Já segue o canal do blog no Telegram? Conheça o Telegram nesse artigo. É melhor do que o Whatsapp!😍
Camisetas Exatas

Em seu livro O poder do pensamento matemático, Jordan Ellenberg relata a história de Abraham Wald (1902-1950) e a forma como matemáticos pensam. Durante a Segunda Guerra Mundial, os oficiais que tinham as estatísticas dos aviões achavam melhor blindar as partes que tinham maior número de furos de balas e acreditavam que os aviões que voltavam eram uma amostra aleatória de todos os que foram para a guerra.
No post Como podemos pensar matematicamente? teci alguns comentários sobre o texto Uma defesa apaixonada do pensamento matemático, publicado na EXAME.com em 18 de maio de 2015, escrito pelo professor de Matemática Jordan Ellenberg.

Em seu livro O poder do pensamento matemático, Jordan Ellenberg relata a história de Abraham Wald (1902-1950) e a forma como matemáticos pensam. Durante a Segunda Guerra Mundial, os oficiais que tinham as estatísticas dos aviões achavam melhor blindar as partes que tinham maior número de furos de balas e acreditavam que os aviões que voltavam eram uma amostra aleatória de todos os que foram para a guerra.

Porém, essa ideia é falsa, a amostra não era aleatória. É necessário considerar algumas variáveis como zero na análise. Para evitar que os aviões sejam derrubados pelos inimigos, é necessário blindá-los. Porém, a blindagem torna o avião mais pesado e usa mais combustível. Assim, é necessário escolher uma parte do avião para blindar, mas qual?

Segunda Guerra Mundial, um estatístico e blindagem de aviões.

Então, as partes que recebem mais furos devem receber blindagem, certo? Errado!

Assista esse booktrailer



Quer ler esse relato completo e outros fatos matemáticos envolventes e fantásticos? Compre o livro O poder do pensamento matemático, de Jordan Ellenberg, disponível na Amazon BR.
ATENÇÃO: Com a inauguração do novo centro de distribuição da Amazon no Brasil, os produtos enviados pela Amazon.com.br têm frete GRÁTIS para todo o Brasil em pedidos a partir de R$ 99,00 para livros (e videogames) e a partir de R$ 149,00 para todas as outras categorias. A Amazon suporta lojas de terceiros e esses cobram frete.
Compre o livro Minha livraria
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do extinto Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: