Ofertas em Destaque na Semana Black Friday
Validade: até 25/Novembro às 23h59

Segundo Christian de Sena, 18 anos, um dos campeões nacionais de Cubo Mágico, pode sim e muito.
Segundo Christian de Sena, 18 anos, um dos campeões nacionais na resolução do desafio, pode sim e muito.

Sem dúvida, o cubo mágico ajudou minha capacidade de raciocínio. Gradualmente, conforme fui ficando melhor, fui melhorando minha performance na escola. [Christian de Sena em entrevista ao UOL]

O cubo mágico pode ajudar na concentração dos alunos?

Mas não sou o típico participante de campeonatos de cubo mágico. Até que me dou bem em matemática, mas não gosto. Não é minha praia. Sou mais fã de biologia e sociologia. Há muito, a figura do nerd e do geek se transformou e atividades antes atribuídas apenas a eles, tornaram-se comuns. [Christian de Sena]



Aquele estudante estereotipado, com óculos de lentes grossas e sem amigos é coisa do passado. Ainda existem, é claro, mas não se pode ligar uma coisa a outra, automaticamente. Christian afirmou que apresentava muita dificuldade em acompanhar a escola. No segundo ano do ensino médio, ele ficou em recuperação de seis disciplinas. Até que descobriu o cubo mágico.

Como o cubo mágico pode ajudar?

A concentração necessária para resolver o problema lúdico, acabou o ajudando nas matérias curriculares. Aliar diversão e aprendizado é uma sorte que poucos tem. Quem consegue unir as duas coisas, realmente muda a história de sua vida pra sempre. Atualmente, Sena está na 83º posição no ranking mundial de sua modalidade.

O cubo mágico exige do seu desafiante alguns fatores que são importantes para um bom desenvolvimento escolar:
  • Concentração, como já citado;
  • Paciência na busca por uma solução a curto ou longo prazo;
  • Pode desenvolver um raciocínio lógico aliado a algum conteúdo matemático, como potenciação, radiciação, geometria espacial, etc.
  • E, principalmente, aumenta a autoestima do aluno, o que consequentemente trará muitos mais benefícios para o seu rendimento não somente em Matemática, mas como também nas demais disciplinas.

Sena trabalha e tenta cursar faculdade de Comércio Exterior, apesar das dificuldades financeiras. Disputa campeonatos em todo o país e sonha em se tornar profissional do esporte inusitado. Tudo começou com uma brincadeira, um amigo o desafiou a resolver o brinquedo. Ele foi lhe ensinando alguns métodos básicos e a partir daí, ele se desenvolveu.

Através da internet, foi se informando sobre campeonatos, associações e regulamentos internacionais. A partir de 2013, começou a disputar pequenos torneios e se saiu bem desde o princípio. O campeonato mundial é disputado de 2 em 2 anos e entre 17 e 19 de julho, em São Paulo, acontecerá o próximo evento.

Curiosidades sobre o Cubo Mágico



Este é um guest post (artigo convidado) enviado por Mirella Fonzar. Jornalista desde criancinha, acredita que amor, arte e educação podem, realmente, mudar o mundo. É workaholic e perfeccionista, apesar de desorganizada. Editora-chefe do Be Style, é criadora também dos blogs Vivendo Orlando e Good Old Music e trabalha com marketing digital.

Conteúdos:


Autor convidado

Autor convidado

Esse artigo foi enviado e escrito por um autor convidado. Confira as informações sobre o autor no final do artigo. Quer enviar um artigo para o blog?

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

2 comentários: