$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Caneta Bézier, edição de imagens vetoriais e Matemática

COMPARTILHE:

Você tem algum aluno (a) ou amigo (a) que adora desenhar? Quer ser um cartunista, ilustrador ou quadrinista profissional? Tenho e já tive diversos...

Você tem algum aluno (a) ou amigo (a) que adora desenhar? Quer ser um cartunista, ilustrador ou quadrinista profissional? Tenho e já tive diversos alunos que desenham maravilhosamente bem, porém na hora errada (risos), na hora da aula de Matemática. Particularmente, incentivo muito a continuarem com o que pensam para ser sua profissão no futuro (não na aula de Matemática). 

Fazer o que ama e ainda ganhar bem por isso, é um prazer que nem todos conseguem alcançar.

Justamente no dia de uma aula sobre monômios e polinômios surge aquele indignado aluno e pergunta: mas professor pra que estudar isso? Para que serve eu aprender monômios e polinômios? Eu adoro desenhar e nunca vou precisar desta Matemática quando estiver trabalhando com meus desenhos.

Olhei sorrindo para ele, respirei fundo e disse: tem razão! Você nunca usará esta Matemática em sua profissão como desenhista. E assunto encerrado. Continuei a aula.

Caneta bézier, edição de imagens vetoriais e Matemática

Na próxima aula, antes de os alunos chegarem, preparei o projetor multimídia, conectei o meu notebook, abri o Youtube e deixei o vídeo abaixo pausado até a hora do início da aula.


Se o vídeo estiver fora do ar, baixe através do link abaixo.
[##download## Baixar vídeo]

Dei play no vídeo sem fazer nenhum comentário. Quando terminou o vídeo, o aluno que perguntou para que servia monômios e polinômios, levantou o braço e pediu desculpa, não que o certo fosse pedir desculpa, mas por perceber que ele viu Matemática num simples processo de vetorização de uma imagem desenhada à mão.

No mesmo dia, este aluno instalou o Inkscape (software mostrado no vídeo) e começou a estudar esse processo com seus próprios desenhos.

Caneta Bézier e a Matemática

Como visto no vídeo, a caneta bézier é um recurso muito útil para quem desenha com o Inkscape ou qualquer outro programa de edição de imagens vetoriais, por exemplo, SVG (Scalable Vector Graphics).

Uma imagem em SVG, usa a marcação XML (Extensible Markup Language) para descrever uma imagem vetorial. Diferentemente das imagens tradicionais, os gráficos vetoriais são sem perdas, o que significa que eles podem ser dimensionados para qualquer tamanho e sempre possuem bordas nítidas (sem aquele serrilhado feio).

Todas as imagens deste blog, do site camisetas de exatas e todos os outros blogs que ajudo no gerenciamento, fazemos uso de imagens vetoriais. Por quê? São imagens relativamente leves e que nos dá um resultado de alta qualidade e de tamanho leve também.

E o nome deste recurso (caneta Bézier) não tem origem em nenhum matemático, mas de um engenheiro francês chamado Pierre Bézier, funcionário da montadora Renault, que desenvolveu em 1962 a Curva de Bézier, utilizada para o design de automóveis.

A Curva de Bézier é uma curva polinomial expressa como a interpolação linear entre alguns pontos representativos, chamados de pontos de controle. É uma curva utilizada em diversas aplicações gráficas como o Illustrator, Freehand, Fireworks, GIMP, Photoshop, Processing, Inkscape e CorelDRAW, e formatos de imagem vetorial como o SVG. [Wikipédia]

Animação de uma curva de Bézier linear, t em [0,1] - Imagem: Wikipédia.

Animação de uma curva de Bézier quadrática, t em [0,1] - Imagem: Wikipédia.


Animação de uma curva de Bézier cúbica, t em [0,1] - Imagem: Wikipédia.

Se quiser aprender a criá-la com o GeoGebra, siga esse passo a passo. Ou use o Desmos.

Esse tipo de curva também pode originar Superfícies de Bézier, bastante utilizadas em modelagem tridimensional, animações, design de produtos, engenharia, arquitetura entre outras aplicações.

Não, não expliquei sobre isso em sala de aula e nem farei. Aqui registro somente por curiosidade. Mas, se você já é aluno do ensino médio, deve lembrar do Binômio de Newton. A Curva Bézier simplesmente baseia seu cálculo no Binômio de Newton para a resolução de seus coeficientes e é resolvida através de:

$${\displaystyle {\left(x+y\right)}^{n}=\sum _{k=0}^{n}{n \choose k}x^{n-k}y^{k}\,\!.\;\;x=t\;,\;y=(1-t)}$$

Não somente os editores de imagens vetoriais tem usado essa tecnologia. Ambientes como o HTML 5, por exemplo, faz uso deste recurso para diversas funções, como páginas web, players de áudio e vídeo como o Youtube.

Você não vê a Matemática, mas ela está lá, embutida em formato de códigos e linguagens de programação. O que fazemos é apenas clicar e arrastar uma caneta Bézier no editor de imagens.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 2
  1. Meu amigo, que post sensacional. Essa experiência que relatou é ótima para esses negacionistas da matemática. Parabéns! Vou compartilhar! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, que bom que gostou! O post é superficial quanto a Matemática e suas aplicações, serve apenas mostrar essa situação que passei com um aluno. Um abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Caneta Bézier, edição de imagens vetoriais e Matemática
Caneta Bézier, edição de imagens vetoriais e Matemática
Você tem algum aluno (a) ou amigo (a) que adora desenhar? Quer ser um cartunista, ilustrador ou quadrinista profissional? Tenho e já tive diversos...
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgoWnye0kNxkrc0gLX-07UgYYnkb_9run_zMKO8oAKX4Hq16101v30H1I-FyN_m3TEGylnJ0JI7YmohsSUjhjXuQsOWpwEO15WGVS6-AkAuzF5G3XAYDZXJ_W7ZIAL3JEByz09J8wBgAhk/s1600/caneta-bezier-edicao-de-imagens-vetoriais-matematica.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgoWnye0kNxkrc0gLX-07UgYYnkb_9run_zMKO8oAKX4Hq16101v30H1I-FyN_m3TEGylnJ0JI7YmohsSUjhjXuQsOWpwEO15WGVS6-AkAuzF5G3XAYDZXJ_W7ZIAL3JEByz09J8wBgAhk/s72-c/caneta-bezier-edicao-de-imagens-vetoriais-matematica.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2020/05/caneta-bezier-edicao-de-imagens-vetoriais-matematica.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2020/05/caneta-bezier-edicao-de-imagens-vetoriais-matematica.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar