$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Agora o Facebook Messenger permite que você escreva fórmulas matemáticas básicas em Latex

COMPARTILHE:

Agora é possível escrever fórmulas matemáticas no Facebook Messenger.

Acabei de descobrir essa funcionalidade no Messenger do Facebook que pode ser útil para compartilhamento de informações matemáticas da forma mais correta e precisa. Não precisa instalar nada. Não sei dizer se esse recurso é novo. De acordo com algumas pesquisas em blogs e fóruns gringos, esse recurso do Messenger é suportado desde o mês passado.

ATUALIZAÇÃO: 18 de fevereiro de 2020. O recurso de renderizar Latex no Facebook Messenger ainda funciona normalmente. No entanto algumas funções não estão sendo renderizadas corretamente. Testei todos comandos que deixei neste post. Não foi instalado nenhum plugin. Esse recurso é suportado pelo Katex. Ver imagem.

Por que é útil? Muitos estudantes gostam de tirar dúvidas sobre Matemática e outras áreas de exatas em páginas ou em grupos através do Messenger. Dependendo do tamanho da escrita matemática, fica complicado querer tirar dúvidas sem a linguagem matemática correta.

Por exemplo, qual a forma de escrita mais adequada e de fácil compreensão? x^2-x/(x-3)+10=0 ou $x^2-\cfrac{x}{x-3}+10=0$? É apenas um exemplo simples. Agora imagine a escrita matemática sem Latex para sistemas lineares, integrais, equações fracionárias entre outras mais avançadas. Escrevendo-as em Latex e mostrando da forma visual correta é mais fácil ser entendido durante alguma explicação.

Agora o Facebook Messenger permite que você escreva fórmulas matemáticas básicas em LaTex

Latex para Iniciantes

Você não precisa entender nada sobre Latex

Use essa biblioteca de comandos em Latex criada pelo site Khan Academy. Copie o comando correspondente ao conteúdo matemático, modifique de acordo com a sua necessidade e cole no Messenger entre dois cifrões de dólar ($$ seu comando aqui $$). Automaticamente será exibido a escrita Latex renderizada. Se preferir use um editor online no Chrome. Você usa apenas alguns botões, gera o código de comandos e pronto.

Por exemplo: 
  • Ao digitar x^2-5x+6=0 aparecerá $x^2-5x+6=0$.
  • Ao digitar (x-4)/3-1=0 aparecerá $\cfrac{(x-4)}{3}-1=0$.
  • Ao digitar \sqrt[3]{x}=27 aparecerá $\sqrt[3]{x}=27$.
  • Ao digitar \displaystyle\sum_{i=1}^n aparecerá $\displaystyle\sum_{i=1}^n$.
  • Ao digitar \displaystyle \int \frac{1}{1+x}dx aparecerá $\displaystyle \int \frac{1}{1+x}dx$.
  • Ao digitar 1+\sqrt{2} aparecerá $1+\sqrt{2}$.
  • Ao digitar I=\dfrac{\dfrac{\Delta E}{\Delta t}}{A} =\dfrac{\Delta E}{A\cdot \Delta t} aparecerá $I=\dfrac{\dfrac{\Delta E}{\Delta t}}{A} =\dfrac{\Delta E}{A\cdot \Delta t}$.
  • Ao digitar I=\frac{\frac{\Delta E}{\Delta t}}{A} =\frac{\Delta E}{A\cdot \Delta t} aparecerá $I=\frac{\frac{\Delta E}{\Delta t}}{A} =\frac{\Delta E}{A\cdot \Delta t}$.
  • Ao digitar \zeta(s) = \sum_{n=1}^\infty\frac{1}{n^s} aparecerá $\zeta(s) = \sum_{n=1}^\infty\frac{1}{n^s}$.
  • Ao digitar \displaystyle\zeta(s) = \sum_{n=1}^\infty\frac{1}{n^s} aparecerá $\displaystyle\zeta(s) = \sum_{n=1}^\infty\frac{1}{n^s}$.
  • Digite \displaystyle\oint_C M\mathrm{d}x + N\mathrm{d}y = \iint _R \frac{\partial N}{\partial x} - \frac{\partial M}{\partial y}\,\mathrm{d}A e aparecerá $\displaystyle\oint_C M\mathrm{d}x + N\mathrm{d}y = \iint _R \frac{\partial N}{\partial x} - \frac{\partial M}{\partial y}\,\mathrm{d}A$.
  • Digite \displaystyle\mathcal{L} \left \{ f \left( t \right) \right \} = \intop_0 ^\infty e^{-st} f\left( t \right)\,\mathrm{d}t e aparecerá $\displaystyle\mathcal{L} \left \{ f \left( t \right) \right \} = \intop_0 ^\infty e^{-st} f\left( t \right)\,\mathrm{d}t$.
  • Se digitar \frac{df(x)}{dx} = \lim\limits_{\Delta x \to 0} \frac{f(x+\Delta x) - f(x)}{\Delta x}, aparecerá $\dfrac{df(x)}{dx} = \lim\limits_{\Delta x \to 0} \dfrac{f(x+\Delta x) - f(x)}{\Delta x}$.

Alguns exemplos da lista acima.

Exemplos de mensagens recebidas


Exemplos de mensagens enviadas

Para simbologia mais longa o Messenger exibe uma barra de rolagem horizontal para que possa ver toda a simbologia renderizada. Isso acontece, obviamente, pelo espaço pequeno que existe no Messenger.

O Facebook só permite que você escreva equações no Messenger através do navegador de internet. Fiz testes com o Firefox e Chrome. Creio que não terá problemas em outros navegadores. É mais cômodo escrever pelo navegador, já que digitar pelo celular é muito mais trabalhoso.

Algumas imagens de testes que realizei

Mensagens enviadas


Mensagens recebidas

Ao lado da simbologia renderizada há um botão (três pontinhos). Clicando nele é possível exibir o comando que foi digitado. O processo contrário também vale para esse botão.

Mostrar comando Latex digitado
Não esqueça: tem que digitar ou colar um comando em Latex entre cifrão de dólar duplo.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 8
  1. Boa noite Edigley.
    Fiz uma postagem em um forun e o mesmo não interpretou os comandos em \LaTeX que postei. Existe alguma regra/dica para a postagem ser interpretada. Algo que eu tenha que colocar antes?.
    O site é: https://brainly.com.br
    Obs:
    eu Digitei [tex] Antes e [/tex] no final mas mesmo assim não interpretou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Antônio!

      Conheço o site e já recomendei ele aqui.

      Para escrever em Latex no Brainly, clique no link de responder pergunta e em seguida no botão $\pi$ (equação). Clique nos botões para gerar a simbologia matemática para a sua resposta.

      Abraço!

      Excluir
  2. Boa noite Edigley.
    Fiz uma postagem tanto nos comentários do facebook quanto no mensenger, entretanto não ocorreu a renderização da fórmula em latex.
    Será que deve de fato instalar algum plugin? Estou utilizando como navegador o Mozilla Firefox.
    Tem como digitar uma fórmula em latex para eu fazer o teste, pois já tentei a fórmula entre cifrões e não deu certo.

    Aguardo respostas. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dann!

      Esse recurso está disponível apenas para o Messenger do Facebook. Testei agora a pouco pelo https://www.messenger.com/ e não pelo messenger do site do Facebook. Mas ambos funcionaram normalmente. No entanto algumas funções não estão renderizando, como por exemplo o \cfrac{}{}.

      Lembre-se que deve usar cifrão de dólar duplo antes e depois do código.

      No mais vamos aguardar alguma atualização. Esse recurso de escrever em Latex no Facebook Messenger é suportado pelo Katex.

      Abraço!

      Excluir
  3. Excelente recurso .
    Estou dentro.

    ResponderExcluir
  4. Excelente dica, muito obrigado!
    Sem querer ser chato, eu sei que no final da matéria você diz "Não esqueça: tem que digitar ou colar um comando em Latex entre cifrão de dólar duplo", mas acho que o texto ficaria melhor se, em vez de "Ao digitar x^2-5x+6=0 aparecerá", tivesse "Ao digitar $$x^2-5x+6=0$$ aparecerá", por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcus!

      Concordo. É que tive um problema com o interpretador que uso no blog (Katex) e ele não está deixando eu usar o cifrão duplo com o texto sem Latex. Quando resolver isso, farei como disse e já usei antes.

      Abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Agora o Facebook Messenger permite que você escreva fórmulas matemáticas básicas em Latex
Agora o Facebook Messenger permite que você escreva fórmulas matemáticas básicas em Latex
Agora é possível escrever fórmulas matemáticas no Facebook Messenger.
https://3.bp.blogspot.com/-oMkp1C2Iy5M/WfEvnQU5l3I/AAAAAAAA3cM/RBfN-fKxew8oOjCHpzJYJj7JulSK2heRwCLcBGAs/s1600/agora-facebook-messenger-permite-voce-escreva-formulas-matematicas-basicas-laTex.png
https://3.bp.blogspot.com/-oMkp1C2Iy5M/WfEvnQU5l3I/AAAAAAAA3cM/RBfN-fKxew8oOjCHpzJYJj7JulSK2heRwCLcBGAs/s72-c/agora-facebook-messenger-permite-voce-escreva-formulas-matematicas-basicas-laTex.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2017/10/agora-facebook-messenger-permite-que-voce-escreva-formulas-matematicas-basicas-laTex.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2017/10/agora-facebook-messenger-permite-que-voce-escreva-formulas-matematicas-basicas-laTex.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar