$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Tipos sanguíneos e operações com conjuntos numéricos

COMPARTILHE:

Essa postagem traz apenas um breve e superficial tratamento matemático a respeito dos conjuntos numéricos e os tipos sanguíneos de seres humanos.

Em 1930, o médico austríaco Karl Landsteiner (1868-1943) recebeu o prêmio Nobel por determinar os grupos sanguíneos, explicando porque algumas pessoas morriam após receber transfusões de sangue e outras não. Essa descoberta contribuiu para tornar a transfusão de sangue mais segura. Leia mais sobre Karl Landsteiner.

Tipos sanguíneos e operações com conjuntos numéricos

O sangue dos seres humanos poder ser classificado de acordo com o sistema $ABO$. Essa classificação é baseada na presença de uma proteína na superfície das hemácias – célula sanguínea cuja principal função é o transporte do oxigênio – denominada antígeno, que pode ser do topo $A$ ou do tipo $B$. Desse sistema fazem parte os grupos sanguíneos $A$, $B$, $AB$ e $O$.

Sistema ABO

Grupos sanguíneos:
  • $A$: possui apenas o antígeno $A$.
  • $B$: possui apenas o antígeno $B$.
  • $AB$: possui os antígenos $A$ e $B$.
  • $O$: não possui antígenos.

As setas indicam as possíveis transfusões de sangue do doador para o receptor. Em uma transfusão, o paciente não pode receber sangue com antígenos diferentes dos que já estão presentes em seu sangue.

O exame que verifica o grupo sanguíneo de uma pessoa é realizado com base em uma amostra de sangue, que identifica se há presença do antígeno $A$ ou do antígeno $B$.

Operações com conjuntos

Considere que Ana, Bia, Carlos, Felipe, Ricardo e Sônia realizam um exame de tipagem, e que os resultados foram organizados nos seguintes conjuntos:

$A$={Ana, Bia, Carlos, Sônia} - Pessoas que possuem o antígeno $A$.
$B$={Carlos, Felipe, Sônia} - Pessoas que possuem o antígeno $B$.

Com essas informações podemos responder às seguintes questões:
  • Quais dessas pessoas possuem pelo menos um dos antígenos?
  • Quais delas possuem os dois antígenos?
  • Quais delas possuem apenas o antígeno $A$?

União de conjuntos

Para determinar quais pessoas possuem ao menos um dos antígenos, devemos considerar aquelas que pertencem ao conjunto $A$={Ana, Bia, Carlos, Sônia} ou ao conjunto $B$={Carlos, Felipe, Sônia}, ou seja:

União de conjuntos

Toda parte verde é a união dos conjuntos $A$e $B$. Nesse caso, realizamos a união de $A$e $B$, que indicamos por $A \cup B=${Ana, Bia, Carlos, Sônia, Felipe}. Portanto, Ana, Bia, Carlos, Sônia e Felipe possuem ao menos um dos antígenos. Note que Ricardo não possui antígenos, portanto seu grupo sanguíneo é $O$. 

Dados os conjuntos $A$ e $B$, chamamos de união de $A$e $B$ o conjunto $C=\left\{ x | x \in A \quad ou \quad  x \in B \right\}$ , que indicamos por $C=A \cup B$.

Exemplos:

Dados os conjuntos  $D=\left\{1;2;3;4;5 \right\}$ e $E=\left\{6;7;8 \right\}$, a união dos conjuntos é dada por: $D \cup E=\left\{1;2;3;4;5;6;7;8 \right\}$.

União - Exemplo 1

Dados os conjuntos $F=\left\{-3;-2;-1;0;1;2;3 \right\}$ e $G=\left\{-5;-4;-3;-2;-1;0;1 \right\}$, a união dos conjuntos é dada por: $D \cup E=\left\{-5;-4;-3;-2;-1;0;1;2;3 \right\}$.

União - Exemplo 2

Interseção de conjuntos

Para determinar quais pessoas possuem os dois antígenos, devemos considerar aquelas que pertencem ao conjunto $A$={Ana, Bia, Carlos, Sônia} e ao conjunto $B$={Carlos, Felipe, Sônia}, simultaneamente, ou seja:

Interseção de conjuntos

A parte central mais escura representa a interseção dos conjuntos $A$ e $B$. Note que somente Carlos e Sônia são as únicas pessoas que estão nos dois conjuntos ao mesmo tempo.

Nesse caso, realizamos a interseção de $A$ e $B$, que indicamos por $A \cap B=${Carlos, Sônia, Felipe}. Carlos e Sônia possuem ao mesmo tempo, os antígenos $A$ e $B$. Portanto, seu tipo sanguíneo é $AB$.

Dados os conjuntos $A$ e $B$, chamamos de interseção de $A$ e $B$ o conjunto $C=\left\{ x | x \in A \quad e \quad  x \in B \right\}$, que indicamos por $C=A \cap B$.

Exemplos:

Dados os conjuntos $D=\left\{1;2;3;4;5 \right\}$ e $E=\left\{4;5;6;7 \right\}$, a interseção dos conjuntos é dada por: $D \cap E=\left\{4;5 \right\}$.

Interseção - Exemplo 1


Dados os conjuntos $F=\left\{-3;-2;-1;0;1;2;3 \right\}$ e $G=\left\{-5;-4;-3;-2;-1;0;1 \right\}$, a interseção dos conjuntos é dada por: $F \cap G=\left\{-3;-2;-1;0;1 \right\}$.

Interseção - Exemplo 2

Se não houver nenhum elemento na interseção entre dois ou mais conjuntos, chamamos de conjunto vazio. Simbolicamente: $A \cap B=\left\{ \right\}$ ou $A \cap B=\varnothing $.

Diferença de conjuntos

Para determinar quais pessoas possuem apenas o antígeno $A$, devemos considerar aquelas que pertencem ao conjunto $A$={Ana, Bia, Carlos, Sônia} e não pertencem ao conjunto $B$={Carlos, Felipe, Sônia}, ou seja:

Diferença de conjuntos

Nesse caso, realizamos a diferença de $A$ e $B$, que indicamos por $A-B=${Ana, Bia}. Ana e Bia possuem apenas o antígeno $A$. Portanto, tipo sanguíneo delas é $A$.

Dados os conjuntos $A$ e $B$, chamamos de diferença de $A$ e $B$ o conjunto $C=\left\{ x | x \in A \quad e \quad  x \notin B \right\}$, que indicamos por $C=A-B$.

Dados os conjuntos $A$ e $B$, chamamos de diferença de $B$ e $A$ o conjunto $D=\left\{ x | x \notin A \quad e \quad  x \in B \right\}$, que indicamos por $C=B-A$.

Nesse caso, $B-A=${Felipe}.

Portanto, $A-B \neq B-A$.

Doe sangue! Salve vidas!

Existem normas nacionais e internacionais para a triagem de pessoas aptas a doar sangue, sendo que órgãos como o Ministério da Saúde e a Associação Americana de Bancos de Sangue são responsáveis por esse controle.

O alto rigor no cumprimento dessas normas garante a saúde das pessoas que receberão o sangue, uma vez que ele não pode estar contaminado com outras doenças.

Os requisitos para doação de sangue são:

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade.
  • Pesar no mínimo 50kg.
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
  • Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar.
  • Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, CNH, etc.).

Procure o Hemocentro mais próximo de sua cidade. Lá você terá mais detalhes sobre todo o processo de doação.

Pesquise o telefone, whatsapp ou e-mail do Hemocentro da região que você mora e entre em contato. Tenho certeza que será bem atendido e tirarão todas as suas dúvidas, caso ainda não tenha doado nenhuma vez.

Não dói! E salva vidas!

Com informações de www.minhavida.com.br.

Concluindo

Essa postagem traz apenas um breve e superficial tratamento matemático a respeito dos conjuntos numéricos e os tipos sanguíneos de seres humanos.

Pessoas que tem sangue do tipo $O$, podem doar sangue para qualquer pessoa, no entanto só podem receber o mesmo tipo sanguíneo. Enquanto as pessoas com o antígeno $AB$, podem receber qualquer tipo sanguíneo, mas só podem doar para pessoas do mesmo tipo.

Pode doar para: Pode receber doação de:
Sangue tipo AB+ AB+ A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB- (todos)
Sangue tipo AB- AB+ e AB- A-, B-, O- e AB-
Sangue tipo O+ A+, B+, O+ e AB+ O+ e O-
Sangue tipo O- A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB- (todos) O-
Fonte: www.tuasaude.com

Agora tente imaginar como era complicado salvar vidas em hospitais antes desse conhecimento. Esse avanço salvou vidas e abriu a possibilidade para a realização de diversos procedimentos cirúrgicos.

Tudo isso porque um homem, mediante a muitos estudos e experimentos, reconheceu padrões e assim pode classificar os tipos sanguíneos. Aliás, o reconhecimento de padrões é uma das mais belas formas de enxergarmos a Matemática em sua essência.

O Médico e biólogo Karl Landsteiner, já foi homenageado em um belo doodle do Google, em 2016.

Será que existe algum software aliado a um gigantesco banco de dados, capaz de classificar e avaliar tipos sanguíneos de acordo com cada doador e receptor, afim agilizar o processo para salvar vidas? Esse software fará uso de operações com conjuntos numéricos?

Versão PDF desse artigo Apoie o blog

[full_width]

COMENTÁRIOS



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Tipos sanguíneos e operações com conjuntos numéricos
Tipos sanguíneos e operações com conjuntos numéricos
Essa postagem traz apenas um breve e superficial tratamento matemático a respeito dos conjuntos numéricos e os tipos sanguíneos de seres humanos.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEinFzTYZUP1VyR0RvN1Zc8xTGubaEjCYd5mofR4e44XEdt_KfMnjyteutGsMH1N2sBdPhbFafgNThmyWf_QYTD9RVX0kd9G5N7FvVR_u-CIVCZWoWK-73-Nmit2NgkubdLme6ST59X8yzY/s1600/tipos-sanguineos-e-operacoes-com-conjuntos-numericos.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEinFzTYZUP1VyR0RvN1Zc8xTGubaEjCYd5mofR4e44XEdt_KfMnjyteutGsMH1N2sBdPhbFafgNThmyWf_QYTD9RVX0kd9G5N7FvVR_u-CIVCZWoWK-73-Nmit2NgkubdLme6ST59X8yzY/s72-c/tipos-sanguineos-e-operacoes-com-conjuntos-numericos.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/12/tipos-sanguineos-e-operacoes-com-conjuntos-numericos.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/12/tipos-sanguineos-e-operacoes-com-conjuntos-numericos.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar