$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Será que Fermat realmente tinha uma prova de seu teorema? (UTF)

COMPARTILHE:

Fermat – Ora, só porque a demonstração que encontrei não cabia no espaço que eu dispunha, então, vem agora a comunidade matemática afirmar categoricamente: “com altíssima probabilidade que eu não tinha a demonstração?” E em que argumento a comunidade matemática se baseia, para dizer tal afirmação?

Na noite de 24 de dezembro de 2018, Sebá sonhou com Fermat e foi desenrolada uma conversa entre os dois que a seguir será descrita.

Sebá – Fermat, não sei se você está sabendo que em 1995 a comunidade matemática aceitou a prova dada por Andrew Wiles para a sua famosa conjectura. Após a prova dada por Wiles, surgiu uma certa dúvida por todos os que compõem a comunidade matemática em saber se você tinha realmente uma demonstração.

Fermat – Mas qual é a dúvida?

Sebá – Sua “grande proposição” por você escrita (tal como toda uma série de teoremas concernentes à teoria dos números), sob forma de anotação, nas margens de uma obra de Diofanto, está escrita com as seguintes palavras: “Encontrei uma demonstração verdadeiramente maravilhosa, para esta proposição, mas aqui há pouco espaço para desenvolvê-la.” Então, a dúvida, da comunidade matemática, é saber se você tinha realmente uma demonstração. Com altíssima probabilidade, diz a comunidade matemática: a resposta é não.

Fermat – Ora, só porque a demonstração que encontrei não cabia no espaço que eu dispunha, então, vem agora a comunidade matemática afirmar categoricamente: “com altíssima probabilidade que eu não tinha a demonstração?” E em que argumento a comunidade matemática se baseia, para dizer tal afirmação?

Sebá – Baseia-se no seguinte: se a demonstração de Wiles utilizou teorias que você certamente não conhecia e ocupou mais de 200 páginas que nenhuma margem de livro, por maior que fosse, seria capaz de conter, então, o mais provável, segundo a comunidade matemática, é que você tenha cometido um erro semelhante aos que cometeram milhares de amadores e profissionais que tentaram demonstrar depois de você.

Fermat – A validade de minha proposição levou tanto tempo para ser demonstrada em virtude de a comunidade matemática tentar demonstrá-la usando teorias sofisticadas e deixando de procurar algo de sutil e profundo que está escondido nela. Ao perceber esse algo de sutil e profundo que está por trás da minha proposição, demonstrei-a com a matemática acessível a qualquer estudante de formação mediana.

Sebá – E qual é esse algo de sutil e profundo que está escondido na sua proposição?

Fermat – Pegue lápis e papel e escreva o que vou ditar. Qualquer dúvida, pare e peça-me esclarecimento. Daqui para frente tudo que eu disser vá escrevendo.

Será que Fermat realmente tinha uma prova de seu teorema? (UTF)

A equação $x^{3}+y^{3}=z^{3}$ já foi demonstrada, por mim e por outros matemáticos, que não tem solução para $x,y,z \in \mathbb{N}$.

Como $x,y,z \in \mathbb{N}$, logo, a equação $x^{3}+y^{3}=z^{3}$ pode ser escrita como:

$(x^{k})^{3}+(y^{k})^{3}=(z^{k})^{3}$ ou $x^{3k}+y^{3k}=z^{3k}$, $k \in \mathbb{N}$.

Como $x,y,z \in \mathbb{N}$, logo, a equação $x^{4}+y^{4}=z^{4}$ pode ser escrita como:

$(x^{k})^{4}+(y^{k})^{4}=(z^{k})^{4}$ ou $x^{4k}+y^{4k}=z^{4k}$, $k \in \mathbb{N}$.

Diante do exposto, fica provado que a minha equação não tem solução em inteiros positivos para $n$ pertencente aos naturais compostos. Só resta provar agora, que minha equação não tem solução em inteiros positivos para os expoentes de $x, y$ e $z$ um número primo ímpar $(p)$, ou seja, $x^{p}+y^{p}=z^{p}$.

A seguir vou mostrar que se $p$ for um primo ímpar e $p \neq q$, com $q \in \mathbb{N}$ a equação $x^{p}+y^{p}=z^{q}$ tem infinitas soluções em inteiros se $p$ e $q$ forem primos entre si.

Demonstração:

Multiplicando ambos os membros da equação $x^{p}+y^{p}=z^{q}$ por $(x^{p}+y^{p})^{q}$, obtém-se:

$(x^{p}+y^{p}) \cdot (x^{p}+y^{p})^{q}=(x^{p}+y^{p})^{q} \cdot z^{q}$ $\qquad \textcolor{red}{(1)}$

Como $z^{q}=x^{p}+y^{p}$, logo, substituindo o valor de $z^{q}$ na $\textcolor{red}{(1)}$, obtém-se:

$(x^{p}+y^{p}) \cdot (x^{p}+y^{p})^{q}=(x^{p}+y^{p})^{q} \cdot (x^{p}+y^{p})$

ou

$x^{p} \cdot (x^{p}+y^{p})^{q} + y^{p} \cdot (x^{p}+y^{p})^{q}=(x^{p}+y^{p})^{q+1}$ $\qquad \textcolor{red}{(2)}$

Se escolhermos valores para $x$ e $y$ tal que $x \leq  y$ ou $x \geq y$, e substituirmos na $\textcolor{red}{(2)}$, obtém-se valores inteiros positivos para $x$, $y$ e $z$ (F.A.D.)

Técnica de resolução da equação $x^{p}+y^{p}=z^{q}$

Seja, por exemplo, dividir um quadrado em dois cubos de várias maneiras diferentes.

Resolução:

Como $q=2$ e $p=3$ (primos entre si), logo:

$x^{p}+y^{p}=z^{q}$ e $x^{3}+y^{3}=z^{2}$

Como o expoente de $x$ e $y$ é $3$, logo, substituindo na $\textcolor{red}{(2)}$ $p$ por $3$, obtém-se:

$x^{3} \cdot (x^{3}+y^{3})^{q} + y^{3} \cdot (x^{3}+y^{3})^{q}=(x^{3}+y^{3})^{q+1}$ $\qquad \textcolor{red}{(3)}$

Como na equação $x^{3}+y^{3}=z^{2}$, o membro da esquerda tem expoente $3$ e o da direita, expoente $2$, logo, temos que encontrar dois números $q$ e $q+1$ que seja possível decompor $q$ em potência de $3$ e $q+1$ em potência de $2$. Isso só será possível se $q$ e $q+1$ forem, respectivamente, múltiplo de $3$ e $2$. Logo, $q=6k-3$ e $q+1=6k-2$.

Substituindo os valores de $q$ e $q+1$ na $\textcolor{red}{(3)}$, vem:

$x^{3} \cdot (x^{3}+y^{3})^{6k-3} + y^{3} \cdot (x^{3}+y^{3})^{6k-3}=(x^{3}+y^{3})^{6k-2}$ $\qquad \textcolor{red}{(4)}$

Seja $k=1$ e $x=y=1$. Substituindo os valores de $k, x$ e $y$ na $\textcolor{red}{(4)}$, vem:

$2^{3}+2^{3}=(2^{2})^{2}$

Solução: $x=y=2$ e $z=4$.

Se escolhermos, por exemplo, $k=2$ e $x=y=1$, e substituirmos na $\textcolor{red}{(4)}$, obtém-se:

$(2^{5})^{3}+(2^{5})^{3}=(2^{8})^{2}$

Solução: $x=y= 32$ e $z=256$.

E assim por diante.

Seja, por exemplo, dividir uma biquadrada em dois cubos, de várias maneiras diferentes:

Resolução:

Como $q=4$ e $p=3$ (primos entre si), logo:

$x^{p}+y^{p}=z^{q}$ e $x^{3}+y^{3}=z^{4}$

Como o expoente de $x$ e $y$ é $3$, logo, substituindo na $\textcolor{red}{(2)}$ $p$ por $3$, obtém-se:

$x^{3} \cdot (x^{3}+y^{3})^{q} + y^{3} \cdot (x^{3}+y^{3})^{q}=(x^{3}+y^{3})^{q+1}$ $\qquad \textcolor{red}{(5)}$

Como na equação $x^{3}+y^{3}=z^{4}$, o membro da direita tem expoente $4$ e o da esquerda, expoente $3$, logo, temos que encontrar dois números $q$ e $q+1$ que seja possível decompor $q$ em potência de $3$ e $q+1$ em potência de $4$. Isso só será possível se $q$ e $q+1$ forem, respectivamente, múltiplo de $3$ e $4$. Logo, $q=12k-9$ e $q+1=12k-8$.

Substituindo os valores de $q$ e $q+1$ na $\textcolor{red}{(3)}$, vem:

$x^{3} \cdot (x^{3}+y^{3})^{12k-9} + y^{3} \cdot (x^{3}+y^{3})^{12k-9}=(x^{3}+y^{3})^{12k-8}$ $\qquad \textcolor{red}{(4)}$

Seja $k=1$ e $x=y=1$. Substituindo os valores de $k, x$ e $y$ na $\textcolor{red}{(5)}$, vem:

$2^{3}+2^{3}=2^{4}$

Solução: x=y=z=2.

Se escolhermos, por exemplo, $k=1$ e $x=y=2$, e substituirmos na $\textcolor{red}{(5)}$, obtém-se:

$2^{3} \cdot (16)^{3}+2^{3} \cdot (16)^{3}=16^{4}$

$(2 \cdot 16)^{3}+(2 \cdot 16)^{3}=16^{4}$

Solução: $x=y=32$ e $z=16$.

E assim por diante.

Fermat – Continue escrevendo.

A equação $x^{p}+y^{p}=z^{q-1}$ tem infinitas soluções, haja vista que $p$ e $q-1$ são primos entre si. A equação $x^{p}+y^{p}=z^{q+1}$ também tem infinitas soluções, haja vista que $p$ e $q+1$ são primos entre si.

Vimos que a equação $x^{3}+y^{3}=z^{2}$ tem infinitas soluções. Note que essa equação é o resultado da equação, $x^{3}+y^{3}=z^{3}$, quando se subtrai a unidade do expoente do segundo membro.

Vimos também que a equação $x^{3}+y^{3}=z^{4}$ tem infinitas soluções. Essa equação é o resultado equação, $x^{3}+y^{3}=z^{3}$, quando se soma a unidade ao expoente do segundo membro.

A equação $x^{p}+y^{p}=z^{q}$ fica oscilando entre duas equações, ou seja:

$x^{3}+y^{3}=z^{2}$
$x^{3}+y^{3} \neq z^{3}$
$x^{3}+y^{3}=z^{4}$

Portanto, para $x, y, z$ (inteiros positivos não nulos) as equações $x^{3k}+y^{3k}=z^{3k}$, $x^{4k}+y^{4k}=z^{4k}$ e $z^{p}=x^{p}+y^{p}$, $p>2$, não tem solução e, consequentemente, para $x, y, z$ (inteiros positivos não nulos) a equação $x^{n}+y^{n}=z^{n}$ também não tem solução.

Tudo o que ficou dito acima, Sebá escreveu após o sonho. Agora ele quer consultar a comunidade matemática para saber se as idéias de Fermat estão corretas. Em caso negativo, Sebá quer saber onde está o erro cometido por Fermat.

Trabalho completo e atualizado

Este é um guest post (artigo convidado). Foi escrito e enviado por Sebastião Vieira do Nascimento (Sebá). Professor Titular (por concurso) aposentado da UFCG – PB.

Mais artigos desse autor Envie um artigo Ajude o blog

COMENTÁRIOS



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Será que Fermat realmente tinha uma prova de seu teorema? (UTF)
Será que Fermat realmente tinha uma prova de seu teorema? (UTF)
Fermat – Ora, só porque a demonstração que encontrei não cabia no espaço que eu dispunha, então, vem agora a comunidade matemática afirmar categoricamente: “com altíssima probabilidade que eu não tinha a demonstração?” E em que argumento a comunidade matemática se baseia, para dizer tal afirmação?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtB-_scQzmFObiAj5xJyfdf-6lRdbfgKNhlRpXe7OvBuoDuTv1vu8x4UR7j_1g3AMLhFI22_YkpveDNxp4U3nZxrBEfmjlvQ4-rz1EUkC6oapq_51t_S7-krnAHtpvVQk8gYJh6qQXFxE/s1600/sera-que-fermat-realmente-tinha-uma-prova-de-seu-torema-UTF.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtB-_scQzmFObiAj5xJyfdf-6lRdbfgKNhlRpXe7OvBuoDuTv1vu8x4UR7j_1g3AMLhFI22_YkpveDNxp4U3nZxrBEfmjlvQ4-rz1EUkC6oapq_51t_S7-krnAHtpvVQk8gYJh6qQXFxE/s72-c/sera-que-fermat-realmente-tinha-uma-prova-de-seu-torema-UTF.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2019/02/sera-que-fermat-realmente-tinha-uma-prova-de-seu-torema-UTF.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2019/02/sera-que-fermat-realmente-tinha-uma-prova-de-seu-torema-UTF.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar