Até que enfim encontrei nos repositórios do Ubuntu o jogo Tangram. Em janeiro desse ano, publiquei um post sobre uma animação feita com o tangram e disponibilizei o jogo para download apenas para o sistema operacional Windows.
Até que enfim encontrei nos repositórios do Ubuntu o jogo Tangram. Em janeiro desse ano, publiquei um post sobre uma animação feita com o tangram e disponibilizei o jogo para download apenas para o sistema operacional Windows.

Tangram no Ubuntu

Mas afinal, o que o Tangram?

O Tangram é um jogo de enigma chinês onde o jogador tem que organizar um conjunto de peças para combinar uma dada forma. Todas as peças precisam ser usadas e não podem ser colocadas umas sobre as outras. As peças são cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo. 

Segundo a Wikipédia, o Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas.


O software

Neste post mostrarei dois softwares que encontrei nos repositórios do Ubuntu. O Tangrams (gtans) e o GLPeces, ambos software livre.

O gtans contém mais de 380 figuras para jogar-se. Ele usa o mouse para controlas as peças e é altamente personalizável usando a interface.

Interface do gTans
Dica: Selecione a figura com o botão esquerdo do mouse e use o botão direito para girar as figuras. 
    Tamanho: 827 KB
    Versão: 1.99.0-1
    Licença: Código Aberto
    Idioma: Inglês

    GLPeces permite jogar 33 modalidades diferentes de tangram e inclui mais de 4600 figuras para resolver. Além disso, ele permite a criação de novas figuras e competições. GLPeces é especialmente concebido para uso em educação.

    Interface do GLPeces

    Tamanho: 2,699 KB
    Versão: 4.0.2-1
    Licença: Código Aberto
    Idioma: Portguês do Brasil

    DOWNLOAD 

    Os dois links acima são linkados para baixar pacotes no formato .deb. Você pode instalar via Central de Programas do Ubuntu, pesquisando por Tangrams e GLPeces.

    Tangram online

    Você pode também se divertir jogando com o Tangram no seu próprios navegador de internet. Acesse o site http://www.lagranepoca.com/juegos/tangram e aproveite.

    Algumas formações feitas com o Tangram

    Pessoas

    Alguns animais

    Fonte de Apoio: projects/pecesjocdetangr | gtans | wikipedia

    Edigley Alexandre

    Edigley Alexandre

    Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

    Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.
    O MathJax CDN foi fechado em 30 de abril de 2017. Uma alternativa de provedor para o MathJax foi utilizada. Caso apareça o erro [Math Processing Error] em algumas postagens com simbologia matemática, entre em contato com o blog informando. Saiba mais. Ver exemplo de postagem com Latex usando o MathJax.

    É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.

    • Seu comentário não será publicado se não tiver relacionado com este artigo.
    • Não é permito linguagem imprópria e/ou escrita totalmente em caixa alta (Caps Lock)
    • Não inclua links em seus comentários se eles não forem contextualizados com este artigo.
    • A partir de hoje (26/04/16) não será mais publicado comentário de autor anônimo.
    • Você pode escrever em $\LaTeX$, mas somente com o Blogger. Saiba mais em latex.prof-edigleyalexandre.com.
    • Leia a política de comentários do blog.

    Comente este artigo:

    0 comentários: