Aprenda a resolver equação de primeiro grau da forma correta. Conheça o ebook Equação Fácil.
Imagine que a sua primeira aula sobre equação polinomial de primeiro grau com uma incógnita (termo desconhecido) o professor começa explicando a equação $2 \cdot x+9=13$ assim:

Isola $2x$ e passa $+9$ para o outro lado da igualdade. Como $+9$ é positivo passa para o outro lado negativo, ficando $-9$. Como $13$ já está depois da igualdade, não mudamos o sinal. Agora isole $2x$ mais uma vez e resolva $13-9$ que é $4$. Como o $2$ está multiplicando $x$, passa dividindo o $4$. Pronto! $x=2$ Entendeu?

É apenas um exemplo isolado. Mas, se você entendeu essa explicação, parabéns! Talvez você não tenha tantas dificuldades para “resolver” uma equação polinomial de primeiro grau. Porém, será que essa é a forma correta de ensinar esse conteúdo pela primeira vez para um aluno do 7º ano do Ensino Fundamental 2?

E como explicar a resolução da equação $3 \cdot (x-1)=-x+10$ pelo método sistemático acima? Fácil?!

E então essa $\cfrac{2 \cdot (2x+5)}{3}+\cfrac{4 \cdot (-x-5)}{4}-\cfrac{5 \cdot (-2x+1)}{12}=0$?

Você sabe resolver equações de primeiro grau da forma correta? [novo ebook]

Muitas vezes as equações são odiadas apenas por serem tratadas como métodos sistemáticos, sem nenhuma verificação e aplicação das propriedades matemáticas básicas. É possível resolver as equações $3 \cdot (x-1)=-x+10$ e $\cfrac{2 \cdot (2x+5)}{3}+\cfrac{4 \cdot (-x-5)}{4}-\cfrac{5 \cdot (-2x+1)}{12}=0$ sem falar de macetes decorativos e sobre MMC.

Não sou contra métodos sistemáticos

Sou contra a utilizar métodos sistemáticos para alunos sem antes apresentar as propriedades fundamentais e que são pré-requisitos importantíssimos para estudar equações. Caso contrário o uso exagerado desse método acaba prejudicando futuros estudos sobre outras equações mais avançadas.

Pensando nesse tipo de situação escrevi e acabei de lançar o meu novo e-book: é o Equação Fácil.

O e-book Equação Fácil - A sua primeira aula sobre equações deveria ser assim está disponível somente através do site www.equacaofacil.com.br.

Ebook Equação Fácil

O que e-book oferece?

  • Baixe e leia o e-book em qualquer dispositivo e em qualquer lugar. Leia em seu computador, tablet ou smarthphone.
  • Navegue pelo e-book com facilidade. Os hiperlinks te levam para outras páginas dentro do e-book ou páginas na internet que complementam o conteúdo.
  • Simbologia matemática elegante e compreensível. Todas equações e simbologias matemáticas foram escritas em Latex.
  • Mais de 30 exemplos preparatórios e explicativos. Ao decorrer de cada tópico são explorados diversos exemplos que te preparam para entender as equações.
  • 30 exercícios propostos através de Quizzes online. Foram criados como Google Formulários. Estão divididos em 3 quizzes: Solução Natural, Inteira e Racional.
  • Aprenderá equações sem macetes ou truques. O e-book explora as propriedades matemáticas necessárias para estudar equações.
  • Linguagem acessível para alunos do 7º ano. Todas as explicações são claras e justificadas com o seu passo a passo.
  • Um sensacional aplicativo vai te dar uma força para corrigir seus exercícios.

Se você tiver interessado no e-book acesse o botão abaixo. Domina as equações e não tem tempo para ajudar um amigo? Compartilhe!


Quero conhecer agora!

Ebook Equação Fácil
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: