$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Como escrever em Latex no LibreOffice 6.4.4 usando o TexMath 0.48 no Ubuntu e seus derivados

COMPARTILHE:

Saiba como escrever em Latex no LibreOffice 6.4.4 com a extensão TexMath 0.48 sem saber nada de Latex, no Ubuntu e seus derivados.

Já postei 3 artigos aqui no blog que mostram como instalar e configurar o TexMath com o LibreOffice. Sempre que há alguma atualização tanto para o TexMath quanto para o LibreOffice, começo a fazer testes, pois realmente para mim é a melhor opção para elaborar minhas provas usando Latex.

Se você não sabe instalar uma extensão no LibreOffice, aprenderá neste post. É muito fácil e rápido. Apenas alguns cliques e pronto. A extensão TexMaths pode ser atualizada diretamente pelo LibreOffice.

Também mostrarei neste post a como instalar o LibreOffice 6.4.4 (21 de maio de 2020), a versão mais atualizada da suíte de aplicativos. A versão mais estável é 6.3.6.
  • [message]
    • ##exclamation-triangle## AVISO IMPORTANTE - LEIA COM ATENÇÃO
      • Antes de tudo, e infelizmente, usarei o terminal para mostrar alguns passos, nada complicado, pois seguindo as instalações via Flatpak ou Snap (Central de programas com apenas um clique), tive problemas para configurar o TexMath, quando o LibreOffice foi instalado via Flatpak ou Snap.

Como escrever em Latex no LibreOffice 6.4.4 usando o TexMath 0.48 no Ubuntu e seus derivados

Instalando o LibreOffice 6.4.4

Na data de publicação de post, é a versão mais recente. A forma de instalação que ocorreu tudo certinho foi via PPA.

1º passo: Abra um terminal.

2º passo: Adicione o repositório do LibreOffice

Copie e cole o comando abaixo no terminal (desconsidere esse passo caso já tenha adicionado):
[sudo add-apt-repository -y ppa:libreoffice/ppa]

3º passo: Faça uma atualização com o comando abaixo

[sudo apt update]

4º passo: Use o comando abaixo para instalar o LibreOffice

[sudo apt install libreoffice libreoffice-style-breeze]

5º passo: Instalar o pack de tradução do LibreOffice em Português do Brasil

[sudo apt install libreoffice-l10n-pt-br]

Se você é de Portugal, basta trocar o final do comando.
[sudo apt-get install libreoffice-l10n-pt]

Se precisar desinstalar o LibreOffice completamente, basta executar o comando abaixo no terminal.
[sudo apt remove libreoffice
sudo apt autoremove ]

Instalando o TexMath 0.48

1º passo: Clique no botão abaixo para fazer download

Será baixado diretamente do site de extensões do LibreOffice.


2º passo: Instalar o TexMath 0.48 no LibreOffice 6.4.4

Abra o LibreOffice Writer. Caso não encontre, o LibreOffice localiza-se na categoria Escritório do sistema Ubuntu e seus derivados.

2.1 - Menu Ferramentas > Gerenciador de extensões (ou Ctrl+Alt+E). Ver imagem abaixo.

Ferramentas > Gerenciador de extensões

2.2 - Clique no botão Adicionar e escolha o arquivo do TexMath salvo em seu computador.

Escolher arquivo baixando do TexMath

Após a instalação será pedido para reiniciar o LibreOffice Writer.

Preparando para a execução do TexMath 0.48

Ao executar o TexMath no LibreOffice 6.4.4 logicamente aparecerão mensagens de erros, pois as dependências para compilar o Latex ainda não foram instaladas. O TexMath tem suporte para os compiladores LaTeX e XeLaTex.


1º passo: instalar o Gerenciador de Pacotes Synaptic

Para evitar de usar o terminal e possíveis erros por conta de nomes de pacotes incorretos, recomendo que faça as instalações via Gerenciador de Pacotes Synaptic (pesquisou, marcou, instalou!). Você pode instalá-lo pela Central de Programas ou pelo comando abaixo.

[sudo apt-get install synaptic]

2º passo: instalar os pacotes para $\LaTeX$

Faça esse processo com o LibreOffice fechado.

2.1 - Com o Gerenciador de Pacotes Synaptic instalado, execute-o, informe sua senha de usuário (sempre pede no início) e pesquise pelo pacote texlive ou xelatex. Veja resultado na tela abaixo.

2º passo: instalar os pacotes para LaTeX e XeLateX

Os dois pacotes marcados com ícone verde, obviamente estão instalados na minha máquina. Para instalá-los, clique sobre texlive-xetex com o botão direito do mouse e clique em Marcar para instalação. Em seguida clique no botão Aplicar. Na janela de instalação, basta clicar em Aplicar ou Apply. Espere finalizar a instalação.

  • [message]
    • ##exclamation-triangle## AVISO IMPORTANTE - LEIA COM ATENÇÃO
      • Muitos pacotes tem suas dependências e quando marcado para instalação, essas dependências já aparecem para serem adicionadas antes mesmo da instalação. Por exemplo ao instalar o pacote texlive-xetex, suas dependências serão instaladas também. Veja a imagem abaixo.
Gerenciador pacotes synaptic - dependências

3º passo: instalar o gerador de equações no TexMath (PNG ou SVG)

Agora, execute o LibreOffice Writer e clique no ícone (duas chaves cruzadas) de configuração do TexMath. E vá até a aba Diretórios. Na primeira instalação aparecerá vazio.


Diretórios - TexMath

Note que os dois últimos campos são opcionais, porém é necessário inserir um dos dos caminhos. A preferência é para o dvisvgm, pois gerarão equações com imagens vetoriais, trazendo grande qualidade na renderização das simbologias matemáticas.

3.1 - Antes de instalar o dvisvgm, instale as bibliotecas para compilação, usando o comando:
[sudo apt-get install g++ libkpathsea-dev libfreetype6-dev]

3.2 - Baixe o dvisvgm. Faça o download através do botão abaixo.


3.3 - Descompacte o arquivo na sua pasta de sua preferência.

3.4 - Acesse a pasta através do terminal e execute os comandos nesta ordem:
[./configure
make
make install ]

Se todos os processos foram realizados com sucesso, volte a tela de configuração do TexMath e adicione as entradas.
[/usr/bin/latex
/usr/bin/xelatex
/usr/bin/dvipng
/usr/bin/dvisvgm ]

Dicas finais

Nas preferências do TexMath, altere a renderização das equações para SVG como padrão. Adicione um atalho para evitar de sempre clicar no botão, no meu caso utilizo o Ctrl+W e o Ctrl+L para converter. Caso queira editar uma equação já inserida no documento, basta selecionar a equação e clique no atalho que configurou (aqui Ctrl+W).

Dúvidas? Use a sessão de cometários deste post.

COMENTÁRIOS



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Como escrever em Latex no LibreOffice 6.4.4 usando o TexMath 0.48 no Ubuntu e seus derivados
Como escrever em Latex no LibreOffice 6.4.4 usando o TexMath 0.48 no Ubuntu e seus derivados
Saiba como escrever em Latex no LibreOffice 6.4.4 com a extensão TexMath 0.48 sem saber nada de Latex, no Ubuntu e seus derivados.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjREmEscP1bvHTRM8eWB_nlcIiXttp_KpS80r8J3qRRaRso1e6zJAYDkpqIx6czsjc0IvYKxDa978dGwIdw6aVquhI32_QPT7BLDd0MUqX4WtkjTCzbKs5v6jJruf56QRFDLsOKomb43FI/s1600/como-escrever-latex-libreoffice-6-4-4-texmath-0-48-ubuntu-derivados.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjREmEscP1bvHTRM8eWB_nlcIiXttp_KpS80r8J3qRRaRso1e6zJAYDkpqIx6czsjc0IvYKxDa978dGwIdw6aVquhI32_QPT7BLDd0MUqX4WtkjTCzbKs5v6jJruf56QRFDLsOKomb43FI/s72-c/como-escrever-latex-libreoffice-6-4-4-texmath-0-48-ubuntu-derivados.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2020/06/como-escrever-latex-libreoffice-6-4-4-texmath-0-48-ubuntu-derivados.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2020/06/como-escrever-latex-libreoffice-6-4-4-texmath-0-48-ubuntu-derivados.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar