JClic é formado por um conjunto de aplicações que são utilizadas para a realização de diferentes tipos de atividades educacionais: quebra-cabeças, associações, exercícios de texto, palavras cruzadas. As atividades não são normalmente utilizados isoladamente, mas repleto de projetos.
JClic é formado por um conjunto de aplicações que são utilizadas para a realização de diferentes tipos de atividades educacionais: quebra-cabeças, associações, exercícios de texto, palavras cruzadas. As atividades não são normalmente utilizados isoladamente, mas repleto de projetos.

Software Livre: JClic

Um projeto é formado por um conjunto de atividades e uma ou mais sequências, que indicam a ordem em que eles têm que ser mostrado. O antecessor do JClic é Clic , uma aplicação que tem sido utilizado por educadores de diferentes países desde 1992 como uma ferramenta para a criação de atividades didáticas para seus alunos.

JClic é desenvolvido na plataforma Java, é um projeto de software livre e trabalha em diferentes ambientes e sistemas operacionais.

DOWNLOAD


O arquivo .zip no link 'Linux' acima, contém os arquivos e as instruções para a instalação em Linux, Mac e Solaris.

Características do JClic

Como já foi citado no início do post, o projeto JClic é uma evolução do programa Clic 3.0, uma ferramenta para a criação de aplicações multimídia educacional com mais de 10 anos de história. Durante todo esse tempo, muitos educadores têm de usá-lo para projetar atividades interativas que funcionam em procedimentos de diversas áreas curriculares, do jardim de infância até ao ensino secundário.

Os principais objetivos do projeto são:
  • Permitir a utilização de aplicações on-line Clic.
  • Manter a compatibilidade com os aplicativos existentes Clic 3.0.
  • Viabilizar o uso do Clic em diferentes plataformas e sistemas operacionais, como Windows, Linux, Solaris ou Mac OS X.
  • Para usar normas abertas para o armazenamento dos dados de atividades, a fim de facilitar a sua integração em bases de dados de recursos educativos.
  • Para ampliar o espaço de cooperação e intercâmbio de materiais entre as escolas e educadores de diferentes países e culturas, facilitando a tradução e adaptação do programa, bem como das atividades criadas.
  • Para integrar tanto as sugestões de melhorias e novos recursos enviados pelos utilizadores.
  • Para iniciar uma comunidade de desenvolvimento em torno do projeto, estendendo o trabalho cooperativo entre diferentes equipes de programadores, designers, tradutores e outros voluntários.
A ferramenta de programação escolhida foi Java, e o formato escolhido para armazenar os dados das atividades é XML.

O programa está em desenvolvimento e precisando de tradutores. O JClic está em Catalã, Espanhol e Inglês. Veja como ajudar nesse link.

Veja algumas publicações feitas com Clic.

Fonte: clic.xtec.cat.

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: