$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Balança de equações utilizando o GeoGebra. Indispensável para suas aulas!

COMPARTILHE:

Ensinar sobre equações utilizando um objeto de aprendizagem manipulável ou através de um software, que virtualiza a mesma situação, no caso uma balança de equações, podem trazer mais resultados positivos do que imaginamos.

Ensinar sobre equações utilizando um objeto de aprendizagem manipulável ou através de um software, que virtualiza a mesma situação, no caso uma balança de equações, podem trazer mais resultados positivos do que imaginamos. Quando um aluno visualiza a álgebra das equações através de uma balança de pratos, sua pré-disposição de querer entender mais pode aumentar.

Esses recursos são indispensáveis em qualquer aula de Matemática, especificamente no início do estudo de equações.

No blog Laboratório Sustentável de Matemática há um artigo que ensina o passo a passo para montar uma balança de pratos e utilizar em suas aulas sobre equações do 1º grau com uma variável. Acesse através do link logo abaixo.

Balança criada com garrafas pet Apoie o blog

Se preferir utilizar o GeoGebra para apresentar uma balança de pratos e explorar a resolução de  quantas equações quiser, segue uma ótima dica de applet criado por Nevin Katz. A proposta do applet é equilibrar a balança de acordo com a equação informada no topo do applet. Vermelho para termos que tem apenas números e azul para termos que tem letras.

Balança de equações utilizando o GeoGebra. Indispensável para suas aulas!

Para utilizar o applet você precisará apenas mover os objetos que aparecem no applet usando o mouse. O applet está no idioma inglês, mas é muito intuitivo de utilizar. E sua tela há algumas orientações de como usar o applet. Ao mover os objetos a balança ficará em equilíbrio ou em desequilíbrio. Veja nas imagens abaixo.

Balança zerada
Balança zerada

Balança preenchida
Balança preenchida

Baixe o applet ou interaja online

O applet pode ser executado online diretamente no navegador de internet que estiver usando no momento. Se preferir, baixe o arquivo .GGB para o computador ou tablet e trabalhe com ele sem precisar de internet.

Como baixar o arquivo GGB

Balança de equações Outros applets

Quer mais sobre o GeoGebra? Recomendo que leia o artigo Entenda sobre as diferentes versões do software GeoGebra para desktop e dispositivos móveis. Mais artigos na categoria GeoGebra do blog.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 2
  1. Olá Edigley, parabéns pela postagem! Irei indicar sua leitura aos meus licenciandos em Matemática, assim como aos meus pós graduandos em Ensino de Matemática! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniela!

      Realmente o applet traz uma ótima alternativa para as aulas desse tema e não pode ser desprezado.

      Obrigado pela indicação.

      PS: desculpa responder agora, pois não recebi a notificação de novos comentários.

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Balança de equações utilizando o GeoGebra. Indispensável para suas aulas!
Balança de equações utilizando o GeoGebra. Indispensável para suas aulas!
Ensinar sobre equações utilizando um objeto de aprendizagem manipulável ou através de um software, que virtualiza a mesma situação, no caso uma balança de equações, podem trazer mais resultados positivos do que imaginamos.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRrTNXeO3H-8UyrUwMr_EgESMBp_Vc5XM_0aNnTP_oDAN55biMuk5F6mjt0BGwI8tsL91IwwIvBDvEq_0uJS2VFKuRh6BNkYQOzZD9Q_SXK-AUcqMbQzzy9hVjmOAY0FvZIUhq58bRKFQ/s1600/balanca-de-equacoes-utilizando-geogebra-indispensavel-para-suas-aulas.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRrTNXeO3H-8UyrUwMr_EgESMBp_Vc5XM_0aNnTP_oDAN55biMuk5F6mjt0BGwI8tsL91IwwIvBDvEq_0uJS2VFKuRh6BNkYQOzZD9Q_SXK-AUcqMbQzzy9hVjmOAY0FvZIUhq58bRKFQ/s72-c/balanca-de-equacoes-utilizando-geogebra-indispensavel-para-suas-aulas.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/06/balanca-de-equacoes-utilizando-goegebra-indispensavel-para-suas-aulas.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/06/balanca-de-equacoes-utilizando-goegebra-indispensavel-para-suas-aulas.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar