$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Applet GeoGebra para as aulas sobre distância entre dois pontos

COMPARTILHE:

A aplicação de um recurso tecnológico como um applet para o GeoGebra, pode facilitar o trabalho do professor em elaborar e expor uma aula sobre distância entre dois pontos, facilitar o entendimento do aluno e ainda incentivar os alunos a criar e estudar este e outros conteúdos usando applets no GeoGebra.

Qualquer conteúdo matemático que exija do professor um desenho geométrico, e, por mais simples que ele seja, nem sempre é possível fazer como que os alunos entendam o que foi explicado. Muitas vezes, não é o desenho em si, mas, a abstração matemática que necessita ser mostrada em relação a algum comportamento algébrico e geométrico.

Insistir no uso de apenas um lápis atômico (ou giz) e um rascunho rápido do desenho no quadro, não ajuda muito. Nem todos os alunos tem a facilidade de abstrair um desenho geométrico e transpor isso em equações.

Applet GeoGebra paras as aulas sobre distância entre dois pontos

Neste momento, a aplicação de um recurso tecnológico como um applet para o GeoGebra, pode facilitar o trabalho do professor em elaborar e expor uma aula sobre distância entre dois pontos no plano cartesiano, facilitar o entendimento do aluno e ainda incentivar os alunos a criar e estudar este e outros conteúdos usando applets para o GeoGebra.

O que são applets? Como utilizá-los em sala de aula? Como criá-los? Para responder estas perguntas, recomendo que leia o artigo 7 dicas de applets para o GeoGebra que todo professor de Matemática deveria usar.

Sobre o applet Distância Entre Dois Pontos

Amplie
Como todos os applets que já criei, são sempre muitos simples de usá-los.

Visto que você já leu o artigo no link recomendado acima, o que precisará é apenas do GeoGebra instalado em seu PC, notebook, netbook, tablet ou online com o seu navegador de internet preferido. Há versões para qualquer sistema operacional, incluindo dispositivos móveis (exceto, por enquanto, smartphones).

Executando este applet, você só precisará usar o mouse para mover os pontos e explicar o comportando destes pontos e da distância entre eles.

Ele é simples, mas sua função é ótima. Tente demonstrar $d\overline { AB } =\sqrt { { \left( { x }_{ b }-{ x }_{ a } \right)  }^{ 2 }+{ \left( { y }_{ b }-{ y }_{ a } \right)  }^{ 2 } }$ usando apenas um lápis e o quadro. Já tentei! É muito complicado para o professor encontrar argumentos que façam entender abstrações simples, como as distâncias entre os pontos que estão no eixo $x$ ou $y$.

Como um applet, esta tarefa se torna mais fácil, tanto para professor quanto para o aluno.

Execute online ou faça download

Acesse o meu perfil no GeoGebra Tube e tenha acesso ao applet gratuitamente ou clique no botão abaixo.

Baixar Applet GeoGebra

Assista este vídeo para conferir como o applet funciona e como baixá-lo. Aperte play e altere para 720p para assistir com mais detalhes. É um vídeo superficial, não tem minha narração e não está no Youtube.

Acesse a categoria Applet ou GeoGebra do blog e veja outros recursos para as suas aulas. Sempre que possível construirei outros applets e publicarei nestas categorias.

COMENTÁRIOS



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Applet GeoGebra para as aulas sobre distância entre dois pontos
Applet GeoGebra para as aulas sobre distância entre dois pontos
A aplicação de um recurso tecnológico como um applet para o GeoGebra, pode facilitar o trabalho do professor em elaborar e expor uma aula sobre distância entre dois pontos, facilitar o entendimento do aluno e ainda incentivar os alunos a criar e estudar este e outros conteúdos usando applets no GeoGebra.
http://4.bp.blogspot.com/-e0sY2rmTw4g/VTz3iqPYL6I/AAAAAAAAP-s/dhkQEoBB0qo/s1600/Applet-GeoGebra-aulas-sobre-distancia-entre-dois-pontos.png
http://4.bp.blogspot.com/-e0sY2rmTw4g/VTz3iqPYL6I/AAAAAAAAP-s/dhkQEoBB0qo/s72-c/Applet-GeoGebra-aulas-sobre-distancia-entre-dois-pontos.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2015/04/applet-geogebra-aulas-distancia-entre-dois-pontos.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2015/04/applet-geogebra-aulas-distancia-entre-dois-pontos.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar