27 abril 2012

Decomponha qualquer número inteiro em fatores primos com esse widget


Este é o widget de número 17, criado usando o Wolfram | Alpha. Veja todos os outros acessando a galeria de widgtes do blog.

Uma das tarefas mais comuns ao iniciar os estudos sobre potenciação e radiciação, é de decompor números em fatores primos. Encontrar a raiz quadrada de um número pode se tornar uma tarefa mais rápida quando se domina esse processo. Decompor números em fatores primos é conteúdo recorrente do 6º ano do Ensino fundamental até os cursos superiores que tenham Matemática em sua grade curricular.

Decomponha qualquer número inteiro em fatores primos com esse widget

Decompor um número inteiro em fatores primos, nada mais é do que escrever um determinado número como um produto de potências, cuja as bases sejam números primos. Esse cálculo é realizado fazendo divisões sucessivas até o resto 1. Veja um exemplo abaixo decompondo o número inteiro 441.

Decomponha qualquer número inteiro em fatores primos com esse widget - decompondo 441
Para testar se seus cálculos estão corretos, basta que insira o número desejado na caixa de texto abaixo e apertar o botão Fatorar. O widget gerará a decomposição desse número inteiro em fatores primos. Logo abaixo da decomposição, o widget mostrará ainda todos os divisores deste número.


IMPORTANTE: Este widget não tem a função de responder todas as suas perguntas com base em alguma consulta, mas auxiliá-lo na compreensão ao decompor números inteiros em fatores primos. Ele servirá apenas com uma ferramenta que comprovará os resultados (principalmente de números grandes) obtidos em seus cálculos, evitando o desperdício de tempo em refazer o cálculo.

Se quiser aprender como construir seu próprio widget acesse o artigo 5 passos para criar widgets com o Wolfram|Alpha.


Google+
Twitter
Facebook

ARTIGOS RELACIONADOS



SOBRE O AUTOR

Edigley Alexandre é graduado em Matemática pela UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação. Já foram publicados artigos no blog.

FacebookTwitter Google+LinkedInPinterestTumblr

Diário Escolar 2014. Versão online para o Google Drive
Curso online: Informática na Educação