluir