Já segue o canal do blog no Telegram? Conheça o Telegram nesse artigo. É melhor do que o Whatsapp!😍

Pra quem não conhece, a coleção oferece vídeos, experimentos práticos, softwares e áudios cobrindo praticamente todo o conteúdo de Matemática do Ensino Médio. Os vídeos têm 10 minutos de duração e podem ser usados para introduzir ou motivar o estudo de um tópico, apresentar alguma aplicação ou explorar aspectos históricos.
Em 2011 publiquei um post aqui no blog chamado Repositório de recursos educacionais multimídia, onde colaboro na divulgação deste excelente projeto - A coleção M3, Matemática Multimídia. Neste ano de 2019 o projeto está completando 10 anos do lançamento dos primeiros recursos e, por isso, foi criado um questionário para descobrir como ela vem sendo usada.

Uso dos recursos educacionais da coleção Matemática Multimídia [pesquisa]

Sobre o projeto

A coleção M3, Matemática Multimídia, começou a publicar os seus primeiros recursos educacionais em 2009. De lá até aqui foram quase 400 recursos disponibilizados gratuitamente em m3.ime.unicamp.br para todo professor que estiver procurando opções para a sua aula.

Pra quem não conhece, a coleção oferece vídeos, experimentos práticos, softwares e áudios cobrindo praticamente todo o conteúdo de Matemática do Ensino Médio. Os vídeos têm 10 minutos de duração e podem ser usados para introduzir ou motivar o estudo de um tópico, apresentar alguma aplicação ou explorar aspectos históricos.

Os áudios, também com cerca de 10 minutos de duração cada, são divididos em séries com propostas muito diversificadas, que vão do humor ao filosófico. Os experimentos com atividades práticas com o espírito científico de coletar e analisar dados. Por fim, os softwares são atividade guiadas para uso individual dos estudantes em computadores pessoais.

Como parte das comemorações por esses 10 anos, criamos um questionário para entender como professores usam os recursos da coleção em salas de aula. Se você já utilizou, acesse o link abaixo e deixe as suas respostas. Não deve levar mais do que 10 minutos!

Responder questionário

As respostas poderão nos ajudar a divulgar a coleção, levando-a a mais professores Brasil afora! Além de, quem sabe, nos ajudar a criar novos e melhores recursos para as aulas de Matemática. Participe respondendo ou enviando a colegas que possam participar.

Este é um guest post (artigo convidado). Foi escrito e enviado por Leonardo Barichello. Possui licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2005), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP Rio Claro - 2008) e doutorado em Educação (University of Nottingham, Reino Unido - 2018). Foi um dos coordenadores da coleção Matemática Multimídia. Atuou como professor nos ensinos fundamental, médio e superior em disciplinas ligadas à matemática, robótica e formação de professores. Atualmente é bolsista de pós-doutorado no PECIM - Unicamp. (Fonte: Currículo Lattes).

Envie um artigo Ajude o blog
Próximo
Este é o artigo mais recente.
Anterior
Postagem mais antiga
Autor convidado

Autor convidado

Esse artigo foi enviado e escrito por um autor convidado. Confira as informações sobre o autor no final do artigo. Quer enviar um artigo para o blog?

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

2 comentários: