Mas, como se tornar um professor e como encontrar metodologias para que os alunos se sintam interessados e motivados em aprender?
Os professores têm um papel importante na sociedade, pois são responsáveis por parte da educação de seus alunos através da transmissão do conhecimento. Sabemos que a matemática é uma das matérias que mais assusta o aluno, segundo dados de uma pesquisa realizada pela UFF em 2019, 57% dos alunos não gostam de matemática e, por isso, muitos pais recorrem em aula de matemática com superprofessor para ajudar a facilitar o avanço dos seus filhos.
Mas, como se tornar um professor e como encontrar metodologias para que os alunos se sintam interessados e motivados em aprender? Trouxemos um compilado de informações sobre o tema para vocês!
Qual é a função de um professor de matemática?
O trabalho de um professor de matemática não é somente se preocupar em não criar traumas ou preparar jogos dinâmicos. Você ensinará os estudantes a pensar científica e logicamente e isto envolve longas horas de trabalho tanto para você quanto para os alunos, tanto em casa como em sala de aula. Cada lição é preparada com antecedência e deve ser adaptada a cada aula que você será responsável, mas também e sobretudo ao quadro de referência estabelecido pelo Ministério da Educação Nacional.
Você terá que envolver toda a classe, enquanto a segue individualmente? para garantir que nenhum aluno seja deixado de fora, seja academicamente ou socialmente. Como você terá entendido, além de ensinar matemática, você também terá que estar atento e escutar seus alunos.
Quais são as habilidades e qualidades necessárias para se tornar um professor de matemática?
A profissão exige as habilidades que suas qualificações lhe darão, mas como o contato humano (com jovens, mesmo muito jovens) fará parte de sua vida diária, será necessário desenvolver certas qualidades pessoais.
Estes incluem:
- Rigor;
- Firmeza;
- Organização;
- Dinamismo;
- Adaptabilidade;
- E, claro, paciência!
Como lhe foi dito, não é o trabalho mais fácil, e é por isso que é tão respeitado. Ser um bom professor não é algo com que você nasce, nem é algo que só os livros podem ensinar: é algo em que você trabalha todos os dias.
Quais as formações mais interessantes para se tornar professor de matemática?
Existem duas modalidades gerais para se tornar professor de matemática: licenciatura e graduação. Bem resumidamente, para se tornar um professor, é a licenciatura a que te tornará apto para atuar em escolas públicas e privadas, pois é o tipo de licença que, além de ensinar a pura matemática e suas aplicações, possuem matérias ligadas a pedagogia, que capacita o profissional a compartilhar seus conhecimentos e dar aulas de matemática.
A duração média de uma faculdade de matemática é de 4 anos e o curso é oferecido na maioria das universidades públicas e privadas do país, com possibilidade de estudar presencialmente ou a distância.
Quais formações suplementares para agregar meu currículo e aptidões?
Depois de se formarem os professores geralmente buscam cursos suplementares para se sentirem à vontade gerindo suas salas de aula, algumas das formações mais comuns no mercado, são:
- Metodologias ativas de aprendizagem;
- Linguagens práticas educativas;
- Profissionalização do docente;
- Educação especial e inclusiva.
Todos esses cursos são ofertados pelo CAPES e por universidades privadas.
Com a pandemia e com a mudança na dinâmica das aulas, os professores tiveram que se adaptar a um novo mundo e a novos formatos para manter os alunos focados e motivados. Também, uma crescente demanda por formações sobre como dar aulas online, listamos as formações mais interessantes para vocês:
- Ensinando na web;
- Planejar avaliações online;
- Criação de vídeo-aulas;
- Educação Conectada;
- Tecnologia no Ensino;
- Novas metodologias de ensino;
- Recursos digitais na educação.
Você encontra esses cursos nos sites do MEC, FUNDEB, MEC, FGV Online e BNCC, muitos são 100% gratuitos e com certificação.
Gostaram das nossas dicas? Deixe nos comentários o curso que mudou sua vida acadêmica!
Texto desenvolvido pela equipe editorial da Superprof Brasil.
COMENTÁRIOS