Ofertas em Destaque na Semana Black Friday
Validade: até 25/Novembro às 23h59

Assim como qualquer outro idioma, quanto mais nos expomos ao idioma que queremos aprender, menos complicado ele ficará com o passar do tempo. Mesmo assim, a sua persistência é o que fará toda a diferença.
Tente traduzir a expressão abaixo para uma frase em Português do Brasil ou outro idioma.

$\displaystyle L=\lim_{x\rightarrow a}f(x)\Leftrightarrow \forall \varepsilon > 0,\exists \delta >0,\forall x\in I;0<|x-a|<\delta \Rightarrow |f(x)-L|<\varepsilon $

Você não precisa entender o que quer dizer a grafia acima, apenas traduzi-la em um frase.

Agora traduza essa frase: 你用谷歌翻譯翻譯這個短語。

E essa?: I love you!

Qual dessas é mais fácil traduzir? Por que 'I love you!' é mais fácil? Talvez porque o seu nível de exposição ao idioma inglês é bem maior em relação ao Chinês ou Matemática. Mas professor, eu estudo Matemática na escola todos os dias! Lamento informar, mas você não estuda Matemática todos os dias na escola, o que o professor e você fazem é estudar cálculos todos os dias.

Qual o seu nível de exposição à Matemática?





Recomendo que leia o artigo Como podemos pensar matematicamente?, onde escrevi algumas opiniões sobre esse assunto e deixei uma dica maravilhosa de livro.

Fazer cálculos, decorar tabuada, resolver equações, continhas, resolver problemas, não quer dizer que estudamos Matemática. A Matemática como pensamento lógico, dedutivo, abstrato e modelado ainda não se aplica de forma significativa em nosso sistema de ensino e muito menos é refletida em nossa sociedade. E isso não é exclusividade do Brasil, lá fora também acontece os mesmos problemas referentes ao ensino de Matemática.

Assim como qualquer outro idioma, quanto mais nos expomos ao idioma que queremos aprender, menos complicado ele ficará com o passar do tempo. Mesmo assim, a sua persistência é o que fará toda a diferença.

Como traduzir a expressão $\displaystyle L=\lim_{x\rightarrow a}f(x)\Leftrightarrow \forall \varepsilon > 0,\exists \delta >0,\forall x\in I;0<|x-a|<\delta \Rightarrow |f(x)-L|<\varepsilon $ sem entender o que significa cada caractere?

Quanto a 'I love you!', você estudou e aprendeu que i=eu, love=amor e you=você. No entanto, para conversar fluentemente em inglês com outras pessoas é necessário, além de dominar toda a grafia e fonética, ter uma convivência com esse idioma, ou seja, exposição ao idioma inglês. Para isso não precisa viajar para nenhum país com língua inglesa nativa. Basta apenas buscar entendê-lo e praticá-lo sempre que tiver uma oportunidade.

Se quiser saber como foi o meu processo de aprendizagem em Matemática, desde o Ensino Fundamental ao nível Superior, sugiro que leia o artigo Como treinei meu cérebro para me tornar fluente em Matemática. Não foi nada fácil! Mas, consegui.

Como entender a linguagem matemática sem entender seus caracteres e grafia?

A Filosofia [Ciência] está escrita neste grande livro, o Universo, que está permanentemente aberto e ao alcance do nosso olhar. Mas o livro não pode ser compreendido sem antes aprendermos a linguagem e os caracteres em que está escrito. A linguagem é a Matemática, e os caracteres são triângulos, círculos e outras figuras geométricas, sem as quais é humanamente impossível compreender uma única palavra. [Galileu Galilei em seu livro, Il Saggiatore]

Num debate com a presença dos ilustres Richard Dawkins, Brian Greene, Lawrence Krauss e Bill nye, Neil deGrasse Tyson fala sobre o como o aprendizado da Matemática poderia influenciar o seu conhecimento de modo a remover o "estereótipo" de que ela é difícil. O aprendizado é uma questão de OPORTUNIDADES!

Assitir vídeo Baixar vídeo

Consegue traduzir a mensagem abaixo. É uma brincadeira envolvendo alguns símbolos matemáticos.

Enigma

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: